O impacto das organizações na sociedade

Comumente devido ao dia dia esquecemos da importância que uma empresa tem na sociedade. Você que possui uma empresa, já parou para pensar do papel importantíssimo que você está desempenhando? Indiferente do tamanho da sua empresa, ela exerce um papel fundamental na sociedade.

Escrito por:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
impacto socio econômica das organizações na sociedade

Há anos é possível notar que muitos setores da economia exercem uma grande influência sobre as pessoas, seus modos de viver e interagir, bem como suas formas de pensar, agir e até mesmo na criação de tendências de todos os tipos. E uma das coisas que está por trás desses comportamentos é, sem dúvidas, o impacto das organizações na sociedade.

Como isso é possível? Um dos fatores principais é que as empresas, de um modo geral, estão em uma das pontas mais importantes no funcionamento da economia e, como consequência, acabam tendo um papel importante em várias situações. Empregos, compras de bens e serviços, surgimento de novas profissões, uso e aproveitamento da tecnologia e muito mais.

E, para exercer realmente um papel significativo e positivo na sociedade, as empresas precisam primeiramente ter uma cultura organizacional consolidada. Afinal, esse é um dos passos principais para que qualquer companhia siga sempre em um caminho inteligente e oferecendo o melhor de si para a comunidade em que está inserida — e muito mais que isso.

Vamos conversar mais sobre todo esse cenário? Elaboramos um material com várias informações importantes sobre o impacto das organizações na sociedade! Confira abaixo!

Geração de empregos

Falar da participação das empresas no bom funcionamento da economia, por exemplo, é falar também da geração de empregos que elas proporcionam. É bom lembrar que em um país onde há dinamismo no comércio e compras em geral é, sem dúvidas, um lugar que tem uma quantidade expressiva de pessoas ativas em postos de trabalho.

Vamos aos números: segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o Brasil fechou 2018 com a criação de mais empregos, se comparado aos últimos 3 anos. Foram no total mais de 500 mil vagas ofertadas e preenchidas, causando um ótimo impacto na sociedade e mostrando que os brasileiros podem começar a exercer o otimismo na economia. Esse tipo de cenário mostra a força que a geração de empregos causa em qualquer lugar do mundo.

Os profissionais que estão trabalhando em uma empresa ficam mais confiantes, demonstram mais crédito em relação às possibilidades de melhora, além de começarem a investir em vários setores, como na educação (ao fazer um curso), no comércio (ao comprar produtos para a sua casa), no financeiro (movimentando sua conta bancária ou até fazendo empréstimos) etc.

Porém, apesar de toda uma dinâmica positiva em relação aos empregos, é bom focar também em algo que faz toda a diferença: em reter talentos. Sim, é claro que é extremamente importante gerar novas oportunidades e procurar por mais mão de obra qualificada, mas conseguir manter os colaboradores que já atuam há um tempo é algo sério a se pensar.

Afinal, toda vez que você dispensa um talento e procura alguém para substituí-lo, certamente gastará mais tempo e dinheiro em todo esse processo — e ainda corre o risco de o ex-colaborador ir para a concorrência e levar vários aprendizados que a sua empresa o passou. Sem contar que o impacto de toda essa movimentação pode ser estressante e desgastante.

Formação de pessoas

Outro impacto das organizações na sociedade está ligado à formação de pessoas. Não estamos falando apenas de treinamentos corporativos, mas sim da formação como um todo, desde o incentivo ao jovem que começará a fazer uma faculdade já pensando nas possibilidades de trabalho que terá ao sair da graduação.

É importante ressaltar aqui que quando falamos em formação de pessoas, principalmente na questão profissional, isso envolve experiências e aprendizados adquiridos ao longo da carreira. Ou seja, todas as vezes que a sua empresa passar por um novo processo de organização, de construção e aprimoramento de projetos, a formação será contínua.

Indo além, há muitas maneiras de você investir na capacitação dos colaboradores da companhia, contribuindo positivamente para o alcance de metas, da satisfação dos clientes e, claro, do impacto positivo que tudo isso trará para a sociedade. Tudo isso tem como objetivo principal potencializar conhecimento e aprendizado — que nunca é demais.

Vale dizer ainda, por exemplo, que muitas empresas atuam em áreas que são realmente mais exigentes, ricas em detalhes e que precisam de profissionais altamente qualificados e especializados no que fazem.

Um deles é o setor industrial, em que muitos colaboradores além de já terem o ensino tecnólogo ou a graduação, precisam ainda aprender como manusear os equipamentos. Esse aprendizado é feito dentro da própria empresa, várias vezes ao longo do ano e tem como consequência os profissionais bem formados e aptos para executar suas funções.

Agora, se um dia esses colaboradores deixarem seus empregos, por exemplo, eles terão habilidades e competências suficientes para encontrarem outras oportunidades. O que resume o quão importante é o impacto das organizações na sociedade.

