Cultura Organizacional

Saiba agora qual a importância do treinamento nas empresas!

Saiba agora qual a importância do treinamento nas empresas!

O ambiente corporativo é composto por diversos tipos de pessoas, cada uma com suas próprias personalidades, habilidades e desafios, não é mesmo? Continuar crescendo, superar dificuldades e adquirir novas competências faz toda a diferença para todos. Por isso, no dia a dia é essencial estar atento para a importância do treinamento nas organizações, a fim de obter uma série de melhorias para o negócio.Devido ao maior desenvolvimento das habilidades de todos os colaboradores, a implementação de estratégias de treinamentos corporativos tem sido considerada muito mais um investimento do que um gasto em si. Felizmente, muitos empreendedores e líderes já adotam treinamentos nas empresas.Cada vez mais a conexão entre resultados e a adoção ou não de treinamentos fica mais evidente. Ficou interessado e quer saber um pouco mais sobre o assunto? Preparamos este artigo com o intuito de explicar por que o treinamento em uma empresa é tão importante e listar quais são os tipos mais adotados por empresários e gerentes de RH. Boa leitura!Quais são as vantagens dos treinamentos para as empresas?Como você verá mais a frente, existem diferentes tipos de treinamentos. Eles podem ser voltados para assuntos variados, como desenvolver uma competência específica para certa função ou mesmo estimular uma habilidade mais pessoal, como a comunicação e a empatia. De modo geral, porém, podemos mencionar algumas vantagens dos mais diversos treinamentos para as empresas. Confira abaixo.

Competências e habilidades

Não é novidade para ninguém que colaboradores bem treinados são, de longe, mais capacitados para desenvolver suas atividades cotidianas. Porém, a adoção de um treinamento corporativo adequado é vista como benéfica não só para a empresa, mas, também, para os próprios colaboradores.Cada vez mais tem sido evidenciado que um funcionário devidamente capacitado tende a ter um grau de especialização superior em comparação àqueles que apenas aprenderam suas atividades na prática. E não há nenhum mal nesta afirmação. Em um mundo de constantes mudanças, o aprimoramento contínuo é extremamente válido para todos os envolvidos em um contexto corporativo.Uma organização que pode contar com colaboradores altamente qualificados certamente obterá melhores resultados, melhores relacionamentos, ganhos de produtividade, capacidade inovadora e de execução, será também mais eficaz em seus processos e, assim, atingirá uma melhor rentabilidade que proporcione condições para o cumprimento da missão da empresa.Por outro lado, sob o ponto de vista dos colaboradores, receber um bom treinamento é fundamental para ampliar o seu nível de conhecimento, sendo extremamente vantajoso para o desenvolvimento de sua carreira.

Vantagem competitiva

A partir do momento em que uma empresa busca o progresso, tendo em vista o florescimento profissional dos seus integrantes, a gestão do negócio tende a ser muito mais competitiva no mercado. O capital humano ainda é um grande diferencial dos negócios e acreditamos que continuará sendo por um bom tempo.Se analisarmos as organizações líderes em seus segmentos, fatalmente perceberemos que, entre os seus diferenciais, há um forte incentivo ao compartilhamento de informações entre os membros de suas equipes profissionais e ao constante desenvolvimento do potencial humano.A vantagem competitiva, também, pode ser analisada, por exemplo, pelo viés da nova cultura desenvolvida no ambiente corporativo, que promove a busca constante por conhecimento e qualificação.

Motivação

A possibilidade de evoluir na carreira tem grande impacto sobre o conjunto dos colaboradores. Enquanto estratégia de crescimento profissional, o oferecimento de treinamento nas empresas, por si só, tem se revelado como um importante fator de incentivo e engajamento. Portanto, não deve ser negligenciado pelo gestor que deseja se destacar em mercados cada vez mais acirrados.Para fomentar qualquer aumento substancial nos índices de produtividade, é absolutamente necessário fazer todo o esforço possível no sentido de evitar que os seus funcionários percebam o próprio trabalho como um pesado fardo que se sintam obrigados a carregar. Ao adotar esse tipo de treinamento, os funcionários passam a notar que a empresa se preocupa com eles — tanto que investe em suas carreiras.Você, com certeza, já sabe que funcionários satisfeitos trabalham mais felizes e motivados, o que se traduz em altos níveis de eficiência e qualidade. Além disso, investir na capacitação de colaboradores e em sua motivação também é uma ótima ação para a retenção de talentos. Quando a companhia investe na sua carreira e na sua satisfação, as pessoas têm mais motivos para desejarem permanecer no emprego.

