Liderança

19 Principais estilos de liderança: descubra o seu!

19 Principais estilos de liderança: descubra o seu!

Se você atua no mercado de trabalho, em qualquer área de uma pequena, média ou grande empresa, já deve ter ouvido falar sobre estilos de liderança e percebeu que o mundo corporativo acompanha os movimentos e tendências da própria sociedade. Nada mais natural, afinal, as corporações são feitas de pessoas e estão sempre em busca de realizar os movimentos mais inovadores possíveis em suas práticas e propósitos.

As pessoas, cada vez mais, têm buscado em seus empregos mais que um salário confortável, benefícios, flexibilidade ou até estabilidade. Qualidade de vida, possibilidade de se desenvolver, empatia, flexibilidade e um espaço onde as suas ideias são ouvidas e valorizadas valem muito mais que dinheiro para diversos profissionais. Aspectos que valorizam o ser humano na sua integralidade e complexidade têm ganhado cada vez mais espaço. O mundo mudou!

Nesse cenário, também se destacam diferentes estilos de liderança. Afinal, equipes e empresas com perfis distintos pedem por líderes com capacidades igualmente variadas. Além disso, os processos, os objetivos e vários outros aspectos da companhia influenciam diretamente em qual é o melhor tipo de líder para aquela realidade.

Apesar dessa diversidade de perfis, ainda há muitos profissionais que não conhecem todos eles, nem compreendem como eles são capazes de interferir no desempenho de cada profissional, no time e, consequentemente, no sucesso da empresa. São inúmeros os desafios provocados pela intensa concorrência mercadológica, mas empreendedores perspicazes percebem que, ao encontrarem bons gestores, têm mais possibilidades de contornar as disputas, tamanho é o impacto que lideranças eficazes provocam no ambiente de trabalho e na gestão dos resultados.

É por isso que criamos este texto, com os principais estilos de liderança que podem ser encontrados atualmente nas empresas.

Pensando nisso, vamos abordar alguns dos principais estilos de liderança existentes e explicar as características de cada um deles dentro do cenário organizacional. 

Acompanhe a leitura para saber quais são eles e também descobrir o seu!

1. Liderança Autocrática

Esse é um dos tipos de líderes mais conhecidos e antigos que existem. Afinal, quem nunca teve um chefe autoritário, focado apenas nos resultados, e não nas pessoas? Geralmente, um líder autocrático toma as suas decisões sozinho e espera apenas que a equipe cumpra as ordens.

🔎 Você pode ser um líder autocrático se

  • for autoconfiante e automotivado;
  • gostar de regras e de segui-las;
  • tiver uma boa comunicação;
  • apreciar ambientes bem estruturados e trabalhos que necessitem de supervisão.

✅ Benefícios da liderança autocrática

Uma liderança desse perfil é capaz de se comunicar de uma forma direta e clara, além de tirar o peso da responsabilidade de cima da equipe — o que pode ser muito benéfico para alguns profissionais. Por fim, a produtividade também pode aumentar bastante.

⚠️ Principais desafios desse perfil de líder

Além de não ser bem-vindo em muitas organizações atuais, o líder autocrático pode ter que lidar com grandes cargas de estresse — tanto as suas, por assumir toda a responsabilidade, quanto às da equipe. Também é possível que o time deixe de ouvi-lo e se torne resistente aos seus comandos.

Exemplo

Antes de começar o trabalho em uma linha de produção, o gerente da fábrica verifica as máquinas, os materiais, os funcionários e já tem estabelecido o que será produzido, em qual quantidade, até que horas. Cabe à equipe apenas se posicionar e executar o seu trabalho de acordo com as regras do líder.

2. Liderança Visionária

Com qualidades para criar e pensar o futuro, um líder visionário tem a capacidade de começar importantes mudanças e inspirar a equipe ao mesmo tempo em que ganha a sua confiança de todos ao seu redor.

🔎 Você pode ser um líder visionário se

  • for estratégico e capaz de assumir riscos;
  • transmitir confiança, otimismo e inspirar;
  • tiver ousadia e persistência;

✅ Benefícios da liderança visionária

  • une os colaboradores;
  • ajuda no crescimento da empresa;
  • atualiza os processos por meio da tecnologia e outras inovações.