Construção de um legado no grupo em que está inserida

A história conta por si só os feitos e resultados dos homens, das empresas, de todos os processos e mudanças que acontecem com o tempo. Isso também tem a ver com o legado das companhias, que, à medida que crescem e solidificam sua presença no mercado, passam a contar bastante com o nome de um grupo perante acionistas, clientes e pessoas comuns.

É bom ter em mente que mesmo nos casos em que as pessoas não estejam totalmente ligadas ao que uma empresa faz, aqueles bens ou serviços terão ao menos participado um pouco da vida de alguém. Explicamos: um grande grupo de produção de papel tem uma organização menor que faz edição de livros.

Um dia, um cliente vai comprar um exemplar para dar de presente a um amigo e, coincidentemente, escolhe justamente a publicação dessa empresa. Mesmo que não seja para ele o livro, nesse exato momento a pessoa começa a folhear e notar que a edição é muito boa, de qualidade e conta com materiais bonitos esteticamente.

O que ele fará com essas informações? Talvez comente com alguém que pode comentar com outro alguém e vai passando a experiência de pessoa para pessoa. Ao final, muitos novos potenciais clientes terão sido impactados e o legado da empresa, que ainda é pequena, começa a ser construído.

É bom ressaltar também que um legado é algo que não nasce da noite para o dia, muito pelo contrário. É preciso tempo, dedicação e realmente fazer boas ações para a sociedade. Ou também oferecer produtos e serviços que sejam de alta qualidade, um atendimento excepcional, notoriedade quando o assunto é utilização de tecnologia, entre outros.

Agora, com foco na equipe, é bom destacar que a comunicação eficaz é fundamental para o fortalecimento da empresa. Esse tipo de estratégia é muito eficaz quando se iniciam novos projetos, no feedback que é dado aos colaboradores, bem como na orientação de demandas e tarefas que devem ser executadas.

Uma comunicação dessa forma, com certeza, trará um legado importante para a empresa no grupo em que está inserida — e quando falamos em grupo também significa a comunidade, setor de atuação, etc.

Promoção de conservação ambiental

Já há alguns anos o mundo inteiro vem debatendo sobre as mudanças climáticas, ao pensar sustentável e em práticas e soluções que fomentem a sustentabilidade como objetivo máximo para todos. A conservação ambiental, por exemplo, está no topo da lista de conversas e desenvolvimento de estratégias inteligentes para o uso de materiais base.

Contudo, qual o impacto das organizações na sociedade quando se fala em conservação ambiental? Um impacto enorme, ainda mais se essa problemática não estiver entre as prioridades da companhia, muito menos entre as metas para os próximos anos. Mais do que nunca é preciso ter isso em mente e fazer o possível para diminuir a produção de lixo.

Não só isso, como as empresas têm voz importante na sociedade, há possibilidades de chamar a atenção das pessoas por meio de propagandas, promoções, comunicados e, principalmente, no engajamento rumo a maior participação da comunidade nesse sentido. Outra boa iniciativa é realmente separar investimentos para as causas sustentáveis e mostrar comprovativos.

É aí que entra com grande destaque o Accountability, que pode exercer um bom desempenho junto aos colaboradores, quando você mostrar todos os resultados positivos que as ações de toda a equipe rendeu. A empresa deve ir além e, se possível, também fazer essa divulgação para toda a sociedade — o que reforça a imagem de companhia comprometida com as causas.

Muitas companhias desenvolvem ações interessantes para a conservação ambiental e, mês a mês, vão mostrando o progresso das iniciativas. Além de fomentar a necessidade e importância de contar com iniciativas desse porte, elas incentivam mais e mais pessoas a participarem em conjunto dessa que é, sem dúvidas, uma emergência mundial

Fomento à educação

Uma empresa que queira de verdade fazer a diferença tanto dentro quanto fora do seu espaço físico, precisa pensar em práticas que visam a educação. Afinal, aprender, melhorar competências e adquirir novas habilidades nunca é demais e, ao mesmo tempo, pode fazer de uma pessoa um grande profissional que será fundamental para o crescimento do negócio.

O grande impacto das organizações na sociedade é exatamente estimular que as pessoas nunca deixem de estudar. Os colaboradores, por sua vez, devem ter grande participação nesse tipo de ação, com a facilitação de fazerem cursos extras, pós-graduação e outras atividades que ajudem os profissionais a ganharem um fôlego a mais no dia a dia do trabalho.

Já para exercer total influencia na educação, uma ótima forma de fomento é investir e apoiar causas sociais com foco no aprendizado de crianças e adolescentes.