Harmonia

Ao realizar um treinamento corporativo, é natural esperar que, com o passar do tempo, exista certa padronização no modo de agir e pensar dos envolvidos, de acordo com os valores da organização.Essa situação apresenta o efeito de gerar harmonia entre os colaboradores que, dessa forma, são estimulados a agir buscando, sempre, as melhores alternativas para o sucesso da empresa.Ter esse equilíbrio, obviamente, é o desejo de todo e qualquer empreendimento, porém, isso não é fácil, especialmente em ambientes com muitas pessoas. Entretanto, esse objetivo se torna alcançável quando há um treinamento realizado por uma empresa especializada na melhoria da performance organizacional, que siga uma metodologia de fácil compreensão independente de níveis hierárquicos a que se proponha, e ainda de especificidades departamentais mas que produza alto impacto.Ainda, vale ressaltar aqui a importância de treinamentos que incentivem a empatia e o respeito à diversidade. Esses são elementos essenciais para a harmonia do local de trabalho, a cultura da empresa e um bom clima organizacional.

Quais são os tipos mais comuns de treinamento para empresas?

Conforme apresentamos a importância do treinamento no dia a dia de uma organização, não podemos deixar de destacar que eles têm, ainda, o objetivo de integrar e fomentar o desenvolvimento profissional e pessoal dos colaboradores de uma empresa, aperfeiçoando, até mesmo, a comunicação entre seus diferentes setores.Confira, a seguir, alguns dos principais tipos de treinamentos organizacionais.

Rodízio de papeis

Também conhecido como “troca de papéis”, esse tipo de treinamento está em alta nas grandes corporações. Seu objetivo principal não é especializar o funcionário em diversas áreas, mas possibilitar que ele conheça cada uma delas. Quando realizar este rodízio não for possível fisicamente, busque treinamentos que proporcionem em exercícios, ainda que em sala de aula, esta visão sistêmica e integral do negócio.Sendo assim, o colaborador tende a entender com maior facilidade como os outros departamentos da empresa atuam, e isso amplia a empatia e cooperação entre todos. Afinal, entender a dinâmica total da empresa é elementar para saber, exatamente, como ela funciona.

Visitas técnicas

As visitas técnicas estão entre as mais eficientes estratégias de treinamento utilizadas nas grandes empresas. Sabemos que, em um dado momento, as ideias de gestão simplesmente não fluem tão bem como deveriam, mas é aí que podem entrar as visitas.Funcionam da seguinte maneira: os gestores entram em contato direto com a rotina de organizações parceiras, de modo que, ao observar um outro contexto, o surgimento de novas estratégias se dá como uma consequência natural.Algumas ideias que jamais teriam sido pensadas e colocadas em prática, podem ser encontradas somente ao proporcionar observação e aprendizado com a dinâmica de empresas parceiras.

Palestras de colaboradores

As palestras são uma excelente forma de, como diz o velho ditado, “matar dois coelhos com uma cajadada só”: com elas, você pode aumentar o nível de interação entre os colaboradores ao mesmo tempo em que oferece uma excelente oportunidade de sensibilização para um grupo normalmente mais amplo.Procure algum tema que será amplamente desenvolvido e promova-o em uma palestra, que é uma intervenção simples, básica, mas com grande valor agregado para um momento inicial e que trata de começar a movimentar a roda.Aqui, a intenção é também promover o compartilhamento de informações e experiências entre os membros da empresa, facilitando a construção de um ambiente de trabalho mais agradável e descontraído.É possível que os palestrantes sejam mesmo os próprios colaboradores que porventura já tenham feito algum curso ou têm alguma habilidade especial que seja útil a todo o grupo.

Treinamento online

O treinamento à distância é uma opção vantajosa para as empresas que não podem ou não querem gastar muito. Além de garantir avanços na qualificação, a solução online contribui para reduzir custos, pois é a que com maior frequência, requer menores investimentos.Essa forma de capacitação é indicada para suprir a necessidade de que os colaboradores tenham acesso a conteúdos mais teóricos e atualizações sobre o segmento de atuação sem que, para isso, seja preciso interferir na rotina de trabalho de maneira um pouco mais longa.A contrapartida aqui é que a interação humano ao vivo tem seus benefícios exclusivos, porém, quando bem estruturado, esse tipo de treinamento é muito bem indicado.

