Psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem para coaches e RH’s

Descubra a psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem, o campo de estudo do desenvolvimento humano, teorias de aprendizagem e educação.

Escrito por:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
psicologia-do-desenvolvimento-e-da-aprendizagem

A psicologia conta com diversas áreas diferentes, como a psicologia escolar, organizacional, clínica, social, entre outras. Apesar de todas terem interesse no comportamento e na subjetividade humana, cada uma aborda esse fenômeno de uma maneira. Algumas dessas áreas podem ser aplicadas nos processos de uma empresa, de forma a melhorar os seus resultados e a qualidade de vida dos colaboradores. Entre elas está a psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem.

Essa abordagem traz uma série de teorias relacionadas ao desenvolvimento humano, desde o momento do nascimento até a terceira idade. Além disso, evidencia elementos relacionados à aprendizagem em cada uma delas, de forma a mostrar como o cérebro humano adquire novas informações.

Quer saber mais sobre a psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem e a importância dela para o setor de RH da empresa? Então continue a leitura e descubra!

O que a psicologia do desenvolvimento e aprendizagem estuda?

A psicologia do desenvolvimento e aprendizagem, como o próprio nome já indica, estuda dois fenômenos que, apesar de distintos, estão bastante relacionados. Ela inclui o estudo do desenvolvimento físico-motor da criança, por exemplo, mas também do desenvolvimento das faculdades cognitivas e maturação durante a idade adulta.

Além disso, essa área estuda também o papel da interação com o ambiente, como família, amigos e escola durante o desenvolvimento da criança. A aprendizagem de novos movimentos, conteúdos, palavras e, inclusive, formas de se relacionar faz parte de todo esse processo.

Não são apenas as crianças que se desenvolvem. Os adultos também continuam se desenvolvendo durante toda a vida, aprendendo coisas novas, adquirindo novas habilidades, buscando formas diferentes de interagir com o mundo, entre outros elementos. Tudo isso se dá por meio da aprendizagem e esses processos também fazem parte do estudo da psicologia do desenvolvimento e aprendizagem.

Qual a importância da psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem?

A psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem é essencial para entender como os processos cognitivos são adquiridos e maturados ao longo da vida. Isso é central na hora de criar intervenções para crianças e adolescentes de forma a garantir um desenvolvimento pleno e saudável.

Para os adultos, essa área da psicologia também tem grande importância. Isso porque, como o cérebro já está maduro, os processos de aprendizagem são bastante diferentes em comparação com as crianças. Dessa forma, a psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem evidencia a forma como esses processos ocorrem e fornece, inclusive, diretrizes para potencializá-los.

A psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem pode ser usada no contexto organizacional?

Os colaboradores de uma empresa precisam estar sempre atentos para as atualizações da sua área de atuação, aprendendo coisas novas a todo o tempo. Além disso, precisam se desenvolver, adquirindo novas habilidades e competências e, ainda, precisam ser capazes de se adaptar às diversas mudanças de atividade e, inclusive, do mercado como um todo.

É exatamente aí que a psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem chega com grande força no contexto organizacional. Essa ciência permite que o gestor de RH entenda qual a melhor forma de treinar e capacitar os colaboradores. Isso porque ele adquire conhecimentos que evidenciam o que é ou não relevante na hora de um profissional aprender conteúdos novos ou desenvolver habilidades inéditas.

Dessa forma, mesmo que psicologia organizacional seja a mais conhecida dentro da empresas, a psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem também é capaz de agregar muito valor a um negócio, quando aplicada de forma correta pelo setor de RH.

Quais são os fatores que impactam o desenvolvimento?

Apesar de ser uma área em constante evolução, a psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem já evidencia algumas conclusões importantes, incluindo fatores que impactam diretamente ambos os processos estudados, em todas as fases da vida. Confira!

