Cultura Organizacional

Fit cultural: o que é e qual a importância para a organização?

Fit cultural: o que é e qual a importância para a organização?

Já imaginou passar por todo o processo de seleção de candidatos para, só depois, perceber que a escolha não atendeu às expectativas? Como esse é um risco que nenhuma empresa quer correr, é preciso atentar-se para o fit cultural entre a organização e os profissionais interessados em fazer parte da equipe.

Hoje em dia, não basta que os candidatos apresentem as habilidades e conhecimentos necessários para o preenchimento de uma vaga. É essencial que tenham valores iguais — ou muito próximos — aos que são compartilhados pela própria empresa. Só assim a relação de trabalho pode ser otimizada.

Neste post, mostraremos as principais vantagens de fazer uma contratação baseada nesse alinhamento. Confira!

Precisão nas contratações

Fazer esse tipo de avaliação aumenta as chances de a empresa contratar um profissional que esteja completamente alinhado com os requisitos da vaga. Além de contribuir com mais experiências relevantes para toda a equipe, o profissional terá tudo para se dar bem com o time e se adaptar sem maiores problemas aos processos.

O resultado disso é um time mais coeso e maduro, além do favorecimento de um clima mais positivo dentro da organização. O posicionamento da empresa também ficará cada vez mais forte com contratações mais precisas, o que garante que ela se destaque da concorrência e construa uma história cada vez mais bem-sucedida.

Retenção de talentos

É fundamental que haja uma conexão profunda entre todos os funcionários dentro da empresa. Por isso, o papel do profissional de gestão de pessoas é muito importante não só durante o teste de fit cultural, mas em todo o período de trabalho dos colaboradores para mantê-los engajados.

Isso porque quanto maior for a satisfação e a identificação de cada profissional com as práticas do negócio, maior será o tempo deles na empresa. Isso reduz a rotatividade e possibilita que as equipes cresçam cada vez mais com o entrosamento dos envolvidos.

Maior engajamento entre os funcionários

O engajamento entre os colaboradores é um dos maiores benefícios da contratação feita de forma precisa. Quando os talentos individuais são somados, é criada uma equipe de alto desempenho que é capaz de entregar resultados além do esperado, o que só oferece vantagens para a empresa.

Quando os funcionários estão mais engajados, cumprem as suas tarefas com muito mais comprometimento e o senso de pertencimento. É essa sintonia que os envolvem que têm o poder de levar o negócio direto para o sucesso.

Maior produtividade e desempenho

Os colaboradores que se identificam com a cultura da empresa da qual fazem parte costumam se dedicar mais ao trabalho e sentem grande orgulho de fazer parte do time. O resultado prático desse sentimento é uma motivação ainda maior para realizar as tarefas, uma vez que é um crescimento mútuo.

Isso significa, então, que tanto o desempenho quanto a produtividade também são maiores, já que tendem a entregar resultados acima do que é esperado. Inclusive, as chances de a empresa realizar o plano de sucessão para promover os colaboradores que mais se destacam são muito maiores nesses casos.

Como você pôde perceber, é extremamente importante avaliar o fit cultural dos candidatos já no momento da entrevista. Como ele só traz benefícios, esse é um dos critérios que mais precisam ser levados em consideração ao conversar com os interessados em uma oportunidade de carreira na empresa.

Descubra como podemos ajudar sua liderança.

Conheça cursos e aspectos humanos para destravar o potencial máximo de sua equipe.
arrow upwards