Carreira

Por que ter um propósito e como ele impacta no seu sucesso?

Equipe Aspectum
14/12/2022
Por que ter um propósito e como ele impacta no seu sucesso?

Parafraseando Mark Twain, há dois dias particularmente importantes em nossas vidas: um é o dia em que nascemos, e o outro o dia em que descobrimos o porquê. Você já procurou encontrar o seu propósito? Será que já o encontrou? Saber como ter um propósito de vida pode ser o norte que falta para aquela pessoa que não anda vendo muito sentido na sua existência. Ele faz parte de nossa identidade pessoal. É também o que torna a nossa vida cheia de significado e que dá sentido àquilo que fazemos.

Pare por um momento e pense. O que é ter um propósito claro na vida? Qual a importância disso para a nossa história? Podemos começar pelo seguinte: quando sabemos o que pretendemos alcançar, temos mais clareza sobre quais passos são necessários e em que direção caminhar para obter o que desejamos. Porém, por ser algo que nem sempre está explícito em nossas jornadas, para encontrar um propósito, é preciso muito autoconhecimento, e essa experiência pode fazer toda a diferença em diversas áreas da vida.

Neste texto, pretendemos mostrar como é possível encontrar um propósito e como ele pode impactar positivamente o nosso desenvolvimento. Vamos lá?

O que é ter um propósito?

Antes de nos aprofundarmos no tema, precisamos saber de fato o que é e o que não é um propósito, pois é bastante comum confundir conceitos relacionados ao assunto. Você já parou para refletir sobre o que significa e como ter um propósito de vida? Pois bem, o que você precisa ter em mente é que um propósito não é um objetivo ou uma meta que se queira alcançar. Também não é uma vocação. Ele é parte de você. É algo que queremos trazer à tona e tornar compreensível.

De fato, o propósito tem a ver com a nossa essência, com o que somos mais interiormente. Costumamos expressar essa essência, justamente, por meio das nossas atitudes e comportamentos. Outra questão importante a se observar é que o nosso propósito não é imutável. Pelo contrário, ele pode mudar no decorrer da nossa vida, como acontece com cada um de nós. Ou seja, nossa natureza não muda, mas amadurecemos e mudamos nossa postura diante de vários eventos ao longo da vida.

Por que isso é importante?

Exatamente por ser algo que está diretamente relacionado com o nosso cerne, saber como ter um propósito nos ajuda a ter uma postura mais confiante e segura diante da vida. É fundamentalmente uma premissa que nos orienta e ajuda a tomar decisões, definir metas ou um plano de ação, por exemplo. Em outras palavras, é uma estrutura mental que nos dá condições de ter uma vida plena que vale a pena ser vivida. Em outras palavras, é quando descobrimos pelo que vale viver a nossa própria vida.

Sua importância está exatamente nessa função de nos orientar a planejar e a tomar decisões com a convicção de que estamos no caminho certo. Mas como já foi dito, nada nos impede de mudarmos nosso propósito, pois isso faz parte do nosso crescimento e desenvolvimento como ser humano e como profissional. Melhor dizendo, ter um propósito é o mesmo que nos conectarmos a nós mesmos e tomarmos nossas decisões a partir disso, com um caráter mais ativo. Afinal, somos nós que decidimos o que priorizar, dependendo da fase da vida em que estamos vivendo.

Como ter um propósito de vida?

Diante do que foi abordado até agora neste post, podemos apontar alguns caminhos para nortear a missão de saber como ter um propósito de vida. Se o propósito tem a ver com a nossa essência, precisamos reconhecê-la e fazer uma organização interna dos sentimentos e das ideias, que dizem muito sobre a forma que desejamos nos expressar no mundo. É basicamente um processo investigativo. Ou seja, você precisa investigar a sua própria história, as experiências ao longo da sua vida para então poder materializar o seu propósito.

