Cultura Organizacional

Descubra 6 motivos para trabalhar com perfil comportamental na empresa

Descubra 6 motivos para trabalhar com perfil comportamental na empresa

Cada pessoa tem um jeito único, da personalidade às áreas de conhecimento, ou até a forma como se comunica. Tudo isso tem influência direta em fatores como a criação, experiências, convívios e muitos outros. Por isso, levar em conta o perfil comportamental do seus colaboradores é saber exatamente onde eles se encaixam e como podem executar suas tarefas da melhor maneira.Indo além, com o perfil comportamental de cada funcionário, você poderá formar equipes bem direcionadas e com os domínios necessários para todas as tarefas que precisam ser feitas. Sem contar que os profissionais tendem a trabalhar muito mais felizes, com objetivos claros e foco em resultados expressivos.Existem ainda, muitas outras vantagens em apostar no uso do perfil comportamental, sabia? Listamos algumas abaixo para você entender melhor a sua importância. Confira 6 motivos!

1. Diminui a taxa de turnover

Vamos relembrar o conceito de taxa de turnover? Na verdade, traduzindo para o português, essa é uma expressão tem a ver com a rotatividade de pessoal. Ou seja, é o cálculo da entrada e saída de profissionais na sua empresa, considerando o tempo de entrevistas, admissões e contratos de experiência.Para você ter uma ideia, as taxas de turnover são uma das maiores causadoras de prejuízos para empresas. Isso se dá principalmente por conta das obrigações trabalhistas, já que toda vez em que um funcionário é desligado, você precisa honrar com compromissos fiscais e demais taxas. Sem contar o impacto na produtividade da organização causado por saídas constantes.Com um bom perfil comportamental estabelecido, você potencializa as chances de acertar na contratação de profissionais que realmente tenham a ver com suas funções e com os objetivos organizacionais. Ou seja, a taxa de turnover cai, você gasta menos em encargos trabalhistas e pode até mesmo tornar a empresa mais interessante para novos talentos!

2. Reduz custos com a recolocação profissional

Como dissemos no tópico anterior, se você consegue definir bem o perfil comportamental de seus colaboradores, é possível diminuir drasticamente a rotatividade de funcionários. Isso impactará positivamente no momento da recolocação de profissionais, que será também reduzida, trazendo um alívio para as finanças da empresa.E não é só isso. Imagine que você também economizará tempo, já que para realizar entrevistas e conhecer novos candidatos, é preciso dedicação na coordenação desses processos. Isto sem considerar a contratação de empresas terceirizadas, que são muitas vezes contratadas só para realizar a seleção de novos colaboradores — o que demanda ainda mais dinheiro aos cofres da sua empresa!

3. Diminui os gastos com treinamento e integração

Quer mais motivos para trabalhar com perfil comportamental na sua organização? Tenha em mente isto diminui gastos com treinamento e integração de equipes, principalmente quando consideramos aqueles profissionais que foram desligados da empresa. Lembre-se de que os conhecimentos passados a eles durante a contratação não serão mais aplicados na sua empresa.Sendo assim, com a ajuda de testes comportamentais ficará muito mais sustentável realizar procedimentos de integração dos colaboradores, por exemplo, de maneira gradativa e em longo prazo. As chances de obter bons resultados nesse caso são muito maiores e realmente interessantes para toda a empresa. Vale a pena pensar a respeito, certo?

4. Melhora na qualidade de produtos e serviços

O que você acha de manter sempre a sua equipe completa, em perfeita harmonia e trabalhando em prol de um objetivo em comum? Pois é, isso é possível ao trabalhar com perfil comportamental que, fará com que o trabalho não fique sobrecarregado para ninguém. Mas, por quê?Porque com um quadro de funcionários bem entrosado e sem desfalques um dos principais resultados é a qualidade de produtos e serviços! Indo além, situações como hora extras, pouca motivação e insatisfação com o trabalho serão fatores que perderão força e deixarão de atrapalhar os profissionais. Garantido assim, um alto índice de satisfação e uma apresentação de resultados expressivos na sua organização!

5. Possibilita o crescimento da empresa

Até agora, você notou que focar no perfil comportamental diminui gastos e potencializa a qualidade dos serviços, certo? Pois bem, além dessas vantagens é preciso ressaltar também uma outra: o crescimento da empresa.E isso é algo simples de entender: se os seus funcionários estão trabalhando naquilo que gostam e tem domínio, o desenvolvimento da companhia será inevitável. Tudo porque com colaboradores satisfeitos, exercendo papéis importantes e em plena conexão interna, a execução de tarefas é feita pensando em conjunto, com um ajudando o outro a atingir os resultados esperados.Este trabalho focado e sinérgico garantem muitos pontos positivos perante o mercado, com os clientes, parceiros além de uma reputação que atinge altos índices de reconhecimento. E uma empresa que cresce e se mantém em constante desenvolvimento é capaz de atrair diversos holofotes e se beneficiar com isso por muito tempo!

6. Equilibra o clima organizacional

O que você pensa de uma empresa que tenha líderes em total harmonia e comunicação com seus colaboradores? Parece ótimo, não é mesmo? E não é para menos, uma empresa que conta com gestores capazes de conversar abertamente com seus funcionários e ajudá-los naquilo que mais precisam são facilitadores para a manutenção de um comportamento organizacional excelente.Para que isso aconteça, o primeiro passo é unir equipes que sejam complementares, ou seja, que tanto o líder quanto os colaboradores entendam seus papéis e saibam que podem contar uns com os outros. Mais uma vez, é o perfil comportamental que vai ajudar na definição dessas identidades e uni-las para que o trabalho seja feito da melhor forma possível.Depois de ler atentamente essas 6 vantagens em utilizar o perfil comportamental a favor da sua companhia, ficou mais claro para você como esta prática realmente vale a pena? Não se esqueça que é necessário fazer essa análise sempre que for buscar por novos funcionários, bem como em grandes mudanças e novos projetos. No mais, é preciso acreditar e desenvolver redes de comunicação e equipes de trabalho que sejam 100% interligadas!Quer continuar lendo sobre assuntos como esse? Então, vale a pena conferir agora mesmo como lidar com pessoas difíceis seguindo 7 dicas interessantes!

Descubra como podemos ajudar sua liderança.

Conheça cursos e aspectos humanos para destravar o potencial máximo de sua equipe.
arrow upwards