⚠️ Principais desafios desse perfil de líder

Por ser orientado para o futuro, o visionário pode ter dificuldades em executar tudo o que está sendo exigido no presente. Além disso, com grande foco no geral, eles podem deixar detalhes fundamentais para trás.

3. Liderança Servidora

Diferentemente dos autocráticos, os líderes servidores priorizam o capital humano e dão grande valor ao sentimento de valorização e realização profissional dos colaboradores. Dessa forma, eles conquistam respeito, engajamento e produtividade.

🔎 Você pode ser um líder servidor se

  • sabe se comunicar e motivar o time;
  • se preocupa com as pessoas;
  • prefere a colaboração.

✅ Benefícios da liderança servidora

Tem a capacidade de melhorar os resultados em empresas de qualquer setor e tamanho, além de fortalecer o time e ajudar a desenvolver futuros líderes.

⚠️ Principais desafios desse perfil de líder

É possível que uma liderança servidora veja como desafio cobrar resultados e prestar contas, já que está focada nas necessidades do time a todo momento.

4. Liderança Burocrática

São líderes que gostam de seguir as regras e cumprir os processos exatamente como está determinado — e exigem o mesmo do seu time. Um líder burocrático dá muito valor às hierarquias e exige pouca criatividade e colaboração dos membros da equipe.

🔎 Você pode ser um líder burocrático se:

  • gosta de detalhes, regras e organização;
  • é bastante ético, obstinado e disciplinado;
  • tem foco nas tarefas.

✅ Benefícios da liderança burocrática

São líderes altamente eficazes em setores que exigem organização e regulamentação, como finanças, saúde e, até mesmo, o governo. Eles cumprem os seus papéis e metas com eficiência.

⚠️ Principais desafios desse perfil de líder

Os líderes burocráticos não são os mais indicados para ambientes onde a criatividade é exigida, bem como para lidar com colaboradores que preferem expressar as suas ideias. Atuar em empresas mais dinâmicas também é um grande desafio.

5. Liderança de Equipe

Como o nome sugere, esse líder tem o foco na equipe — em tudo o que ele representa e também em seu futuro. Inspiradora, a visão de uma liderança de equipe é inspiradora, mas tem uma direção e um propósito bem definidos.

🔎 Você pode ser um líder de equipe se:

  • gosta de lidar com as pessoas;
  • tem boa comunicação;
  • é inspirador e envolvente;
  • prefere ver a equipe como um todo, e não individualmente.

✅ Benefícios da liderança de equipe

Como esse tipo de líder tem a capacidade de trabalhar com o coração e a mente do seu time, ele geralmente conquista bons resultados em relação à produtividade, além de aumentar o entrosamento entre os colaboradores.

⚠️ Principais desafios desse perfil de líder

Para um líder de equipe, é mais fácil lidar sempre com o mesmo time, o que é um desafio em uma empresa com alto índice de turnover ou que precisa ter uma redução no quadro de colaboradores. Conversar individualmente para solucionar uma questão individual também é um desafio para ele.

6. Liderança Transcultural

Essa é uma liderança muito positiva em locais e empresas onde existem diversas culturas diferentes — tanto no próprio ambiente de trabalho como na sociedade. As organizações internacionais, principalmente, são grandes beneficiadas com a atuação dos líderes transculturais.

🔎 Você pode ser um líder transcultural se:

  • sabe conviver com diferentes culturas;
  • respeita as pessoas e trabalha com foco no employee experience;
  • está sempre aberto ao diálogo.

✅ Benefícios da liderança transcultural

A grande vantagem competitiva de um líder transcultural é conseguir trabalhar em diferentes ambientes, extraindo o melhor que cada colaborador tem a oferecer. Na verdade, ele é especialista em somar essas diferentes em prol da empresa.

⚠️ Principais desafios desse perfil de líder

Unir diferentes culturas, por mais que seja o desejo de todos os envolvidos, é sempre um desafio. Por isso, é fundamental ter jogo de cintura e saber mediar conflitos, ainda que velados, para que o negócio não seja prejudicado e as pessoas, desmotivadas.

7. Liderança Carismática

Apesar de a palavra carisma sugerir que esses são líderes populistas, o termo vai muito além, e significa pessoas que têm um poder revolucionário dentro do ambiente em que atuam. É justamente por causa dessas atitudes que um líder carismático consegue transformar valores e conquistar a confiança do seu time.

