Cultura Organizacional

Trabalho em equipe nas empresas: como fomentar a colaboração?

Trabalho em equipe nas empresas: como fomentar a colaboração?

Toda organização é composta por pessoas com conhecimentos e habilidades específicas. No entanto, para que grandes resultados sejam alcançados, é fundamental fomentar a colaboração, desenvolvendo assim, o trabalho em equipe nas empresas.

Nem sempre é fácil estimular a colaboração, já que por vezes alguns profissionais não lidam bem com outros, há conflitos interpessoais ou fofocas. Logo, o gestor precisa assumir o papel de protagonista e adotar as melhores práticas no ambiente de trabalho. Mas quais são estas práticas?

Descubra como a comunicação, programas de integração, objetivos claros e comemorações, ainda que pequenas, podem desenvolver a colaboração de equipes. Nos tópicos seguintes, vamos explicar como incitar a colaboração e estimular o trabalho em equipe nas empresas. Por esse motivo, continue com a leitura!

Melhore a comunicação interna

A primeira barreira para um trabalho em equipe eficaz é a comunicação. Se as pessoas não dialogam umas com as outras, dificilmente atuarão em sintonia para buscar os mesmos resultados. Portanto, comece identificando gargalos que impactam na comunicação interna e nos resultados organizacionais.

Em resumo, gargalo é uma obstrução ao bom diálogo, em uma linguagem mais técnica, chamado de ruído. Existem ruídos físicos, fisiológicos, semânticos e psicológicos e cabe ao gestor identificá-los, neutralizá-los e/ou eliminá-los do ambiente de trabalho.

Outra medida importante é integrar canais de comunicação interna. Pode ser um mural de recados, por exemplo, assim como aplicativos mobile, mídias sociais corporativas ou outras tecnologias especializadas. Quanto mais fácil for para os colaboradores se comunicarem, melhor.

Mas não adianta eliminar gargalos e integrar novos canais de comunicação se as pessoas não entenderem a importância do diálogo. É necessário que todos, a partir do CEO, entendam o valor de se comunicar com qualidade e saibam como isso pode ser feito no expediente.

Invista em programas de integração

Quando falamos em programas de integração é natural pensarmos em colaboradores recém-contratados. Novos profissionais precisam ser integrados ao time e à cultura organizacional, pois assim entregarão os melhores resultados.  

Apesar do cuidado com os novatos seja importante, os gestores normalmente desconsideram a integração contínua do time. Todos os colaboradores, mesmo os mais antigos, devem estar em constante integração, eles precisam se sentir parte de um time.

A questão é: como criar bons programas de integração? A resposta está na fuga do lugar-comum. Não adianta só passar vídeos institucionais e contar a história da empresa. É importante promover dinâmicas, jogos em grupo e atividades ao ar livre, como esportes em equipe.

Pense na equipe como algo que está sendo construído continuamente e que nunca ficará completamente pronto. Sempre há profissionais entrando e saindo da empresa e os talentos mudam de um período para outro. Logo, o programa de integração deve ter um plano contínuo.

Estabeleça um objetivo claro, realista e desafiador

Algo importante para a percepção de time é o objetivo. Se os profissionais não sabem exatamente qual direção seguir e nem quais resultados conquistar, é bem provável que haja desalinhamento nas ações. Isso, muitas vezes, resulta em conflitos interpessoais.

Nesse caso, é importante que o gestor estabeleça um objetivo para o time, uma meta coletiva. Por exemplo, conquistar uma maior participação de mercado ou obter altos índices de satisfação do cliente. Quanto mais desafiador o objetivo, melhor

No entanto, também é preciso que o resultado desejado seja realista. Se os profissionais notarem que está pedindo algo impossível, eles poderão ficar desmotivados e desinteressados. É preciso encontrar um meio-termo, entre realista e desafiador ao mesmo tempo.

O mais importante é que, independentemente do objetivo, ele precisa ser comunicado com muita clareza. Toda a equipe precisa entender o que deve ser alcançado, como eles podem colaborar e qual o benefício de atingir esse resultado grandioso.

Realize pequenas comemorações

Em geral, as equipes recebem muita cobrança e isso pode causar estresse. Os colaboradores ficam fatigados, perdem qualidade de vida e bem-estar no expediente. Para trazer mais equilíbrio ao ambiente, é interessante comemorar as pequenas conquistas obtidas em equipe.

Pense, por exemplo, em comemorar os resultados alcançados. Ao melhorar indicadores de desempenho — como satisfação ou retenção dos clientes — ou atingir as metas estabelecidas, o gestor pode promover pequenas comemorações com seus colaboradores.

Outra possibilidade é celebrar datas, aniversários e dias especiais (como Dia das Mães, Dia do Trabalhador, Natal e Páscoa). Selecione algumas datas para fazer algo diferente e encantar o time, gerando proximidade e fomentando a colaboração.

O motivo é simples: em momentos descontraídos, como em comemorações, os talentos “afrouxam” suas regras sociais e interagem de forma mais descontraída com seus colegas de trabalho. Esse momento alegre, divertido e inusitado faz bem ao senso de time.

Ofereça feedbacks consistentes aos colaboradores

Alguns profissionais não conseguem interagir tão bem com seus pares. Logo, afastam-se nos momentos de comemoração, não participam de dinâmicas e outras tarefas. Por vezes, eles próprios não notam que estão se afastando e prejudicando o senso de equipe.

