Entenda o que significa a aprendizagem em rede!

Saiba mais sobre aprendizagem em rede. Qual seu significado. Por que é a modalidade de ensino do futuro. As possibilidades das redes de aprendizagem no EAD.

Escrito por:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
aprendizagem em rede

O mundo está cada vez mais digital, e não seria diferente na área do ensino. Uma das mudanças que a tecnologia trouxe para a educação foi o aprendizado em rede. Esse conceito se refere a um modelo disruptivo de ensino no qual o aluno é o centro do processo. Ele conta com maior autonomia e o professor atua como um facilitador da aprendizagem. 

O diferencial desse modelo é que ele estimula o aluno, trazendo novas práticas de ensino como materiais multimídia, atividades online e jogos. Outro benefício dessa prática é que ela oferece uma grande diversidade de formas de estudo e mais possibilidades de locais e horários para se dedicar ao ensino.

Agora que você sabe como funciona e os benefícios, veja os métodos de aprendizagem em rede que vêm crescendo no mundo!

EAD

Educação a distância, também conhecida como EAD, é uma forma de ensino na qual o professor e os alunos não precisam estar presentes no mesmo lugar. Esse método de instrução acontece de modo digital e dá ao estudante mais autonomia no aprendizado.

Nesse modo o aluno pode acessar o conteúdo da aula no local e horário que desejar. Assim não há preocupação de ter que se deslocar para uma sala de aula. Outra vantagem é que pode ver e rever a matéria no momento que desejar, aprendendo em seu ritmo.

Gamificação

Gamificação é um modo ensinar e desenvolver pessoas que vem crescendo rapidamente em um mundo cada vez mais digital. Essa pratica consiste em utilizar de elementos dinâmicos de jogos como avatares, premiações e pontos para engajar pessoas e melhorar o aprendizado.

Os seus efeitos positivos no aprendizado vêm por simular jogos enquanto passa o conteúdo ao aluno, o que faz com que a absorção da matéria seja mais imersiva e dinâmica. Isso aumenta o interesse dos usuários, refletindo em seu engajamento com o tema.

Sala de aula invertida

A sala de aula invertida é uma prática que vem deixando o ensino de ponta cabeça. Como o nome já diz, é um conceito de aprendizado que inverte a lógica tradicional. Nele, o aluno absorve o conteúdo fora das salas de aula, em meio digital. Como no EAD, esse aprendizado pode ser feito no horário e local desejado.

Depois disso os alunos se encontram em sala de aula, já cientes do assunto a ser desenvolvido Portanto, durante a aula presencial os estudantes aproveitam o tempo para sanar dúvidas com os professores e realizar tarefas em grupo.

Como você pode observar no texto, aprendizagem em rede veio mesmo para impactar o ambiente de ensino e dar maior autonomia aos alunos. Isso pode ser feito flexibilizando o horário e local de ensino com a EAD, estimulando os alunos por meio de jogos com a gamificação ou dando mais tempos aos alunos para tirarem dúvidas com os professores com as salas de aula invertida. Portanto, a aprendizagem em rede veio para facilitar sua forma de aprender.

 Ficou interessado em aprender com essa metodologia inovadora? Então entre em contato com a Aspectum e conheça as nossas soluções!

Lembre-se de compartilhar este artigo!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Receba as últimas novidades sobre treinamentos e desenvolvimento humano

tudo sobre desenvolvimento de pessoas, capacitação & RH.

Mais do Portal

ser proativo

Descubra como ser proativo

O que significa ser proativo. O que fazer para desenvolver a proatividade. Como saber se você tem iniciativa. Entenda a diferença entre ser proativo e reativo.

employee experience

O que não é Employee Experience

O que Employee Experience não é, significado, exemplos, vantagens, employee branding, employee journey, experiência do funcionário, implementação e guia.

ser proativo

Descubra como ser proativo

O que significa ser proativo. O que fazer para desenvolver a proatividade. Como saber se você tem iniciativa. Entenda a diferença entre ser proativo e reativo.

Conheça um de nossos treinamentos pela voz do nosso CEO.
Vídeo online sem interação humana.

Assistir agora

Fique por dentro dos próximos treinamentos, webinários ao vivo e programe-se para participar de algum deles no melhor momento para você.

Agendar

Quer mais informações?
Descubra como o Google, Facebook, Bradesco, Syngenta e outros clientes tem investido na formação de seus líderes e como você pode trazer nossas metodologias para sua empresa.

Solicitar contato