🔎 Você pode ser um líder carismático se:

  • sabe se comunicar, inspirar e envolver as pessoas;
  • tem objetivos bastante específicos;
  • tem autoconfiança e uma personalidade poderosa.

✅ Benefícios da liderança carismática

Esses são líderes que conseguem motivar os seus colaboradores e inspirá-los, aumentando a retenção dos talentos e o engajamento para que os objetivos da empresa sejam alcançados. Por seus próprios meios, eles são capazes de transmitir orientações normativas sem resistência.

⚠️ Principais desafios desse perfil de líder

O líder carismático tem o desafio de não criar a dependência da sua equipe em seus estímulos emocionais.

8. Liderança Alquimista

Esse é um líder com a incrível capacidade de enxergar o quadro geral da empresa e, ao mesmo tempo, os detalhes. Além disso, ele sabe da importância de encarar com seriedade cada pequena necessidade, seja da organização ou do time.

🔎 Você pode ser um líder alquimista se:

  • é detalhista;
  • não esquece de nada nem de ninguém;
  • valoriza os processos e também as pessoas.

✅ Benefícios da liderança alquimista

Como é possível imaginar, um líder alquimista traz muitos benefícios à empresa, pois consegue cuidar dos processos de forma macro sem esquecer do micro.

⚠️ Principais desafios desse perfil de líder

Nenhum detalhe é esquecido pelo líder alquimista, o que pode fazer com que ele se sobrecarregue e também tenha dificuldade em delegar tarefas.

9. Liderança Oportunista

São as pessoas que têm um perfil centralizador, manipulador e egocêntrico, não abrindo espaço para que o time se manifeste nem tenha autonomia. Por meio dessas atitudes, um líder oportunista tem a desconfiança do seu time, mas, ainda assim, acredita que as suas atitudes são legítimas.

🔎 Você pode ser um líder oportunista se:

  • foca nos resultados;
  • acredita na filosofia "olho por olho".

✅ Benefícios da liderança oportunista

O grande benefício de um líder oportunista é que ele é capaz de manter o controle e resolver situações inesperadas, "apagando incêndios".

⚠️ Principais desafios desse perfil de líder

Trata-se de uma liderança que busca vencer e conquistar os objetivos (seus e os da empresa) acima de tudo, percebendo os seus colegas e a própria equipe não como um time, mas, sim, como auxiliares.

10. Liderança Diplomática

Ao contrário do líder oportunista, o líder diplomático tem como maior foco a ausência de conflitos e a concorrência, seja com os seus colegas ou entre os membros da sua equipe.

🔎 Você pode ser um líder diplomático se:

  • prefere evitar conflitos;
  • se adapta à qualquer realidade ou normas;
  • está mais preocupado em desenvolver o seu trabalho do que com a concorrência.

✅ Benefícios da liderança diplomática

Esse perfil de líder costuma construir ambientes de trabalho bastante agradáveis e causa pouco impacto na empresa, já que se adapta bem às normas existentes.

⚠️ Principais desafios desse perfil de líder

O principal desafio de um líder diplomático é justamente manter o controle da situação, já que ele busca em seu dia a dia o mínimo de atrito — o que nem sempre é possível na realidade de uma empresa.

11. Liderança Democrática

Também chamado de participativo, trata-se do líder que valoriza a democracia, ou seja, a participação de todos. Para ele, o feedback da equipe é essencial, até mesmo na hora de tomar decisões importantes.

É um estilo baseado na mediação dos posicionamentos dos liderados, de modo que todos possam participar de forma ativa nas deliberações da empresa. Aqui, o líder é muito mais do que aquele chefe a quem se deve obediência cega: é uma figura que ouve e incentiva o debate de ideias por todos os membros do time.

Uma liderança democrática busca, primeiramente, a sinergia no posicionamento de toda a equipe. Esse tipo de perspectiva afeta, de forma muito positiva, a satisfação e a motivação dos colaboradores, que se sentem valorizados pelo gestor e pela própria organização em que trabalham.

Além disso, a imagem de um líder democrático faz com que os funcionários se sintam à vontade para expor opiniões, ideias ou insatisfações, desenvolvendo uma comunicação seja mais clara e objetiva. Aqui, os feedbacks são constantes e regulares para que os membros do time percebam onde precisam melhorar.

