Liderança à distância: saiba quais estratégias adotar para vencer este desafio

Liderança à distância: Dicas e maiores desafios. Como motivar e liderar a equipe neste novo formato. Mais sobre um planejamento estratégico e novas tendências.

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liderança à distância

O avanço da tecnologia trouxe uma série de mudanças para o mundo do trabalho. Entre elas, houve a abertura para a possibilidade do trabalho remoto, chamado de home office. Ou seja, ao invés de sair todos os dias para trabalhar na empresa, o profissional pode realizar as suas atividades sem sair de casa, utilizando o computador para concluir tarefas e entregar resultados.

No Brasil, em 2018, haviam 3,8 milhões de brasileiros trabalhando em home office. Esse foi o recorde registrado pelo IBGE, ou seja, o número era muito maior quando comparado aos anos anteriores. Isso indica uma tendência de crescimento desse tipo de trabalho, o que traz um novo desafio para as empresas: a liderança à distância.

Quer saber quais são as melhores estratégias para gerenciar times em home office? Então continue a leitura e descubra!

Planeje as atividades

Em um regime de home office, as atividades desenvolvidas dentro da empresa passam a ser realizadas na casa dos colaboradores. Dessa forma, o planejamento ganha um lugar ainda mais central para o sucesso da gestão desse tipo de time. Isso porque é ele que direcionará as atividades dos colaboradores, de forma a evidenciar o que deve ser feito, qual o prazo para a realização de cada uma das tarefas e quais os resultados esperados.

Portanto, invista em um planejamento de qualidade e detalhado para o time. Mostre como cada uma das atividades influencia nos resultados da equipe como um todo e o que é esperado de cada um dos profissionais. Além disso, colete feedback dos colaboradores em relação à viabilidade de colocar o planejamento em prática de forma a garantir que ele será cumprido.

Invista na comunicação constante

Quando você trabalha dentro de uma empresa, encontra o seu time todos os dias e passa horas no mesmo espaço físico. Dessa forma, no caso de dúvidas, conflitos ou obstáculos, os profissionais podem entrar em contato direto com você e os problemas serão resolvidos rapidamente.

Isso não acontece no home office, uma vez que cada um está em um local diferente e, muitas vezes, até em países ou continentes distantes. Dessa forma, é importante que você invista na comunicação fluida e constante com os profissionais que fazem parte da equipe de forma a garantir que os problemas também sejam resolvidos imediatamente.

Para isso, busque uma plataforma de comunicação que seja eficaz para você e seus colaboradores. Também invista em reuniões constantes, por videoconferência e esteja disponível para solucionar problemas e dúvidas durante o horário de trabalho.

Estabeleça metas e objetivos

Além de garantir um bom planejamento das atividades, a liderança à distância de qualidade exige que todo o time tenha consciência de quais são os resultados esperados e objetivos de cada uma das atividades. Isso, além de auxiliar na motivação e alinhamento do time, ainda melhora o seu controle sobre os resultados.

Portanto, defina o objetivo central de cada projeto e atividade, o que deve nortear o trabalho dos colaboradores. A partir disso, estabeleça metas de produtividade e resultados e crie indicadores. Além disso, não se esqueça de mensurar os resultados com periodicidade para acompanhar o andamento das metas do time.

Crie uma cultura de feedback

O feedback constante e de mão dupla é essencial em qualquer equipe, o que inclui um time à distância. Dessa forma, trabalhe para criar uma cultura de feedback com a sua equipe.

Isso exige que todos sejam capacitados para dar e receber feedbacks assertivos, tanto você quanto os profissionais que fazem parte da equipe. Além disso, é importante que essa seja uma prática frequente, de forma que seja natural que um colaborador receba um feedback de um colega ou do líder, fazendo com que todos trabalhem juntos para a melhoria constante da qualidade dos resultados gerados.

Garanta um alinhamento com o time

O trabalho home office tem uma grande vantagem para os colaboradores: na maioria das vezes, ele permite maior flexibilidade em relação à rotina de trabalho, permitindo que o trabalhador concilie atividades pessoais com as profissionais, de acordo com a demanda e necessidade de cada uma delas.

Porém, pode ser difícil alinhar todos os colaboradores, de forma a garantir que eles estejam trabalhando sempre ao mesmo tempo. Isso não é um problema, desde que você seja capaz de determinar um horário no qual todos precisam estar presentes de forma a garantir o alinhamento entre os profissionais que fazem parte da equipe. Portanto, estabeleça, pelo menos uma vez por semana, um momento de troca de informações, ideias, dificuldades e problemas por parte de todo o time, de forma que os trabalhadores se mantenham informados e integrados.

Utilize a tecnologia como aliada

A tecnologia pode ser a sua maior aliada na hora de exercer a liderança à distância. Isso porque existem diversos softwares e plataformas que permitem que você organize as atividades a serem realizadas por toda a equipe, se comunique com os profissionais e acompanhe os resultados em tempo real.

Portanto, pesquise quais são as opções disponíveis no mercado e invista na que se adequa melhor às suas necessidades. Você pode, por exemplo, utilizar o Trello para organizar as tarefas dos projetos em andamento e acompanhar o status de cada uma delas em tempo real.

Auxilie na gestão do tempo da equipe

Um dos grandes problemas de quem trabalha home office é a gestão do tempo. Afinal, há mais distrações dentro de casa do que no ambiente da empresa, o que pode prejudicar a produtividade e o trabalho do time.

Dessa forma, na hora de criar uma liderança à distância, invista na capacitação e conscientização do time em relação à gestão do tempo. Ensine técnicas de produtividade para os colaboradores, assim como metodologias para evitar a distração. Além disso, busque cursos e capacitações adequadas para auxiliá-los a lidar com essa nova realidade de trabalho.

O trabalho home office é extremamente vantajoso para a empresa e colaboradores. Isso porque ele reduz custos da organização e ainda pode aumentar a produtividade do time. Já os colaboradores, nessa modalidade de trabalho, são capazes de conciliar as suas tarefas pessoais e profissionais com harmonia e economizam o tempo de deslocamento até o local de trabalho. Portanto, siga as nossas dicas e comece agora mesmo a enfrentar os desafios que a liderança à distância coloca para a empresa e aproveite todos os benefícios que o home office pode gerar!

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre o trabalho à distância? Então leia agora mesmo a nossa pesquisa sobre os desafios do home office!

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