Carreira

Benefícios e vantagens do e-learning

Equipe Aspectum
26/11/2021
Benefícios e vantagens do e-learning

As organizações e empresas que buscam estar preparadas para os desafios contemporâneos primam pelo desenvolvimento de equipes de alto desempenho. Dessa maneira, as habilidades pessoais e profissionais de cada colaborador podem ser somadas às dos demais, promovendo assim um ambiente corporativo focado em geração de valor e melhoria de resultados. O aprendizado a distância, por meio digital, mais do que nunca, surge como uma forma de enfrentar alguns desses desafios.

Antes de tudo, vale ressaltar que existem diferentes tipos de treinamento para diferentes momentos e dificuldades da organização. Nesse contexto, o e-learning é uma excelente opção de desenvolvimento de equipes. Além de promover, por meio da internet, o aprendizado dos profissionais, oferece vantagens importantes para a empresa, que passa a ter o conhecimento como forma de enfrentar as diversas situações do dia a dia. Entre as muitas transformações do mundo moderno, o e-learning é mais uma novidade da evolução tecnológica.

Certamente, você já deve ter ouvido falar de e-learning. Mas, neste texto, vamos apresentar as principais vantagens de investir nessa modalidade de treinamento e como utilizá-la na prática. Vamos lá?

O que é o e-learning?

Entre as boas práticas das organizações, o foco no capital humano tem provocado mudanças estruturais relevantes dentro das empresas. Dessa maneira, o investimento em gestão do conhecimento e em treinamentos corporativos já é uma realidade, a fim de proporcionar experiências mais estimulantes de trabalho. Os resultados são visíveis e promovem uma evolução evidente, tanto nas empresas quanto nos colaboradores e gestores.

Na era da transformação digital, em que o fluxo de trabalho passa por alterações constantes, os treinamentos corporativos também precisam acompanhar as mudanças advindas desse processo de evolução. Afinal, muitas vezes, devido à velocidade em que as mudanças ocorrem, até o colaborador mais engajado acaba não sabendo como lidar com os desafios diários. Nesse cenário, surge o e-learning, que, de forma não presencial e por meio do ambiente on-line, promove o desenvolvimento do conhecimento e a distribuição de conteúdo.

Entenda os dois tipos de e-learning

Essa modalidade de treinamento pode ser viabilizada de duas formas, e seguramente você já teve contato com pelo menos uma delas. Estamos falando do e-learning síncrono e do e-learning assíncrono. Observe como é simples diferenciá-los:

  • síncrono: o processo de interação acontece simultaneamente. Em outras palavras, é quando o professor e o aluno estão em contato ao mesmo tempo, durante o treinamento, como em uma conferência ou aula virtual;
  • assíncrono: a interação não acontece simultaneamente, ou seja, não é ao vivo. O conteúdo fica gravado, podendo ser acessado em diferentes horários e formas, como em videoaulas ou podcasts.

Quais os benefícios para a empresa?

As empresas já sabem que investir em treinamento gera motivação e contribui para tornar os colaboradores comprometidos com os resultados. Entretanto, muitas vezes, colocar essa tarefa em prática pode não ser tão simples quanto parece. Afinal, o ambiente empresarial está em constante evolução, e as equipes atuam em um ritmo de trabalho cada vez mais dinâmico. Reunir os colaboradores para um determinado treinamento, por exemplo, pode ser trabalhoso.

Daí surge uma das principais vantagens do e-learning, que é justamente poder oferecer treinamento para as equipes, reunindo o maior número de colaboradores para atividades de capacitação e desenvolvimento — até aqueles que exercem suas funções fora da empresa ou em home office — sem prejudicar o andamento do trabalho. Além do mais, o compartilhamento de conteúdos fica muito mais fácil e acessível.

Basicamente, o e-learning tem no ensino não presencial a sua principal vantagem para a empresa. Mas existem outras. Veja:

  • utilizar diversas plataformas multimídias;
  • concentrar um determinado conteúdo no ambiente virtual e utilizá-lo sempre que precisar;
  • oferecer uma aprendizagem personalizada de acordo com objetivos e necessidades dos colaboradores e da própria organização;
  • diversificar a oferta de cursos e treinamentos;
  • permitir que os colaboradores desenvolvam a capacidade de autoaprendizagem;
  • construir uma base virtual de conhecimento para os colaboradores;
  • reduzir custos com aluguel de equipamentos, salas e também com transporte e hospedagem;
  • flexibilizar horários, de acordo com a disponibilidade da equipe;
  • desenvolver uma nova forma de comunicação para troca de informações e aprendizado.

Tenha em mente as vantagens intrínsecas

Ao oferecer novas possibilidades de crescimento para seus colaboradores, por meio do e-learning, as organizações criam um ambiente inovador. Consequentemente, elevam o treinamento corporativo a um patamar moderno e avançado. Além disso, beneficiam o processo de desenvolvimento de novas capacidades pelos colaboradores, o engajamento da equipe e o desempenho da empresa.

Como funciona na prática?

Conforme já abordamos, uma característica da era digital é a constante mudança. Logo, nada mais natural que diferentes organizações se encontrem em diversos estágios de vivência digital. Por essa razão, antes de efetivar um modelo de treinamento e-learning, a empresa precisa ter clareza de suas necessidades e potencialidades para que os treinamentos atinjam os resultados esperados.

Para tanto, é importante que a organização busque por empresas parceiras que realmente possam oferecer um suporte para a implementação de uma plataforma voltada para o treinamento virtual. Contudo, as empresas, independentemente do tamanho — pequeno, médio ou grande porte — podem fazer a gestão do conhecimento de forma a otimizar a troca de informações e o aprendizado de toda a equipe, nos mais diferentes níveis da organização.

Podemos concluir que os treinamentos corporativos são necessários e fundamentais para desenvolver os colaboradores — individual e profissionalmente — e contribuem essencialmente para o crescimento e sustentabilidade da empresa. Nesse contexto, o e-learning é uma maneira inteligente de utilizar a tecnologia a favor do conhecimento dentro das organizações, oferecendo um ambiente de aprendizagem e desenvolvimento mais criativo, dinâmico e interativo para os colaboradores e gestores.

Quando se pode contar com a expertise de uma plataforma educacional, especializada no desenvolvimento do potencial humano, por meio de soluções comprovadas, tanto colaboradores quanto empresas experimentam infinitas possibilidades de crescimento. Com um leque diversificado de opções de treinamento — presenciais, virtuais, on-demand e multiplicação interna —, a Aspectum auxilia as empresas a potencializar a educação no ambiente de trabalho, de forma a alcançar os objetivos.

Fique informado ao assinar a Newsletter Aspectum

Obrigado! Seus dados foram recebidos com sucesso.
Oops! Algo deu errado. Favor tentar novamente.
Junte-se a milhares de pessoas que recebem dicas sobre crescimento humano, hábitos de alta performance, habilidades de diálogo e liderança de equipes.