Assim, o propósito tem a brilhante função de deixar claro o que buscamos como ser humano e o legado que queremos deixar no mundo. É compreender por que você quer aquilo que quer. Portanto, se você quer saber como ter um propósito de vida, você precisa entender o que te faz levantar da cama todos os dias pela manhã. O que te traz aquela motivação interna, forte e permanente. Ou seja, que não é passageira e sim perene, que te envolve e te instiga a querer saber mais. Mas como colocar isso em prática?

Descobrir a linha de chegada

Um bom primeiro passo para refletir e compreender o propósito é imaginar uma corrida com uma linha de chegada ao final dela. A frase “Se você não sabe aonde quer chegar, qualquer lugar serve” soa familiar? Pois é, para atingir uma vida com um propósito, é preciso, acima de tudo, saber exatamente o que se quer e em que lugar se pretende estar. Mais do que isso, é preciso saber o que se pode fazer para chegar lá. É o sentido que você quer dar a sua vida e que pode mudar ao longo dela.

Tomar para si a responsabilidade pela própria vida e ter consciência das atitudes e pensamentos que habitam nossas mentes é o primeiro passo para atingir metas e objetivos que nos levarão a ter um propósito. É basicamente entender a vida a partir do sentido que damos a ela. Por essa razão, investigar é muito importante. Quer saber como começar? Uma boa estratégia é se perguntar:

  • “Onde quero estar, especificamente, daqui a seis meses ou um ano?”;
  • “Quais são os interesses que eu nutri ao longo da vida?";
  • “Em que gosto de dedicar o meu tempo e a minha energia?”;
  • “De que forma eu costumo gastar o meu tempo?”;
  • “Em que realmente eu dedico a minha atenção?";
  • “Em que eu aprecio me desenvolver e ser cada vez melhor?”;
  • “Que legado quero deixar neste mundo?";
  • "O que estou disposto a sacrificar pelos próximos anos?".

Refletir acerca desses assuntos trará uma boa perspectiva para que você analise como a sua vida está agora, como você deseja que ela esteja e, finalmente, o que você pode — e precisa — fazer para chegar lá. Quando conseguimos alcançar essa conscientização e descobrimos interesses que, às vezes, estavam escondidos em atividades corriqueiras, acontece um momento muito satisfatório de descoberta. Parece mágica, mas não. É fruto de uma ação investigativa e cuidadosa de si mesmo.

Conhecer os seus valores e os seus princípios pessoais

Uma segunda dica é refletir sobre valores e princípios, virtudes e forças de caráter. Essa parte do processo é uma das mais importantes. Ela pode ser utilizada como base para que você encontre, de uma vez por todas, o seu propósito e o que fazer — ou não — para conseguir inseri-lo no seu dia a dia. Ou seja, aquilo que dá sentido à vida, que está ligado a um objetivo maior.

Conhecer os seus princípios e valores é saber exatamente o que você está disposto a fazer para alcançar os seus objetivos. Nesse sentido, reflita sobre questões como:

  • "Quais ensinamentos me foram passados — ou que adquiri sozinho — e quais são os mais importantes para mim?";
  • "Do que não abriria mão para conquistar aquilo que quero?".

Utilizar essas perguntas e suas variações como bússola ajudarão você a ter metas mais claras e a ampliar seu nível de consciência.

Descobrir o seu verdadeiro eu

Para descobrir como ter um propósito, é preciso, primeiramente, conhecer seu verdadeiro eu, a pessoa que você é sem nenhuma interferência externa. Com isso, você descobrirá a sua essência, o que o deixará mais próximo de atingir seu objetivo. Um bom exercício para isso é se sentar de forma silenciosa por um momento. Quando estiver confortável, é só deixar sua mente vagar para algumas lembranças de quando você era criança. Lembre-se do que gostava de fazer para se divertir. Quando sonhava acordado, quem você gostaria de ser?

