A pesquisa de satisfação é uma das ferramentas mais importantes do departamento de recursos humanos. Ela consiste, basicamente, na aplicação de questionários a respeito da rotina operacional dos empregados.Por meio dos resultados, os profissionais do RH podem mensurar o índice de eficiência das estratégias de gestão da empresa, além de obter conhecimento a respeito do ambiente de trabalho, do relacionamento entre os colaboradores, da carga horária, das possíveis melhorias, das reclamações, entre outros aspectos.O objetivo é diagnosticar a saúde do negócio e utilizar as informações para trazer melhorias para o ambiente laboral. Por isso, neste post, você conhecerá o momento ideal para aplicar uma pesquisa de satisfação e quais são seus principais benefícios. Acompanhe!
Quando aplicar uma pesquisa de satisfação?
O momento ideal para utilizar este artifício é quando começa se tornar perceptível que os funcionários estão insatisfeitos com 1 ou mais aspectos da gestão do empreendimento.É claro que a pesquisa de satisfação interna também tem o papel de medida preventiva, podendo ser aplicada pelo menos 1 vez por ano, por exemplo, para que levantamentos minuciosos sejam obtidos.
Quais são os benefícios de uma pesquisa de satisfação?
Confira os principais benefícios que a pesquisa de satisfação pode oferecer à organização:
1. Identificar e resolver conflitos
Onde existem pessoas trabalhando em conjunto sempre haverá problemas e conflitos. Isso é algo comum e não deve ser tratado como um tabu. No entanto, não significa que o RH não deve tomar as devidas providências para resolvê-los. Afinal, ignorar o problema só fará com que ele crie raízes e gere impactos ainda mais negativos no futuro.Nesse contexto, a pesquisa de satisfação é uma poderosa ferramenta para identificar possíveis divergências que nem sempre estão evidentes entre os funcionários. Com base nos dados obtidos, pode-se aplicar estratégias para eliminar os conflitos e estimular o trabalho em equipe.Vale ressaltar ainda que, com base na análise de satisfação interna, é possível implementar as melhores práticas para resolução de conflitos, como:
- dinâmicas em grupo;
- reuniões corporativas para expor e resolver problemas;
- identificação de comportamentos abusivos no ambiente de trabalho;
- formação de parcerias entre colaboradores que têm mais afinidade;
- entre outras medidas necessárias para minimizar qualquer tipo de rixa entre os funcionários que acabam impactando indiretamente a produtividade e os resultados da empresa.
2. Aumentar a produtividade
O cotidiano operacional de uma empresa é palco para muitas preocupações e desafios, gerando situações com as quais o time de gestores nem sempre está apto a lidar, principalmente em tempos modernos e complexos como os atuais.Portanto, uma avaliação interna pode ser a oportunidade perfeita para que os indivíduos exponham suas dificuldades, além de saberem que a organização está agindo para apoiá-los — o que gera um ambiente laboral humanizado e agradável.Quando aplicada com efetividade, a pesquisa de satisfação pode proporcionar as ferramentas e as informações para que as medidas necessárias, para aumentar a produtividade da equipe como um todo, sejam implementadas na rotina operacional do empreendimento.
3. Minimizar a rotatividade
Independentemente de qual seja o porte ou o segmento de atuação da empresa no mercado, é fato que todo ano há uma considerável porcentagem de funcionários que abandonam voluntariamente seus empregos, causando um alto índice de rotatividade e aumentando a defasagem nos processos.Além disso, a rotatividade afeta diretamente os custos do empreendimento, que precisa arcar com processos seletivos de novos empregados, treinamentos, rescisões, sem mencionar a perda de posição competitiva em um mercado complexo como o atual.Uma análise de satisfação interna é capaz de melhorar a tomada de decisões e implementar estratégias para melhorar o clima organizacional, reduzindo as saídas voluntárias e tornando a empresa mais atrativa para seus funcionários.
4. Fortalecer a gestão
Com dados assertivos a respeito do contentamento dos empregados, é possível acessar informações sobre o desempenho da gestão. Por exemplo: pode-se saber se a liderança tem apoiado o time, oferecido orientação e estímulo e agido de modo que promove a autonomia.Além disso, as informações a respeito do que os empregados pensam a respeito da liderança da empresa podem ser úteis para que os gestores eliminem práticas de organização equivocadas e implementem melhores táticas de gerenciamento.Lembre-se: uma boa gestão não consiste apenas em dar ordens e esperar pelos resultados de braços cruzados. É preciso se envolver com o seu time, entender as dores e as potencialidades de cada colaborador e estimular o espírito de unidade, tornando a equipe muito mais forte e saudavelmente competitiva.
5. Reduzir as ausências
As ausências no período convencional (também conhecidas como faltas, saídas antecipadas e atrasos) estão diretamente ligadas às quedas de produtividade da empresa. Para reduzir o índice de ausências, nada melhor do que aplicar uma pesquisa de satisfação para identificar suas causas.Entre as mais comuns, podemos citar:
- lideranças autoritárias;
- clima organizacional negativo;
- e falta de estímulo para as tarefas operacionais.
A ideia é utilizar as informações obtidas na pesquisa de satisfação para promover melhorias significativas no ambiente de trabalho. Assim os funcionários o encaram como um local agradável e produtivo.
6. Otimizar a reputação do negócio
Por fim, vale mencionar que, quando os colaboradores estão satisfeitos com a empresa, tendem a falar bem dela e a atender os clientes e os fornecedores com mais empenho, gerando uma otimização na credibilidade e na reputação do negócio.Portanto, é imprescindível cuidar bem dos seus funcionários e demonstrar sua importância na corporação, já que eles são os principais responsáveis pelo funcionamento e, consequentemente, pela sua projeção no mercado.Como você pôde conferir neste post, uma pesquisa de satisfação é uma das ferramentas fundamentais para garantir bons resultados e um ótimo desempenho organizacional.Esse tipo de recurso é mais do que um mero capricho do departamento de recursos humanos e deve ser encarado como a devida relevância que tem para a empresa.Lembrando que, para que uma pesquisa de satisfação gere resultados precisos, os funcionários precisam saber que não serão hostilizados ou expostos. Afinal, se as respostas dos questionários não forem sinceras, o processo perderá seu propósito.Agora que você já sabe o que é pesquisa de satisfação, como aplicá-la e quais são os seus principais benefícios, não deixe de conferir também como diminuir o índice de turnover da empresa!