🔎 Você pode ser um líder democrático se:

  • gosta de ouvir e valoriza as ideias das outras pessoas;
  • são flexíveis, racionais e bons mediadores.

✅ Benefícios da liderança democrática

Por darem voz ao time, os líderes democráticos costumam criar um ambiente de trabalho com altos índices de satisfação e colaboradores valorizados e unidos. É o perfil ideal para as empresas que prezam pela inovação e a criatividade, já que novas ideais e discussões são essenciais.

⚠️ Principais desafios desse perfil de líder

Apesar de sempre querer compartilhar tudo com a sua equipe, às vezes o líder terá que tomar decisões solitárias e assumir responsabilidades. Além disso, é possível que pensem que ele privilegia maiorias.

12. Liderança Liberal

Como o próprio nome sugere, o líder liberal é aquele que abre espaço para que o time colabore, crie e acrescente no trabalho com as suas próprias ideias. Ele entra com o seu papel de liderança apenas quando é solicitado pelos colaboradores.

A liderança liberal é focada, primordialmente, em proporcionar total liberdade para que a equipe tome decisões e solucione os problemas da organização. Entre os estilos de liderança, o liberal é aquele que não necessita de uma pessoa para representar o líder, pois pressupõe que os colaboradores já têm maturidade suficiente para entrarem em consensos sem a supervisão de outros.

🔎 Você pode ser um líder liberal se:

  • gosta de se comunicar e sabe ouvir;
  • valoriza as ideias de outras pessoas;
  • conhece o perfil do seu time e as necessidades da empresa.

✅ Benefícios da liderança liberal

Por valorizar a liberdade da equipe, o líder liberal costuma desenvolver um ambiente de trabalho harmonioso, unido e com altas taxas de retenção.

⚠️ Principais desafios desse perfil de líder

Esse tipo de líder pode ter problemas com colaboradores que precisam de metas mais bem definidas e de um suporte constante. Os profissionais que também trabalham melhor com resultados e prazos preestabelecidos podem se sentir perdidos com uma liderança liberal.

A liberalidade pode também trazer alguns problemas. Isso porque a falta de vigilância e de acompanhamento nem sempre é uma boa opção para qualquer tipo de organização.

Muitos colaboradores podem se sentir desmotivados e diminuírem a produtividade quando não estão sendo avaliados por ninguém, e isso é assustadoramente comum. Sendo assim, é muito importante conhecer bem a equipe antes de implementar este tipo de estratégia.

13. Liderança Facilitadora

Trata-se de um líder que age de acordo com o desempenho da sua equipe: se o grupo tiver um bom desempenho, a liderança facilitadora vai atuar oferecendo um processo mais leve. Se, por outro lado, o time estiver com dificuldades, o líder será mais diretivo, a fim de ajudar na realização do trabalho.

🔎 Você pode ser um líder facilitador se:

  • sabe reconhecer as necessidades do seu time;
  • gosta de acompanhar resultados e medições;
  • é capaz de dar feedbacks acertados.

✅ Benefícios da liderança facilitadora

Essa é uma liderança que traz segurança à equipe, ao mesmo tempo em que dá espaço para os colaboradores se desenvolverem. Afinal, o líder facilitador monitora, dá sugestões e intervém quando é preciso, sempre mostrando o melhor caminho.

⚠️ Principais desafios desse perfil de líder

Conseguir equilibrar a autonomia dada ao time com a entrega de resultados preestabelecidos pode ser uma dificuldade para um líder facilitador, bem como saber qual é a hora de intervir ou não.

14. Liderança Laissez-faire

O grande diferencial desse líder (também chamado de delegativo) é que prefere delegar as tarefas ao seu time de deixá-lo se desenvolver sem muitas intromissões. A sua preferência é se dedicar a outras tarefas enquanto confia no trabalho dos colaboradores.

🔎 Você pode ser um líder Laissez-faire se:

  • acredita no seu time, mas está pronto para assumir o controle, se for preciso;
  • dá as ferramentas e condições para a equipe trabalhar;
  • sabe delegar de forma efetiva;
  • promove qualidades de liderança dentro do time.