Treinamento aberto

Um treinamento aberto ou como consultorias frequentemente chamam público, é realizado por um treinador certificado e destinado a todos os interessados. Essa é a forma mais conhecida e popular de se realizar capacitações para empresas que estejam conhecendo alguma metodologia ou mesmo para alocar alguns poucos profissionais nesses eventos.

Certificação de treinadores

Tem o objetivo de certificar o gestor ou algum colaborador da empresa. Essa pessoa, então, se tornará o responsável pelos treinamentos dos demais colaboradores, de modo a ensinar as metodologias pertinentes.Aqui, a pessoa certificada se torna uma espécie de facilitador na transmissão dos conhecimentos ao treinar os colegas de trabalho. A certificação é realizada em um dia, e pode ser aberta ao público ou pré-agendada.

Treinamento in-company

O treinamento in-company é um tipo com maior privacidade. Também facilitado por um treinador especialista e diretamente focado para a organização, permite que o local do evento seja de escolha da contratante, podendo ser um auditório, hotel, entre outros locais.Nesse tipo de treinamento, podem existir alinhamentos prévios com o propósito de adequar alguma metodologia à um enfoque mais específico ou demanda que alguma organização contratante tenha em mente e já pautado como uma necessidade maior de um projeto, de um ano, alinhada ou não a estratégia maior da organização.

Treinamentos de liderança

Os líderes têm um papel fundamental nas organizações e, portanto, também é importante direcionar treinamentos a eles. Podemos pensar em muitas habilidades diferenciais para esses profissionais, certo? Portanto, para escolher a capacitação adequada, é preciso observar as demandas dos seus líderes, das suas equipes e da sua empresa.Existem treinamentos de desenvolvimento de liderança voltados, por exemplo, para a comunicação, a gestão de pessoas e a delegação de tarefas. Com esse tipo de investimento, os gestores e colaboradores podem exercitar suas competências, adquirir novas habilidades e se tornar líderes preparados para a empresa e o mercado.

Como escolher a empresa de treinamentos mais adequada para sua organização?

Talvez você já tenha identificado o tipo de treinamento adequado para seus colaboradores, mas ainda existe um detalhe muito importante a se analisar: qual empresa que oferecerá o serviço. Isso faz toda a diferença, certo? Por isto é fundamental encontrar especialistas qualificados, que atendam bem às suas demandas e sejam compatíveis com sua organização.Um dos fatores a se levar em conta para fazer sua escolha é a expertise. Informe-se sobre as capacitações e qualificações da empresa, converse com quem já foi cliente para coletar opiniões e entre em contato para conhecer a metodologia de trabalho.Analise também as modalidades de ensino. Existem várias, e para diversos fins, então pesquise e descubra qual é a mais adequada para suas necessidades. Além disso, vale lembrar que é importante a empresa oferecer treinamentos personalizáveis, eles serão mais facilmente adaptados às particularidades do seu negócio e suas demandas.Em um mundo onde estão surgindo novas ideias constantemente, é necessário ainda observar se a empresa se mantém atualizada, buscando oferecer sempre as melhores técnicas e métodos. Por fim, é interessante que ela ofereça a possibilidade de dar continuidade à formação. Afinal, mesmo com um excelente treinamento, reforçar e revisar os aprendizados faz toda a diferença.Embora seja fundamental compreender a importância do treinamento para as empresas, tal conhecimento de nada valerá se você não for capaz de utilizá-lo na prática. Nesse sentido, é altamente recomendável buscar a ajuda de uma organização especializada no assunto, para auxiliá-lo a trilhar essa importante jornada rumo ao crescimento empresarial.Esperamos ter ajudado a compreender a importância do treinamento nas organizações e a identificar as opções mais adequadas para sua companhia. Lembre-se que a Aspectum fornece soluções necessárias para o desenvolvimento de culturas organizacionais de sucesso. Entre em contato conosco e conheça agora mesmo as nossas opções de treinamentos!

Descubra como podemos ajudar sua liderança.

Conheça cursos e aspectos humanos para destravar o potencial máximo de sua equipe.
arrow upwards