Descubra como ser proativo

O que significa ser proativo. O que fazer para desenvolver a proatividade. Como saber se você tem iniciativa. Entenda a diferença entre ser proativo e reativo.

Escrito por:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
ser proativo

Você provavelmente já ouviu falar em proatividade e que essa competência é importante, e valorizada no mercado de trabalho. Porém, sabe exatamente o que significa ser proativo? Você se considera proativo?

Ser proativo pode ser o diferencial que você precisa para se destacar dentro de uma empresa. Afinal, pessoas proativas possuem mais autonomia na hora de solucionar problemas e são capazes de colaborar com quem está ao redor e gerar ideias inovadoras.

Continue a leitura e descubra mais sobre o que é e como desenvolver essa competência agora mesmo!

O que é proatividade

Antes de entender como ser proativo, é importante que você saiba exatamente o que é proatividade.

Proatividade é a competência relacionada a antecipar situações ou tarefas. Uma pessoa proativa está atenta a sua volta e busca identificar ou resolver os problemas por antecipação superando as expectativas dos que estão ao seu redor.

Funcionários proativos apresentam uma alta taxa de produção. Além disso, são colaboradores que geram bons resultados e não dependem de outras pessoas delegando tarefas. Isso porque conseguem perceber onde são necessários. Esses profissionais também são, na maioria das vezes, criativos e a se adaptam rapidamente a novas atividades. Por essas características, funcionários proativos são bastante requisitados e valorizados pelas empresas.

Vale lembrar que proatividade não é uma virtude que deve estar presente apenas no âmbito empresarial. É uma característica que também pode trazer benefícios em sua vida pessoal. Ser proativo pode ajudar na prevenção de problemas com os familiares e no suporte aos amigos, fortalecendo laços com essas pessoas. Além disso, é fundamental na hora de perseguir seus sonhos e objetivos, tanto pessoais quanto profissionais.

Proatividade vs Reatividade

Como você percebeu, proatividade está ligada a se prevenir, antecipar situações. É ficar atento e tomar iniciativas. É uma característica de pessoas que apresentam soluções e arcam com a responsabilidade. 

Já reatividade é um atributo que está relacionado a reação. O indivíduo reativo costuma ser mais dependente, fica aguardando ordem dos outros ou que algo aconteça para tomar alguma atitude. Ele também costuma seguir padrões recorrentes de comportamento e ser omisso e de pouco posicionamento.

Como ser proativo

Agora que você viu os benefícios de ser proativo, separamos dicas de ouro para que você desenvolva essa competência!

Invista no autoconhecimento

Para desenvolver a proatividade, o primeiro passo é conhecer a ti mesmo. Você presta atenção ao mundo a sua volta? Costuma tomar atitude ou espera que os outros deleguem ordem? Quais são suas qualidades e seus defeitos? O que motiva você tomar atitudes?

A partir desses questionamentos você vai conseguir refletir sobre como se tornar mais proativo, e verá que é possível. Definas as mudanças que você precisa implementar em relação as suas atitudes e quais habilidades deve desenvolver. Por fim, lembre-se sempre do que te motiva e que te faz ficar atento ao mundo.

Foque na solução

Esse é um quadro que atinge muitas pessoas: focar muito no problema, em vez da solução. O ideal é que você não gaste mais tempo do que o necessário pensando sobre o problema. Isso não ajudará. Em vez disso, dedique-se em reverter a situação.

Para isso, busque soluções e alternativas, veja qual é a melhor maneira de resolver o problema e ponha em prática. Com isso, você será capaz de sentir uma grande mudança em sua proatividade.

Seja resiliente

Não adianta querer mudar, ser uma pessoa mais proativa, sem se dedicar a isso. Para ver a mudança, você deve se empenhar para alcançar seu objetivo. A procrastinação não pode fazer parte da sua vida.

Portanto, após o trabalho de autoconhecimento e de determinar suas meta, coloque em prática o que foi definido. Você provavelmente vai encontrar obstáculos no caminho, mas seja resiliente e siga em frente. Você verá os benefícios de ser proativo antes do que imagina.  

Invista em planejamento

Planejar sua vida profissional e pessoal, pode ser a mudança que você precisa para ser mais proativo. Fica difícil ser mais atento ao nosso redor, quando estamos com a cabeça cheia de problemas e correndo contra o tempo. Você até consegue perceber onde há problemas e sabe como resolvê-los, mas não consegue por estar atarefado com suas próprias urgências.

Por isso o planejamento ajudará com a proatividade. Organizando sua vida, você ganha tempo para fazer coisas novas e observar o mundo a sua volta. Também terá que se preocupar menos com surpresas de última hora. Comece montando uma lista das suas tarefas e lembre-se de estipular prazos.

Se antecipe

Como você pode observar, proatividade está muito relacionada a antecipar-se. É observar que tem uma tarefa para ser feita e fazer antes que mandem. É perceber um problema e procurar solução, mesmo que não o afete diretamente. É já estar preparado para alguma surpresa de última hora.

Essa é a importância da antecipação. Você deve refletir antes de agir e analisar as consequências para cada possibilidade. Avalie também o rumo que as coisas estão tomando. Com essas prevenções você estará mais perto de ser proativo.

Acredite na sua capacidade

Muita gente entende a importância da proatividade, mas tem dificuldade de colocar em prática. Acha difícil lidar com as surpresas da vida por não creditar em sua capacidade de resolver os problemas. Ou se desespera na hora de tomar decisão por não confiar no que está fazendo.

Por isso quando aparecer alguma tarefa que saiba fazer ou alguma situação que consiga ajudar, vai lá e faça. Acredite em sua capacidade, você sabe que consegue ajudar.Pode assustar as vezes, mas lembre que você é capaz!

Nesse artigo você percebeu como a proatividade pode trazer benefícios. Na sua vida profissional ser mais proativo faz com que você melhore sua imagem perante o mercado de trabalho. Já no âmbito pessoal é capaz de agradar e ajudar os seus familiares e amigos. Você também descobriu a diferença entre proatividade e proatividade e reatividade e aprendeu as melhores técnicas para ser proativo. Então, comece colocar nossas dicas de ouro em prática agora mesmo!

Gostou do artigo? Então, assine nossa newsletter e receba novas atualizações diretamente em seu e-mail!

Lembre-se de compartilhar este artigo!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Receba as últimas novidades sobre treinamentos e desenvolvimento humano

tudo sobre desenvolvimento de pessoas, capacitação & RH.

Mais do Portal

ser proativo

Descubra como ser proativo

O que significa ser proativo. O que fazer para desenvolver a proatividade. Como saber se você tem iniciativa. Entenda a diferença entre ser proativo e reativo.

employee experience

O que não é Employee Experience

O que Employee Experience não é, significado, exemplos, vantagens, employee branding, employee journey, experiência do funcionário, implementação e guia.

ser proativo

Descubra como ser proativo

O que significa ser proativo. O que fazer para desenvolver a proatividade. Como saber se você tem iniciativa. Entenda a diferença entre ser proativo e reativo.

Conheça um de nossos treinamentos pela voz do nosso CEO.
Vídeo online sem interação humana.

Assistir agora

Fique por dentro dos próximos treinamentos, webinários ao vivo e programe-se para participar de algum deles no melhor momento para você.

Agendar

Quer mais informações?
Descubra como o Google, Facebook, Bradesco, Syngenta e outros clientes tem investido na formação de seus líderes e como você pode trazer nossas metodologias para sua empresa.

Solicitar contato