Comunicação

Empatia nas empresas: harmonia, produtividade e engajamento

Empatia nas empresas: harmonia, produtividade e engajamento

Muitos empreendedores e profissionais de RH já perceberam que entender o sentimento dos colaboradores é uma maneira de aumentar o engajamento das equipes. Esse é um dos motivos que fizeram a prática da empatia nas empresas ter se tornado uma tendência no meio corporativo.

Atualmente, nos processos seletivos, as empresas valorizam a inteligência emocional da mesma maneira que a capacidade técnica. Isso porque já está claro que as emoções têm grande influência na produtividade dos colaboradores. Mas, para isso, elas precisam ser entendidas.

Por isso, elaboramos este artigo para falarmos da empatia nas empresas. Pois, por meio dela, as corporações conseguem fazer a análise comportamental das equipes para definir novos rumos e soluções de problemas. Acompanhe.

O que é a empatia no trabalho?

A empatia no trabalho é uma estratégia que a liderança das empresas utiliza para entender os sentimentos dos colaboradores. Essa iniciativa busca compreender as emoções dos integrantes das equipes.

As emoções fazem parte de um grupo de habilidades conhecidas como soft skills, em que são avaliadas competências como:

  • habilidade para trabalhar sobre pressão;
  • capacidade para separar a vida pessoal da profissional;
  • aptidão para trabalhar em grupo;
  • resiliência.

Qual a importância da empatia nas empresas?

A empatia nas empresas é importante para que as empresas alcancem os seus objetivos, aliando as habilidades técnicas com as emocionais. Confira os benefícios da prática dessa cultura nos ambientes de trabalho:

  • harmonia no ambiente de trabalho;
  • aumento da produtividade;
  • redução do número de acidentes.

Harmonia no ambiente de trabalho

Ambientes de trabalho onde há a prática da empatia tendem a ser harmoniosos. Isso acontece porque as pessoas aprendem a reconhecer e respeitar tanto as próprias emoções quanto as dos colegas de profissão.

Aumento da produtividade

Pelo fato de a empatia nas empresas promover a harmonia no ambiente de trabalho, as pessoas tornam-se mais cooperativas e engajadas. Essa disposição para trabalhar de maneira espontânea e dinâmica aumenta a produtividade.

Redução do número de acidentes

Sentimentos reprimidos ou não identificados podem provocar distrações e acidentes. Quando sabemos nos controlar emocionalmente, ficamos mais atentos e conseguimos identificar os momentos em que não estamos bem, com isso evitamos esse tipo de ocorrência.

Como desenvolver a empatia nas empresas?

Desenvolver a empatia nas empresas não é uma ação complicada para aplicar nos ambientes de trabalho. Para isso, separamos algumas dicas. Confira o que você deve fazer:

  • forme uma liderança empática;
  • promova diálogos entre os colaboradores;
  • ofereça treinamentos para as equipes.

Forme uma liderança empática

Os líderes são responsáveis por motivar as equipes e, para isso, eles devem saber interpretar os sentimentos e emoções dos seus liderados. Portanto, é essencial que a empresa forme uma liderança empática.  

Promova diálogos entre os colaboradores

Promover diálogos entre os colaboradores é uma forma de fazer os integrantes das empresas se conhecerem melhor. Disponibilize momentos em que os colaboradores consigam se comunicar mesmo em assuntos que não sejam diretamente relacionados com as rotinas de trabalho.

Ofereça treinamentos para as equipes

A educação é uma das maneiras mais eficientes de formar pessoas. Desse modo, promova treinamentos que desenvolvam tanto as habilidades técnicas quanto as emocionais das equipes.

Então, entendeu como a empatia nas empresas pode desenvolver as pessoas e aumentar os resultados das corporações? Sabendo disso, promova a cultura empática e mostre as vantagens dessa estratégia para os sócios e os proprietários da sua organização.

Gostou do assunto? Assine a nossa newsletter para receber em primeira mão outros conteúdos como este.

Descubra como podemos ajudar sua liderança.

Conheça cursos e aspectos humanos para destravar o potencial máximo de sua equipe.
arrow upwards