✅ Benefícios da liderança Laissez-faire

Um líder com esse perfil conquista um ambiente de trabalho descontraído, responsável e criativo se conseguir reunir o time certo. Por causa desses benefícios, o turn over costuma ser baixo.

⚠️ Principais desafios desse perfil de líder

O Laissez-faire pode encontrar dificuldades se os seus colaboradores estiverem confusos, sem limites ou motivação, bem como com aqueles que não sabem atuar sem suporte, orientação e metas.

15. Liderança Transacional

Esse é o líder que foca no desempenho com orientação, treinamento, instruções e incentivos. Ou seja, ele estabelece as metas e o ritmo, mas indica os caminhos e dá recompensas pelo sucesso do time. Um líder transacional é muito bem-vindo em empresas que trabalham com vendas e receita, por exemplo, mas vai encontrar dificuldades em locais onde a criatividade é a peça-chave.

🔎 Você pode ser um líder transacional se:

  • é prático, pragmático e não questiona autoridades;
  • é reacionário e valoriza a estrutura corporativa;
  • aprecia a avaliação de desempenho.

✅ Benefícios da liderança transacional

O líder transacional é um excelente profissional para atingir metas e incentivar o seu time a fazer o mesmo.

⚠️ Principais desafios desse perfil de líder

Geralmente, essas lideranças estão focadas em objetivos de curto prazo, ou seja, metas de longo prazo, bem como cenários que não estejam claramente definidos podem ser grandes desafios para o seu trabalho.

16. Liderança Coaching

O líder coaching é capaz de reconhecer os pontos fortes e fracos de cada membro do seu time e, dessa forma, extrair o melhor dos colaboradores. Seus pontos de destaque são a capacidade de definir metas inteligentes, ajudar a equipe e dar feedbacks, tudo em um ambiente eficiente e motivador.

Você certamente já deve ter ouvido a palavra "coaching" em algum momento nesse novo cenário da economia global, certo? Acontece que, realmente, esse tem sido um assunto muito difundido e utilizado pelas organizações antenadas nas tendências de gestão mais promissoras.

Um gestor com habilidades de coaching consegue focar a sua liderança nas pessoas e nos resultados que a empresa pretende alcançar. Dessa forma, fazendo treinamentos com a equipe para o desenvolvimento de habilidades e competências a fim de melhorar continuamente o rendimento do pessoal.

Além disso, um líder coach é capaz de conduzir seus liderados na descoberta de novos talentos e no aprimoramento de capacidades já conquistadas, gerando ganhos tanto para a empresa, quanto para os colaboradores. Tudo isso influencia no clima organizacional, que se torna muito mais receptivo e produtivo, já que todos se sentem devidamente valorizados.

🔎 Você pode ser um líder coach se:

  • valoriza o aprendizado e a equipe;
  • prefere as orientações do que os comandos;
  • tem capacidade de guiar e inteligência emocional.

✅ Benefícios da liderança coaching

Esse tipo de líder incentiva o pensamento e a confiança do time, agindo sempre de forma positiva e com o intuito de desenvolver habilidades.

⚠️ Principais desafios desse perfil de líder

Apesar de ser um mentor de grande valia, o líder coaching precisa de tempo para fazer o seu trabalho, tanto de forma individual quanto em equipe, o que pode ser uma barreira para as empresas que não têm muito tempo para solucionar as suas prioridades.

17. Liderança Estratégica

Pensar de forma estratégica, nessa liderança, significa focar na necessidade de novas possibilidades e, ao mesmo tempo, garantir hábitos prescritos ao seu time. São profissionais que têm como objetivo formar um time de alto desempenho, independentemente da área de atuação ou do tamanho da empresa.

🔎 Você pode ser um líder estratégico se:

  • mantém-se atento ao mercado e às necessidades da empresa;
  • conhece seu time;
  • sabe agir em cenários de mudança.

✅ Benefícios da liderança estratégica

O pensamento estratégico desse líder é bastante proveitoso, especialmente em organizações que precisam se transformar, já que a sua especialidade é antecipar as necessidades futuras e tomar decisões no presente.

⚠️ Principais desafios desse perfil de líder

Esse profissional pode ser considerado um estrategista em demasia e visto como alguém frio e calculista.

