Você sabe o que é LMS? Entenda agora para que serve!

O significado de lms. Suas vantagens e principais recursos; e como a plataforma contribui para sistemas de aprendizagem. Tudo o que você precisa saber para EAD.

Escrito por:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
o que e lms

O ensino à distância (EaD) está presente em diferentes contextos. Escolas, universidades e empresas utilizam seus recursos para promover o aprendizado e alcançar seus objetivos. A plataforma Learning Management System (LMS) é uma dessas ferramentas, contribuindo para treinamentos dentro das organizações. No conteúdo de hoje, vamos explicar o que é LMS e quais as suas vantagens!

Existem vários modelos de treinamentos para colaboradores. A escolha vai depender do conhecimento a ser transmitido e do perfil dos profissionais, entre outras questões. Em muitas dessas situações, esse sistema permite a otimização dos processos, tornando-os mais acessíveis. Continue a leitura e saiba mais!

O que é LMS e como ela funciona? 

Em português, o termo Learning Management System (LMS) é traduzido como Sistema de Gestão de Aprendizado (SGA). Trata-se de uma plataforma ou um sistema de educação online, em que podem ser disponibilizados cursos, aulas e outros materiais, além de diversos recursos que comentaremos mais a frente. 

Esse software pode ser personalizado de acordo com as necessidades da sua empresa. Com ele, os profissionais consomem os conteúdos de qualquer lugar e a qualquer momento, desde que haja acesso à internet.

Desenvolvida com base em uma metodologia pedagógica, a ferramenta serve para tornar o estudo mais acessível e auxiliar na gestão do aprendizado. Vale lembrar, ainda, que a plataforma também pode ser um complemento para o ensino presencial.

Quais são os principais recursos das plataformas LMS? 

Existem dois tipos básicos de LMS: as plataformas educacionais e as corporativas. Cada uma tem um foco diferenciado, podendo variar quanto aos recursos e a linguagem utilizada, por exemplo. Esse é um ponto muito importante para se ter atenção: na hora de escolher o seu fornecedor, verifique se o sistema vai contemplar as demandas e o perfil da sua empresa

De maneira geral, algumas das funções mais recorrentes nas LMS incluem a disponibilização de conteúdos, a interação com colegas e professores e a distribuição de certificados. Se considerar interessante, a empresa pode, ainda, optar por plataformas com recursos de gamificação e realização de pesquisas, entre outros.

Vale lembrar, no entanto, que todas essas ferramentas não estão disponíveis, necessariamente, em qualquer plataforma. Assim, se informe bastante antes de contratar um sistema. 

Quais as vantagens de uma LMS?

Agora já ficou claro como a LMS pode ser utilizada, não é mesmo? No entanto, você sabe quais são os benefícios de adotar esse sistema? Separamos alguns pontos positivos para você conferir.

Redução de custos

O uso da plataforma pode evitar diferentes custos, como as despesas de um local físico para a realização do treinamento. Claro, vale lembrar que é sempre preciso observar se a capacitação em questão pode dispensar o ensino presencial, de maneira que não perca a sua qualidade. 

Aumento do engajamento

Muitas plataformas permitem que o colaborador tenha acesso aos conteúdos com maior flexibilidade, podendo estudar de diferentes locais, na hora que preferir. Dependendo do perfil dos funcionários e de sua facilidade com o uso da tecnologia, isso é capaz de aumentar o engajamento com o processo.

Agilidade 

A plataforma LMS permite a centralização de diferentes tarefas em um único software. Assim, a equipe de treinamento pode realizar a gestão com maior agilidade e facilidade, economizando tempo. 

O que observar na adesão da plataforma LMS? 

A LMS pode ser adotado por diferentes empresas. Para fazer a escolha do melhor sistema, é necessário prestar atenção em alguns aspectos, como ter clareza sobre os seus objetivos, verificar se os funcionários e a equipe de treinamento estão de acordo, escolher um bom fornecedor, entre outros fatores. 

Informe-se sobre a experiência da empresa provedora e busque a opinião de quem já foi cliente, por exemplo. Avalie sempre mais de uma alternativa antes de se comprometer. Lembre-se: algum dos recursos essenciais nesse tipo de sistema incluem a segurança, a customização e ferramentas que atendam às suas necessidades. Por fim, verifique se o fornecedor oferece suporte durante e após a implementação, para se adaptar bem.

Agora você já sabe o que é LMS e para que serve! Não deixe de pesquisar e se manter informado sobre as transformações e o uso desse sistema para os próximos anos.

Esperamos ter ajudado com este conteúdo. Se você gostou, não se esqueça de compartilhá-lo em suas redes sociais!

Lembre-se de compartilhar este artigo!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Receba as últimas novidades sobre treinamentos e desenvolvimento humano

tudo sobre desenvolvimento de pessoas, capacitação & RH.

Mais do Portal

ser proativo

Descubra como ser proativo

O que significa ser proativo. O que fazer para desenvolver a proatividade. Como saber se você tem iniciativa. Entenda a diferença entre ser proativo e reativo.

employee experience

O que não é Employee Experience

O que Employee Experience não é, significado, exemplos, vantagens, employee branding, employee journey, experiência do funcionário, implementação e guia.

ser proativo

Descubra como ser proativo

O que significa ser proativo. O que fazer para desenvolver a proatividade. Como saber se você tem iniciativa. Entenda a diferença entre ser proativo e reativo.

Conheça um de nossos treinamentos pela voz do nosso CEO.
Vídeo online sem interação humana.

Assistir agora

Fique por dentro dos próximos treinamentos, webinários ao vivo e programe-se para participar de algum deles no melhor momento para você.

Agendar

Quer mais informações?
Descubra como o Google, Facebook, Bradesco, Syngenta e outros clientes tem investido na formação de seus líderes e como você pode trazer nossas metodologias para sua empresa.

Solicitar contato