Existem, por exemplo, milhares de instituições no Brasil que contam com o suporte de empresas do setor privado. Algumas delas são bem conhecidas, como a ONG Vocação, que atua há mais de 48 anos com foco no desenvolvimento de pessoas para que estas possam trabalhar em suas comunidades.

E ela vai além, pois oferece cursos profissionalizantes e ainda presta serviços para várias empresas. Ou seja, o impacto positivo gerado a partir dessa iniciativa é enorme, e vai muito mais longe do que se possa imaginar. E a ONG só existe porque tem o apoio de outras organizações, da sociedade civil e de voluntários que enxergam na educação o melhor caminho a seguir.

Resumindo: se a sua empresa quer se destacar mesmo como uma companhia que aposta na educação como ferramenta do desenvolvimento e de impacto positivo para a sociedade, uma das melhores formas de reforçar essa ideia é procurando criar parcerias com instituições que atuam fortemente nesse segmento.

Mas, nada impede também de a companhia desenvolver seus próprios projetos e compartilhar com a sociedade quais são seus objetivos!

Elaboração de programas de inclusão social

Para as empresas que querem fazer mais pela comunidade em que estão inseridas, existe algo que tem um impacto enorme: são os programas de inclusão social. Disso o Brasil entende bem, já que está na segunda posição dos países com o maior mercado com impacto social em toda a América Latina — uma informação valiosa e que pode engajar a sua companhia.

Para criar projetos com esse enfoque, o primeiro passo é checar em todas as áreas da companhia como anda a participação de pessoas com alguma deficiência física. Se você não tiver nenhum colaborador com esse perfil, é sinal de que a empresa — literalmente — não está sendo inclusiva. Hora de mudar.

E, para oferecer essa mudança, é preciso contar com os gerentes de todas as áreas que, juntos, devem pensar de que forma pode ser feita uma inclusão social abrangente e com profissionais que tem tudo para somarem à empresa. Porém, é bom lembrar que a inclusão social é muito mais do que oferecer oportunidades para pessoas com limitações físicas.

Isso quer dizer que, por exemplo, que a sua empresa pode proporcionar programas para pessoas com baixa renda, por meio de programas de trainee, capacitação para o primeiro emprego ou qualquer outra iniciativa que abra as portas para que haja realmente as mesmas oportunidades para todo tipo de talento, não importa a classe social.

A ação também vale para pessoas com mais idade que, infelizmente, vem sofrendo com o desemprego no Brasil e no mundo. Os que estão ativos no mercado em alguns casos deixam até para se aposentar depois, pois temem uma renda inferior e até mesmo ter que procurar outra oportunidade depois e não encontrar.

Nesse caso, a sua empresa tende a ganhar bastante, visto que profissionais com mais idade também tem grande poder de decisão, são mais maduros nos relacionamentos profissionais e ainda tem grande experiência.

Outro ponto que você deve levar em conta é a questão de gênero, hoje um assunto muito discutido em todo país. Por que não abrir espaço para pessoas de todos os sexos, independentemente de terem passado por alguma mudança? Se há algo que a sua empresa não pode esquecer é que qualquer pessoa pode trabalhar bem!

Ou seja, o impacto das organizações na sociedade vem ainda mais forte quando as empresas realmente estão dispostas e abertas para oferecerem oportunidades de acesso iguais para todas as pessoas, sem diferenciar ninguém. E isso certamente será sentido na comunidade, que verá a sua marca como moderna e que respeita e admira qualquer pessoa.

E o resultado? Um clima organizacional excelente, dinâmico, com mentes que trabalham bastante no desenvolvimento da empresa.

impacto socioeconômico

Desenvolvimento tecnológico

A tecnologia está para as empresas assim como o homem está para o seu desenvolvimento. Falando assim, fica mais natural de imaginar que sim, o desenvolvimento tecnológico é, sem dúvidas, um grande impacto das organizações na sociedade. Foi por meio das companhias e negócios em geral que as ferramentas tecnológicas chegaram nas mãos de todos, como é hoje.

Agora, o mundo se prepara para outra grande mudança, a chamada 4ª revolução industrial, que é a utilização de tecnologias ultramodernas, como a internet das coisas e os robôs, no desenvolvimento de produtos, serviços e no dia a dia das pessoas. Já não é mais possível separar tecnologia do setor empresarial e muito menos do cotidiano da sociedade.

É com o suporte de muitas empresas que é possível ter todo tipo de tecnologia que ajuda não só os negócios, mas a vida das pessoas como um todo. Por isso, podemos destacar essa questão como uma das mais importantes entre os impactos gerados por esse setor da economia. O mais interessante é que as companhias sabem disso e querem mesmo fazer mais.

Daqui para a frente, o que todos terão face a face é uma tecnologia inclusiva, pensada para trazer apenas benefícios para o ser humano, e desenvolvida de um jeito muito mais rápido pelas empresas. Um dos motivos principais é que as ferramentas mais modernas são capazes de mostrar tendências e ajudar no trato com o cliente, por exemplo.