Genética

A psicologia discutiu, por muito tempo, qual a influência dos genes e qual a influência do ambiente no desenvolvimento e aprendizagem humana. Porém, hoje já se percebe que esses elementos estão em constante interação na hora de moldar o comportamento humano.

Dessa forma, a genética é, sim, um dos fatores que influencia no desenvolvimento. Elementos com a inteligência e personalidade são os que recebem mais influência da genética.

Ambiente

O ambiente no qual a pessoa está inserida também tem grande influência no desenvolvimento durante toda a vida. Isso inclui a relação com a família, amigos, escola, faculdade e, inclusive, ambiente de trabalho. Tudo isso pode servir como um potencializador ou, por outro lado, um obstáculo para o pleno desenvolvimento das capacidades de um indivíduo.

Nutrição

Principalmente quando se fala em crianças, a nutrição também tem uma grande influência no desenvolvimento. Isso significa que uma criança pode ter problemas quando adulto caso não tenha recebido todos os ingredientes necessários para o seu amadurecimento.

Porém, quando adulto, a nutrição também influencia na capacidade de aprendizagem e desenvolvimento de um indivíduo. Isso significa que uma dieta inadequada por prejudicar as capacidades cognitivas de uma pessoas, o que pode ser reversível caso não atinja um nível muito extremo de desnutrição.

Nível de maturação

O cérebro se desenvolve ao longo de toda a vida e diversos níveis de maturação são atingidos ao longo do tempo. Porém, cada região do cérebro se desenvolve em uma velocidade, enquanto que cada indivíduo possui um ritmo próprio, apesar de eles não se diferenciarem tanto entre si.

Dessa forma, o nível de maturação do cérebro na hora de aprender determinado conteúdo, por exemplo, influencia diretamente nos resultados. Isso porque existe um nível ótimo para cada aprendizagem que, quando não respeitado, pode prejudicar todo o processo.

Como a psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem se relaciona com o coaching?

Apesar de não ser uma atividades de psicólogos, o coaching é muito baseado em diversas teorias dessa área, incluindo teorias do desenvolvimento e da aprendizagem. Afinal, todo o processo tem como principal objetivo o de potencializar o desenvolvimento de um indivíduo em determinada área.

Dessa forma, há uma relação estreita entre os conhecimentos da psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem e a prática do coaching, uma vez que eles servem como embasamento científico para a atuação desse profissional.

A psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem é uma área bastante ampla e muito importante, tanto no desenvolvimento individual quanto dentro de uma empresa. Dessa forma, sempre que pensar na aprendizagem de novos conteúdos ou aquisição de novas habilidades, é importante consultar o que essa área diz a respeito desse processo. Muitas práticas de coaching são baseadas nessa ciência e é exatamente por isso que elas se mostram tão eficazes.

Lembre-se de compartilhar este artigo!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Receba as últimas novidades sobre treinamentos e desenvolvimento humano

tudo sobre desenvolvimento de pessoas, capacitação & RH.

Mais do Portal

ser proativo

Descubra como ser proativo

O que significa ser proativo. O que fazer para desenvolver a proatividade. Como saber se você tem iniciativa. Entenda a diferença entre ser proativo e reativo.

employee experience

O que não é Employee Experience

O que Employee Experience não é, significado, exemplos, vantagens, employee branding, employee journey, experiência do funcionário, implementação e guia.

ser proativo

Descubra como ser proativo

O que significa ser proativo. O que fazer para desenvolver a proatividade. Como saber se você tem iniciativa. Entenda a diferença entre ser proativo e reativo.

Conheça um de nossos treinamentos pela voz do nosso CEO.
Vídeo online sem interação humana.

Assistir agora

Fique por dentro dos próximos treinamentos, webinários ao vivo e programe-se para participar de algum deles no melhor momento para você.

Agendar

Quer mais informações?
Descubra como o Google, Facebook, Bradesco, Syngenta e outros clientes tem investido na formação de seus líderes e como você pode trazer nossas metodologias para sua empresa.

Solicitar contato