Já se foi o tempo em que as empresas delegavam a responsabilidade pela qualificação dos seus profissionais. Hoje, o crescimento e desenvolvimento junto ao negócio se tornou uma das táticas mais consistentes de valorização do capital humano. Por isso, é cada vez mais comum investir na formação dos colaboradores e, é claro, na estratégia de aprendizado.
Junto a essa nova visão sobre o desenvolvimento de pessoas está o surgimento da transformação digital e das facilidades que tem proporcionado. Ela afetou não apenas o modo como as equipes executam o seu trabalho, mas também como elas aprendem e constroem suas carreiras.
Se você quer entender mais sobre o conceito de estratégia de aprendizado e a verdadeira revolução que ela pode causar na competitividade da sua empresa, fique conosco até o final deste post. Boa leitura!
A importância da educação corporativa
A educação corporativa não é nenhuma novidade. Ela surgiu em forma de treinamentos convencionais, em que os colaboradores assistiam às lições dadas em forma de palestra. Esse é um método bastante disseminado e presente em muitos locais. No entanto, sua eficácia não é mais tão satisfatória.
A internet trouxe consigo maneiras mais dinâmicas de aprender, conferindo flexibilidade e versatilidade para os treinamentos. Seu principal recurso é a educação à distância, que proporcionou escalabilidade à atividade. Assim, as equipes podem ajustar os cursos ao seu tempo livre, não dependendo dos colegas estarem disponíveis ao mesmo tempo, nem exigindo deslocamento para locais específicos de aula.
Acessar um link e visualizar todo o conteúdo de que precisa realmente faz toda a diferença no desenvolvimento de carreira. No entanto, existe um exemplo ainda melhor de transformação digital na estratégia de aprendizado corporativo, conhecido como gamificação. Você poderá conhecer um pouco melhor no final deste post.
O aprendizado digital como estratégia
A estratégia de aprendizado digital na educação corporativa é fonte de uma grande vantagem competitiva, afinal, não se atém ao aprendizado, mas à melhora de desempenho das equipes e ao desenvolvimento humano dentro de suas carreiras. Logo, além de se manterem atualizados, os colaboradores também permanecem engajados.
Em linhas gerais, o aprendizado digital é um meio de atingir melhores resultados, investindo no capital intelectual da empresa. Quando realizados em ambiente virtual, por exemplo, os treinamentos podem ser realizados com mais frequência, despertando nas pessoas um mindset de autodesenvolvimento constante.
Outros benefícios podem ser percebidos a partir da adoção dessa estratégia, como a disponibilidade dos conteúdos online, fazendo com que os colaboradores aprendam ao seu próprio ritmo e tirem o máximo de proveito dos cursos. Além disso, em ambiente digital, fica muito mais fácil de o gestor acompanhar os dados sobre os treinamentos, tal como a adesão, o desempenho, os gargalos etc.
Os conceitos e ideias de aprendizado digital
Como você viu até aqui, o aprendizado digital é um facilitador do conhecimento dentro das organizações. Ele pode ser adotado sob diferentes métodos, como palestras, cursos EAD, mobile learning e gamificação. Todas são estratégias atrativas, que se encaixam de acordo com a necessidade da equipe.
A gamificação, por exemplo, é uma técnica de jogos que visa quebrar o paradigma de que o aprendizado precisa ser monótono, chato e mecânico. Assim, são desenvolvidas trilhas de conhecimento, com objetivos, níveis e pontuações que despertam a competitividade da equipe e ajudam a fixar ainda mais a atenção.
Um ponto muito importante dessas metodologias é que o profissional sai do espaço de espectador do aprendizado para assumir a posição de protagonista e responsável pela sua ascensão. Esse é o novo cenário dos treinamentos na era digital.