Nesse caso, é fundamental investir em fornecer feedbacks eficazes. É preciso oferecer informações de qualidade aos colaboradores, objetivando reforçar suas forças e corrigir suas fraquezas. Quanto mais consistente o feedback, melhor para o próprio talento e para seus resultados organizacionais.

Alguns gestores preferem não dar feedbacks, pois acreditam que podem “ficar mal vistos" e que será capaz de prejudicar a interação com a equipe. Quando na verdade, acontece justamente o oposto, o feedback é uma ótima ferramenta para mostrar que se importa com o time, bem como com o estímulo do progresso.

Mas é preciso ter atenção a alguns aspectos. Primeiro, o feedback deve ser consistente e planejado. Crie um pequeno roteiro (claro e objetivo) com o que pretende falar ao colaborador. Depois, equilibre críticas e elogios. Por fim, permita que o profissional se posicione livremente.

Invista em programas de treinamento interno

Bons programas de treinamento permitem que os profissionais cresçam juntos, desenvolvendo novos conhecimentos e habilidades. Isso não é bom somente para os resultados, mas também para o próprio trabalho em equipe. Os colaboradores aproximam-se muito mais quando aprendem algo em conjunto.

No entanto, é importante definir bons programas de capacitação. E isso depende de análise interna, objetivando identificar quais competências técnicas e comportamentais estão atrofiadas. Para tanto, monitore minuciosamente os atuais conhecimentos, habilidades e atitudes do time.

A melhor alternativa é contar com uma empresa especializada em treinamentos. Ela conseguirá identificar as competências a serem desenvolvidas, bem como definir e implementar os melhores programas de capacitação. Além disso, garantirá resultados mais consistentes em sua organização.

Promova a competição saudável dentro da empresa

Normalmente as empresas têm bastante competição entre as áreas, mas isso nem sempre é um problema. Com um plano bem elaborado é possível ter uma concorrência saudável entre os profissionais, promovendo a colaboração e o trabalho em equipe.

Hoje é bastante difundido o conceito de gamificação usado nas dinâmicas de jogos para engajar pessoas, resolver problemas e melhorar o aprendizado e a interação, motivando ações e comportamentos em ambientes externos ou da vida real.

Defina as atividades de cada colaborador

É necessário ficar claro para o funcionário o que a empresa e o gestor esperam dele, quais são as atividades de sua responsabilidade, quais são seus objetivos e metas e como ele deve desempenhar aquelas funções. Essas informações vão muito além do job description (descrição do trabalho) simplesmente.

É importante, inclusive, que todos os colaboradores da equipe tenham conhecimento sobre as atividades realizadas por cada um. Dessa forma, além de se ajudarem, todos têm a possibilidade de aprender e ensinar o outro, tendo em vista as habilidades e competências individuais.

Uma grande vantagem de definir atividades é que esse tipo de conhecimento gera um guia para o profissional ir ao encontro dos objetivos traçados, seus fatores de sucesso e pontos a serem desenvolvidos. Informações claras sobre atividades e desempenho fazem com que as pessoas estejam mais focadas em suas características e resultados.

Respeite o próximo

Parece óbvio, mas às vezes, na rotina da empresa, o respeito pode se perder ou não ter o devido valor. As organizações são formadas por pessoas com culturas, experiências, vivências, competências, capacidades, habilidades e religiões diferentes.

Nesse cenário, saber respeitar o outro é fundamental para promover um ambiente agradável e colaborativo, afinal convivemos com nossos colegas de trabalho todos os dias e por muitas vezes temos opiniões diversas sobre vários assuntos.

É sempre importante saber ouvir. Não é necessário concordar com tudo, mas nunca devemos diminuir alguém por ter uma opinião diferente ou não ter uma experiência específica. Cada pessoa é única, com pontos de vista, repertório e histórias diferentes. É a diversidade que torna uma equipe rica em troca de conhecimento e uma boa gestão sempre promove o respeito e união entre os colaboradores. 

Promova o bem-estar, a qualidade de vida e valorize o colaborador

Antigamente, as empresas não davam muita importância para a vida do empregado. O funcionário era visto somente como um número que deveria ir, bater o ponto, cumprir a carga horária, apertar parafusos, finalizar o expediente e ir embora. Mas esse cenário mudou radicalmente.

As empresas perceberam que quando os colaboradores não estão satisfeitos, perdem produtividade e rendimento. Dessa forma, investir na qualidade de vida e no bem-estar do funcionário, tanto dentro da empresa quanto em seu horário livre, é de extrema importância e faz com que ele se sinta valorizado. Alguns investimentos nesse sentido não exigem muitos gastos.

É possível implementar o day off por merecimento, horário flexível, trabalho em sistema híbrido (uns dias na empresa, outros em casa), ter equipamentos adequados, ginástica laboral, entre outros. Uma ideia para entender o que pensam os colaboradores e como se sentem é fazer uma pesquisa de clima organizacional.

Como pôde observar, são várias as iniciativas que estimulam o trabalho em equipe nas empresas. É preciso melhorar a comunicação, definir um objetivo comum, oferecer bons feedbacks e iniciar novos programas internos de treinamento.

Está pronto para fomentar o trabalho em equipe nas empresas? Aproveite sua visita e descubra o que é comportamento organizacional.

Descubra como podemos ajudar sua liderança.

Conheça cursos e aspectos humanos para destravar o potencial máximo de sua equipe.
arrow upwards