O segundo passo é perguntar a si mesmo em quais habilidades ou talentos essas paixões da infância ainda podem estar no presente. O que é possível fazer hoje para que você consiga se reconectar com essa essência de quem você era quando criança? Ao fazer isso, você vai ser capaz de reconhecer seu verdadeiro eu e usar isso a seu favor. Pode exigir um pouco de paciência, pois nem sempre as respostas vêm de maneira avassaladora. É preciso atenção aos detalhes e um olhar cuidadoso para o seu interior.

Determinar a sua missão e a sua visão

Para conseguir, de fato, ter um propósito de vida pautado no bem-estar, é preciso fazer uma autoanálise e determinar uma missão para atingir o objetivo e a visão que vai ajudar a saber o que é necessário para chegar lá. O primeiro aspecto tem relação com a concentração, e o segundo com a sabedoria. A missão, quando bem definida, apresenta em uma curta frase o que determinamos ser todos os dias. De maneira clara, precisa ser formatada para que não haja dúvidas da intenção. Um exemplo é a frase: “Ser a mudança que quero ver no mundo.”.

Já a visão se refere à capacidade de enxergar mais longe que os outros, uma das qualidades que torna as pessoas visionárias. É por meio dela que alguém pode enxergar o próprio potencial máximo possível de ser alcançado, assim como suas principais intenções em longo prazo. Pode ser direcionada a qualquer âmbito da vida, como o pessoal, o espiritual ou o profissional. Um exemplo pode ser a frase: “Ser inspiração para o meu círculo profissional evoluir em conjunto”.

Sair da zona de conforto

Por diversas vezes, as pessoas fazem tudo, menos o que é o melhor para elas mesmas. Deixam passar boas oportunidades, colocam a saúde em risco, procrastinam e muitas outras coisas “inocentes” que, na verdade, são bastante prejudiciais. Tudo isso porque uma das características mais latentes do ser humano é não gostar de sentir dor ou desconforto. Pior do que não gostar desse tipo de sensação é senti-la justamente para não enfrentar os próprios medos. Quando alguém os enfrenta, porém, consegue sair da zona de conforto e encontrar a tão desejada felicidade e liberdade.

Para ter um propósito, é preciso estar em um estado constante de expandir as habilidades e a mente em si. Dar sempre um passo à frente e superar as dificuldades é o necessário para que você possa sair de onde está e chegar aonde deseja. Por esse motivo, é preciso traçar metas desafiantes. Se alguém deseja realmente sair da zona de conforto, é preciso ter, no mínimo, um pouco de coragem. Esse passo o deixará mais próximo de encontrar seu propósito. Sendo assim, é bom ter em mente que é impossível atingir uma realização plena quando se faz apenas aquilo com que você está acostumado.

Importar-se com as pessoas ao redor

Por mais que pareça uma jornada solitária, encontrar o propósito pode fazer com que você vá além de si mesmo e pense no coletivo. Aqui, não é sobre salvar vidas ou ensinar pessoas, mas sim fazer a diferença na vida daquelas com que você mais convive — e, de quebra, desenvolver sua inteligência emocional.

Para isso, você pode prestar mais atenção em cada uma delas e realizar ações genuínas para ajudá-las. No ambiente profissional, por exemplo, se você for um gestor, uma boa ideia é ouvir mais seus colaboradores, contribuir para deixá-los mais satisfeitos e sempre oferecer feedbacks sobre o desempenho de cada um.

Questionar-se sempre

A autoanálise é um excelente exercício para quem quer se conhecer melhor e se desenvolver. O autoconhecimento é um processo constante e não é algo simples. Na verdade, é trabalhoso e nos acompanha ao longo da vida. Porém, ele nos ajuda a nos questionar diante de questões cruciais e a parar e refletir a respeito de nossas atitudes diante da vida com um todo.

Quando nos questionamos e damos atenção ao nosso redor e a como nossos comportamentos interferem em nossa vida e na vida das pessoas com quem nos relacionamos, tudo fica mais evidente. A partir daí, podemos mudar aquilo que não está dando certo e ampliar a nossa autorreferência, ou seja, a nossa autopercepção.