18. Liderança Transformacional

Essa é uma liderança que se assemelha à Coaching, pois prefere a comunicação e a motivação do time — a diferença é que o líder transformacional foca nos objetivos da organização, e não nas metas individuais. Ou seja, é o quadro geral que importa.

🔎 Você pode ser um líder transformacional se:

  • respeita e incentiva a equipe;
  • são criativos e inspiradores;
  • dão caminhos e valorizam o desafio intelectual;
  • conhece as necessidades da empresa.

✅ Benefícios da liderança transformacional

Ainda que os colaboradores não fiquem sob supervisão constante nesse tipo de liderança, um perfil transformacional valoriza a sua conexão com o time, aumentando a motivação, a retenção e a união.

⚠️ Principais desafios desse perfil de líder

Por focar no quadro geral, essa liderança pode deixar os detalhes passarem despercebidos.

19. Liderança Situacional

Como o próprio nome sugere, esse estilo de liderança encontra o seu eixo nas situações cotidianas. Ele também considera o grau de maturidade dos colaboradores, uma estratégia extremamente adaptável às diversas circunstâncias que surgem no ambiente corporativo.

🔎 Você pode ser um líder situacional se:

  • consegue "se colocar" frente aos acontecimentos que lhe sejam apresentados, assumindo diversos papéis de acordo com o que o contexto exige;
  • são criativos e inspiradores;
  • dão caminhos e valorizam o desafio intelectual;
  • conhece as necessidades da empresa.

✅ Benefícios da liderança situacional

Para que esse tipo de liderança seja implementada em organização, é necessário, antes de qualquer coisa, avaliar o nível de maturidade do líder e dos liderados, a fim de se perceber se essa é a melhor opção.

⚠️ Principais desafios desse perfil de líder

Por buscar detalhes específicos, deve ficar atento ao todo, sem perder visão sistêmica e a amplitude que vai além de determinadas situações visíveis ou perceptíveis.

Como se tornar um bom líder

O bom líder é aquele que consegue conduzir o seu grupo com maestria evitando, ao máximo, conflitos entre os membros da equipe. É bem verdade que algumas pessoas já apresentam sinais de que "nasceram para liderar", mas a boa notícia é que essa habilidade pode ser desenvolvida por todos com algum estudo e dedicação.

Para conquistar esse posto, é fundamental buscar qualificações. Afinal, ser bom no que faz é um pré-requisito de uma liderança eficiente, não é mesmo? Por isso, se você deseja ser uma inspiração, invista no seu desenvolvimento para adquirir mais experiência no seu ramo de atuação.

Um bom líder precisa desenvolver algumas características indispensáveis, como:

Esses atributos podem ser plenamente ampliados por meio de treinamentos comportamentais que visam a melhoria da performance e da capacidade de inovação. E, para que isso aconteça, é fundamental buscar uma organização de confiança e que tenha metodologias comprovadas.

Conhecer o seu perfil para lidar com os colaboradores no dia a dia é essencial para melhorar o ambiente de trabalho, assim como para formar equipes de excelência.

Para alcançar os melhores resultados, busque, primeiramente, descobrir em qual dos estilos de liderança você se encaixa. Após, procure formas de se aprimorar para que essa ocupação se torne um verdadeiro exemplo para os liderados.

Sabendo a importância de compreender a si e à sua equipe, que tal conhecer as diferentes gerações que integram o mercado de trabalho atual? Dessa forma, você vai conseguir melhorar, ainda mais, a comunicação da sua equipe.

Como você pôde perceber ao longo deste conteúdo, existem diversos estilos de liderança atuando no mercado, independentemente da área de atuação e do tamanho das empresas. Também é fato que apesar de esses perfis serem os mais comuns, existem outros, e é possível ainda que uma única pessoa apresente características de mais um de um estilo.

Com este conteúdo, esperamos que você tenha percebido qual é o perfil de líder que mais combina com você e também com os líderes com os quais convive. Afinal, por meio do autoconhecimento e do conhecimento do outro é mais simples ter uma boa convivência e trabalhar em equipe em busca dos melhores resultados para o time e a empresa.

Você gostou deste conteúdo? Conheça nossos cursos e consultorias para implementar estilos de liderança de maneira mais ampla em sua cultura.

Descubra como podemos ajudar sua liderança.

Conheça cursos e aspectos humanos para destravar o potencial máximo de sua equipe.
arrow upwards