Ou seja, no final as atenções voltam mais uma vez para a sociedade e comunidade em que as companhias estão inseridas, já que por meio de suporte tecnológico a prestação de serviços e o desenvolvimento de produtos será sempre visando atender as pessoas da melhor maneira possível.

Poder de compra da população

Por fim, mas não menos importante, o impacto das organizações na sociedade passa também pelo aumento do poder de compra da população, principalmente da comunidade que vive no entorno da empresa. Um bom exemplo são negócios com um grande número de colaboradores, que precisam almoçar todos os dias e gastam em restaurantes.

Isso vai gerar uma dinâmica importante no bairro, por exemplo, onde a empresa está situada ou, dependendo do tamanho dela, até mesmo de uma cidade inteira — como é o caso de mineradoras e indústrias em geral. Dessa forma, todo o comércio que existe perto dela será impactado positivamente.

Então, se pensarmos que o papel de uma companhia dentro da comunidade é proporcionar uma melhora na economia local, atrair profissionais para novas oportunidades, gerar interesse da sociedade para as questões em que acredita, e ainda oferecer uma potencial melhora no poder de compra da população, o cenário é realmente otimista e interessante.

É bom lembrar também que à medida que a empresa oferece esse leque enorme de possibilidades para profissionais, clientes e parceiros, ela ganha ainda mais admiração e passa também a ser espelho para novos negócios que começam a surgir. Indo além, muitas startups, por exemplo, nascem com ideias que surgiram de experiências em grandes corporações.

Tudo isso reforça que, não só para o bolso dos moradores de uma determinada região, mas para o bolso de todo um país, digamos assim, as empresas exercem um papel decisivo em estratégias econômicas, de comportamento, tendências, novidades e coisas que caem em desuso — como o papel!

Enfim, olhar para o poder de compra é, com certeza, atribuir esse impacto interessante a influencia das companhias instaladas em locais estratégicos.

Considerações finais

Como você viu, o impacto das organizações na sociedade é algo de extrema importância e que merece cuidado, dedicação e atenção para a criação de soluções que sejam ótimas para todos. O que uma empresa nunca pode deixar de lado é o foco na comunidade em que está, pois isso começará a gerar situações conflitantes e o negócio pode ganhar má fama.

É preciso se integrar com a sociedade, fazer realmente parte dela para que tudo ande nos conformes e os profissionais se sintam atraídos em trabalhar com a companhia. Isso também acaba gerando maior interesse por parte de clientes e até ganha uma bandeira de aprovação pela população dos entornos.

Quanto mais uma empresa mostrar que está ali para fazer a diferença e não apenas lucrar com o que produz, mais essa companhia ganhará clientes fieis e uma sociedade inteira que a reconhece e acredita em seus valores. O mercado é apenas uma parcela disso tudo, claro, com sua devida importância. Porém, sem apoiadores, como um negócio se sustenta?

No mais, o que vale é contar com uma equipe e um excelente clima organizacional para conseguir alcançar esses e outros objetivos que tenham como meta algo essencial: a inclusão da empresa no meio em que ela está.

Aproveite e estimule os colaboradores a sempre trazerem ideias novas, diferentes, que possam contribuir para um crescimento saudável e repleto de boas ações para toda a sociedade. Você verá a diferença ao longo do tempo.

Lembre-se de compartilhar este artigo!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Receba as últimas novidades sobre treinamentos e desenvolvimento humano

tudo sobre desenvolvimento de pessoas, capacitação & RH.

Mais do Portal

impacto socio econômica das organizações na sociedade

O impacto das organizações na sociedade

Comumente devido ao dia dia esquecemos da importância que uma empresa tem na sociedade. Você que possui uma empresa, já parou para pensar do papel importantíssimo que você está desempenhando? Indiferente do tamanho da sua empresa, ela exerce um papel fundamental na sociedade.

confiança no ambiente de trabalho

Tipos e pilares da confiança no ambiente de trabalho!

Algumas maneiras comprovadas de construir confiança no ambiente de trabalho requerem muito mais do que se pode imaginar. Se tornou líder de alguém? A comunicação eficaz pode lhe ajudar. Confiança é a base de todos os relacionamentos de sucesso. Saiba como se tornar mais confiante no trabalho.

Conheça um de nossos treinamentos pela voz do nosso CEO.
Vídeo online sem interação humana.

Assistir agora

Fique por dentro dos próximos treinamentos, webinários ao vivo e programe-se para participar de algum deles no melhor momento para você.

Agendar

Quer mais informações?
Descubra como o Google, Facebook, Bradesco, Syngenta e outros clientes tem investido na formação de seus líderes e como você pode trazer nossas metodologias para sua empresa.

Solicitar contato