O que fazer se ainda não detectou o seu propósito?

Se você chegou até aqui e ainda se sente sem direção. Não sabe ao certo como dar um start para realmente saber como ter um propósito de vida, está tudo bem. É natural que nos sintamos perdidos quando não sabemos ao certo que caminho seguir ou o porquê da nossa existência. Saiba que o mundo está cheio de pessoas que acreditam em propósito, consideram que todo ser humano tem um, mas ainda não encontrou o seu.

Sabe por quê? Compreender nosso propósito faz parte da nossa evolução e do nosso desenvolvimento. Sendo assim, é importante ir além do óbvio e dedicar atenção aos detalhes da sua trajetória. Você já pode estar vivendo o seu propósito, mas ainda não sabe disso. Pode também estar realizando coisas que te levarão a ele. Por isso, fuja da autocobrança e preste atenção aos sinais que surgem para você durante a sua jornada. Isso vale tanto para a vida pessoal quanto profissional.

Viktor Frankl e a detecção do propóstio

Em busca de sentido

Uma grande realidade esclarecida por Viktor Frankl, já falecido neuropsiquiatra austríaco e fundador da terceira escola vienense de psicoterapia, a Logoterapia e Análise Existencial, revelada em seu livro, nos ajuda a não confundir uma busca desenfreada pelo propósito tão somente por nossas próprias forças. O autor no livro mostra como foi a sua própria experiência em busca do sentido da vida num campo de concentração durante a Segunda Guerra Mundial, mas deixa bastante claro que apesar de nós buscarmos propósitos, a vida naturalmente já nos traz até ele. Cada um de nós já tem um propósito único que somente cada um de nós pode realizar e desfrutar.

Mas o autor nos presenteia com uma linda frase:

"Você não é produto das circunstâncias, você é produto das suas decisões."

Outros estudos nessa mesma linha incluem o livro de Jordan Peterson, 12 regras para a vida: um antídoto para o caos.

Viktor Frankl - falecido neuropsiquiatra austríaco e fundador da terceira escola vienense de psicoterapia, a Logoterapia e Análise Existencial

Como o propósito impacta o sucesso?

Depois de tudo o que foi tratado aqui, é simples deduzir e perceber que, ao ter um propósito, tudo fica mais leve, mais tranquilo e compreensível. Acertadamente, nosso propósito interfere no desenvolvimento da nossa vida e da nossa carreira. Melhor dizendo, ele impacta decisivamente o nosso crescimento afetivo, pessoal e profissional. Mas lembre-se de não deixar que a busca por um propósito se torne um fardo para você.

Como já dissemos, o propósito nos ajuda a ter clareza daquilo que dá significado e sentido à nossa vida. Ele nos impulsiona a fazer o que é preciso para alcançar nossas metas e objetivos. Logo, entender aonde queremos chegar, como queremos chegar e o porquê disso é o ponto de partida para o sucesso. Contudo, se deixarmos a ansiedade tomar conta, podemos ficar bloqueados ou pressionados, o que pode travar o processo. Por isso, dê tempo ao tempo.

Como você pode perceber, saber como ter um propósito de vida ajuda a entender exatamente aonde chegar e, principalmente, a ter a disposição necessária para enfrentar os desafios e os obstáculos que inevitavelmente surgem pelo caminho. Com isso internalizado, é possível obter vários benefícios em diversas áreas da vida, até no lado profissional, pois descobrimos aquela motivação que é duradoura e conquistamos mais aprendizado, respeito, espírito coletivo e responsabilidade. Por fim, não se esqueça de curtir o processo. Assim, as respostas virão espontaneamente.

Quer aprofundar ainda mais os seus conhecimentos? Qual tal conhecer as fases da mudança comportamental?

Descubra como podemos ajudar sua liderança.

Conheça cursos e aspectos humanos para destravar o potencial máximo de sua equipe.
arrow upwards