Liderança

Veneno Corporativo: Desvendando os Efeitos da Liderança Tóxica e Restaurando o Ambiente de Trabalho

Veneno Corporativo: Desvendando os Efeitos da Liderança Tóxica e Restaurando o Ambiente de Trabalho

Você sabe o que é uma liderança tóxica? Talvez as pessoas não se deem conta, mas alguns tipos de comportamentos vindos dos supervisores, chefes e líderes corporativos podem ser encarados como prejudiciais não só para o bem-estar da equipe, como também para o seu desempenho.

Por isso, está na hora de entender como você pode identificar esse tipo de atitude na sua empresa e de que maneiras é possível lidar com essa situação. Fique de olho para não perder nenhum detalhe e aproveite a leitura!

O que é uma liderança tóxica?

O termo “tóxico” se tornou um adjetivo bastante popular nos últimos anos. Ele é usado para descrever comportamentos, atitudes, personalidades, relacionamentos e muito mais. Mais recentemente, ele também foi atrelado às lideranças.

Mas, afinal, o que seria uma liderança tóxica? Trata-se de uma maneira prejudicial de gerenciar uma equipe. Nem sempre é um comportamento consciente, mas pode causar danos sérios na produtividade e na motivação dos times.

Em geral, esse tipo de líder acaba exagerando na hora de cobrar resultados e acompanhar de perto os profissionais da sua equipe. E esse pode ser um comportamento impulsivo de profissionais despreparados para assumir uma posição como esta.

Como identificar esse tipo de líder?

Identificar uma liderança tóxica não é tão difícil, já que elas seguem um padrão de comportamento que acaba se tornando particular. Se você conseguir ficar atento a ele, perceberá com clareza quem está se posicionando dessa forma dentro da empresa. Veja só!

Supervisão abusiva

Um líder tóxico acha que gerenciar sua equipe depende, sobretudo, de uma supervisão excessiva e detalhista sobre cada atividade. E não é preciso nem se aprofundar muito para saber que isso nunca funciona de uma maneira construtiva. Por quererem estar sempre “em cima” das pessoas, eles atrapalham a produtividade do time e ainda se sobrecarregam com atividades que não são de sua incumbência.

Opinião superior

Sabe aquele tipo de gente que sempre opina como se tivesse certo sobre qualquer assunto? Esse é um comportamento repetitivo na liderança abusiva. Ainda que um profissional surja com uma ideia ou sugestão que possa funcionar, ele está sempre com uma opinião formada e frequentemente irredutível diante do assunto. Além, é claro, de ter muita dificuldade de admitir quando está errado.

Desvalorização do esforço

Chefes tóxicos também costumam não valorizar ou desvalorizar os esforços das pessoas. A exemplo disso, estão aquelas famosas afirmações: “não fez mais que a sua obrigação” ou “esperava mais de você”. Na verdade, essas pessoas não ligam muito para o quanto você se dedicou naquela negociação com o cliente e nem para os contratempos pelo caminho. Elas focam somente no resultado.

Qual a melhor maneira de lidar com essas lideranças?

E aí, já viveu algo assim na empresa? Se não viveu, possivelmente já está imaginando o quanto é difícil lidar com esse tipo de situação. Por isso, queremos ajudá-lo a administrar a toxicidade do seu superior imediato com algumas ações simples.

Aqui vão algumas sugestões pontuais e certeiras:

  • observe se o comportamento tóxico é intencional ou se é inconsciente;
  • se houver abertura, tente conversar educadamente com o seu líder;
  • demonstre que você também quer resultados, mas que certos comportamentos estão afetando a todos;
  • cite exemplos práticos de situações em que você se sentiu desconfortável;
  • sugira como você gostaria que o líder tivesse lidado com a situação;
  • se a conversa não adiantar, acione o RH da empresa.

Lembre-se sempre de que, em casos de lideranças tóxicas, é fundamental que você tenha como comprovar que fez todas as entregas que o líder pediu e que elas correspondiam às solicitações. Além disso, deixe claro para o setor de RH quais comportamentos geraram o desconforto.

Espere até o departamento de Recursos Humanos agir e acompanhe de perto se houve alguma mudança. Se o comportamento do líder não melhorar, considere solicitar que troque você de setor, por exemplo.

Como não ser um líder tóxico?

Tão importante quanto saber lidar com uma liderança tóxica é entender o que você deve fazer para não se transformar em uma. A seguir, você poderá conferir algumas dicas para isso!

Reconheça os talentos da sua equipe

O primeiro passo para evitar uma liderança tóxica é reconhecer os talentos da sua equipe. Porém, esse não é um trabalho verbal. Na realidade, para demonstrar que você confia nas capacidades pelas quais contratou cada membro da equipe, é preciso dar a eles autonomia para trabalhar e apresentar resultados. Seu papel é o de orientar, corrigir, definir metas e acompanhar a execução.

Tenha consideração pelo seu time

Existe uma colocação muito útil para entender o que é a consideração pelo seu time: “Uma equipe sem um líder continua sendo uma equipe. Um líder sem uma equipe para liderar não tem nenhuma função.” Apesar de ser uma colocação extremista, ela mostra o quanto você tem a valorizar nas pessoas. Por isso, seja cordial, compartilhe o seu conhecimento, admita seus erros e falhas e esteja aberto a trocar aprendizados todo tempo.

Respeite as diferenças

Outra forma de evitar ser o tipo de liderança que vai se tornando tóxica é respeitando as diferenças entre as pessoas. E isso vale tanto para as grandes diferenças, como credo, gênero, raça e limitações físicas, quanto para as diferenças entre gerações e ritmos de trabalho. É preciso entender que cada pessoa tem um tempo e que respeitar isso tornará o trabalho mais produtivo para todos.

Aprenda a se expressar

Uma última dica valiosa é: aprenda a se comunicar com o seu time. E isso inclui falar de maneira assertiva e também saber escutar atentamente o que dizem para você. Isso vai evitar conflitos, ofensas e cobranças rígidas quanto ao que precisa ser feito. Ah! E não se esqueça que aquilo que você fala, você deve cumprir, ou seja, preserve a sua integridade.

Com as dicas que você conferiu e com os comportamentos que aprendeu a identificar, fica muito mais simples evitar ser uma liderança tóxica. Por isso, agora é hora de pegar esse conhecimento e levar para o dia a dia, com a sua equipe.

E se quiser aprofundar ainda mais os seus conhecimentos sobre o assunto, descubra como lidar com pessoas difíceis seguindo estas 7 dicas!

Descubra como podemos ajudar sua liderança.

Conheça cursos e aspectos humanos para destravar o potencial máximo de sua equipe.
arrow upwards