Toda empresa já pensa em como construir sua imagem diante dos clientes, o que é muito importante para seu desempenho. Porém, também é vital que você pense na sua imagem enquanto empregador. Esse processo que é chamado de Employer Branding, que é cada vez mais importante para melhorar o desempenho de um negócio.Para quem não conhece o termo, ele se refere à forma como você constrói a imagem da empresa para potenciais colaboradores. É um esforço de marketing que cria uma boa percepção do ambiente de trabalho que sua empresa proporciona. Se você souber como fazer esse investimento, pode melhorar bastante a produtividade da sua equipe como um todo.E para ajudar a entender melhor o assunto, vamos falar um pouco sobre a importância desse processo e como você pode colocá-lo em prática. Acompanhe.
O que é employer branding?
Traduzindo literalmente do Inglês, significa “marca do empregador”. Ou seja, um termo que se usa para criar significado e relacionar atributos ao redor da reputação de uma organização enquanto empregadora perante o mercado, futuros candidatos, demais players do mercado. Provavelmente você já teve alguma percepção sobre como alguma empresa era para se trabalhar durante sua carreira, se a organização (employer) tem fortalecido como um dos seus pilares culturais a execução de metas ou a inovação, como são as políticas internas, quais tipos de benefícios para quem trabalha lá.Podemos afirmar nesse sentido então que são estratégia variadas de ações que visam à construção e a manutenção da imagem positiva da empresa. A diferença é que as estratégias de employer branding tem como alvo não o cliente externo, mas sim os colaboradores, os grupos de pessoas internas.Para que você entenda melhor sobre o que é trabalhar a marca da empresa para atrair excelentes profissionais, são conhecidos alguns exemplos como: Netshoes, Loreal, Microsoft, Starbucks, mas vamos compreender aqui a importância deste trabalho com a marca do empregador.
Qual é a importância do Employer Branding?
Há bons motivos para esse termo ter ganho bastante visibilidade nos últimos anos. Veja aqui alguns dos benefícios que ele proporciona.
Atrair o perfil ideal de colaborador
Além da capacitação e área de conhecimento, há muitos outros fatores que influenciam no desempenho de um profissional dentro da sua empresa. Entre eles, podemos destacar o seu perfil profissional, que é o conjunto de atitudes esperadas de cada indivíduo.Em ambientes de trabalho mais dinâmicos, por exemplo, um profissional com perfil mais regrado pode não se adequar tão bem, pois ambos têm ritmos diferentes. Sendo assim, você quer garantir que seu negócio atraia o perfil mais adequado de candidato para todos os processos seletivos.
Promover sua cultura organizacional
Quando a maior parte dos colaboradores tem um perfil similar, você também terá mais facilidade para promover um conjunto específico de valores e atitudes, chamadas de “cultura organizacional”. Ela tem muito mais influência sobre seus resultados do que muitos imaginam.Ter uma cultura organizacional em mente também ajuda na tomada de algumas decisões, esclarece qual é o perfil ideal de colaborador para cada situação e dá mais consistência às ações empresariais. Tenha isso em mente ao desenvolver seu Employer Branding.
Atrair e reter profissionais de talento
Com a maior concorrência entre empresas, também aumenta bastante a disputa pelos profissionais com maior potencial. Nesse contexto, desenvolver uma imagem positiva para o ambiente de trabalho da sua empresa, além de oferecer boas oportunidades para esses indivíduos, é um dos melhores investimentos que você pode fazer em seu negócio.Com essas ações, você logo verá como os melhores colaboradores tendem a continuar no seu negócio, seja por terem os melhores benefícios ou por se sentirem mais satisfeitos com o trabalho realizado em seu negócio.
Otimizar o custo de recrutamento
Durante o processo seletivo, é necessário filtrar os candidatos com base em diversos critérios. Isso pode ficar mais e mais difícil quanto há muito mais pessoas interessadas e essas não se encaixam bem no perfil que você busca, seja por formação ou por personalidade.Em muitos casos, a sua cultura organizacional e seu trabalho de branding também servem com um filtro para alguns candidatos, fazendo com que apenas os mais adequados venham às entrevistas. Isso pode poupar uma boa parte do trabalho de recrutamento, além de evitar a contratação de um profissional menos adequado ao seu tipo de negócio.
Como fazer um bom Employer Branding?
Agora que você entende a importância de construir a imagem da sua empresa enquanto contratante, é hora de entender como fazer isso. Há vários caminhos, mas você pode sempre seguir essas dicas como base.
Estabeleça sua cultura organizacional
Não há como filtrar os candidatos que melhor se adéquam à cultura da sua empresa se você mesmo ainda não a delimitou. Mesmo que não pareça algo tão relevante a primeira vista, isso fará uma grande diferença em todo o processo de branding.Comece com características mais básicas, como o nível de dinamismo do ambiente de trabalho, se é mais valorizada a criatividade ou a disciplina, se seus colaboradores devem assumir riscos etc. Aos poucos, isso criará uma visão mais clara do tipo de cultura que seu negócio deseja promover.
Defina o perfil de colaborador desejado
Com a cultura organizacional em mente, o próximo passo do seu Employer Branding é delimitar as principais características que você busca em um colaborador. Isso inclui tanto as qualidades gerais, que definem se ele se dará bem com o resto do negócio, quanto as específicas, que são associadas a cada setor.Com isso, você poderá ter algumas variações de perfil em suas contratações, mas sempre mantendo alguma consistência. O que ajudará a focar seus esforços nos profissionais que você realmente precisa em seu dia a dia.
Crie atrativos para novos colaboradores
Satisfação pessoal é um forte incentivo para qualquer profissional, mas as pessoas precisam de benefícios mais concretos se forem escolher seu negócio em vez de um concorrente. Isso inclui um bom salário, vale-alimentação, plano de saúde, férias, oportunidades de crescimento, entre outras coisas.Além disso, é importante destacar outros aspectos um pouco mais subjetivos, como o tipo de trabalho a ser executado, suporte da equipe, entre outras coisas. Todos esses aspectos influenciam na decisão do profissional em ficar ou não com a sua empresa.
Preze pela qualidade do ambiente de trabalho
Poucas coisas pesam tanto para um colaborador quanto ter um bom ambiente de trabalho. Isso inclui desde as condições dele até o tipo de comportamento incentivado dentro da empresa. Se alguém não se sente confortável em sua empresa, é bem provável que saia logo.Manter a qualidade física do ambiente de trabalho é relativamente simples. Basta ter rotinas de limpeza, móveis e cadeiras adequados, além de espaço suficiente para se organizarem. Já a qualidade das pessoas dependerá tanto da sua cultura organizacional quanto de suas outras contratações. Nesse ponto, o mais importante é promover a cooperação e comunicação entre todos dentro da empresa.Com essas informações, você já está mais preparado para fazer um bom Employer Branding da sua empresa. Fique atento às mudanças no seu público e no mercado de trabalho, pois elas afetam também aquilo que os profissionais buscam.E como a cultura da empresa é um fator tão forte em todos os pontos que citamos, recomendamos que você leia também este artigo sobre os principais indicadores de cultura organizacional e como usá-los em suas decisões.