Confira as 6 maiores vantagens do people analytics

Vantagens e benefícios ao aplicar people analytics e transformar a gestão de pessoas. O que é, definição, dados poderosos para crescer.

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people analytics

Usar as informações de modo correto é fundamental para qualquer negócio. Geralmente, quanto melhor for uma análise prévia, maiores serão as chances de sucesso da empresa. Por isso, os empreendimentos estão buscando cada vez mais formas de mapear condições e comportamentos que ajudem positivamente seus funcionários — e um dos melhores recursos usados é o people analytics.

Mas, afinal, o que é o people analytics? Bom, podemos dizer que consiste no uso de dados para realizar gestão de pessoas, subsidiando as estratégias e as decisões em análises de uma grande quantidade de informações o que torna a atividade de gerenciamento de pessoal muito mais eficiente.

Agora você vai descobrir quais são as principais vantagens que ela pode trazer para o seu negócio. Boa leitura!

1. Aprimora os insighs

O people analytics auxilia a corporação a fazer a análise da vida profissional do colaborador. Para tanto, rastreia os dados que estão ligados ao seu comportamento com clientes e colegas de trabalho, ao seu desempenho e ao modo como eles gastam seu tempo.

Sem contar que os dados coletados podem ser utilizados pelo setor de recursos humanos para identificar grandes talentos e investir ainda mais neles. É importante saber que o people analytics fornece melhores insights sobre os colaboradores, além de moldar as estratégias para aumentar a retenção, motivação e o engajamento dos profissionais.

2. Aumenta a retenção de talentos

O people analytics é uma forma de identificar as razões por trás da taxa de retenção dos colaboradores. As análises mostram os motivos pelos quais os funcionários ficam ou saem. Para tanto, há várias ferramentas, como:

  • avaliações da equipe;
  • pesquisas de satisfação de colaboradores;
  • entrevistas de saída;
  • e muitas outras.

3. Contribui para a melhor experiência do colaborador

Os especialistas em RH estão descobrindo que melhorar e aumentar o sentimento de pertencimento dos colaboradores dentro dos negócios pode aumentar a produtividade. Logo, analisar o quanto é forte esse sentimento de pertencimento, assim como o que está contribuindo para isso, sem dúvidas, pode ajudar a melhorar a cultura da empresa, criando um ótimo ambiente de trabalho para todos.

4. Reduz custos

Uma preocupação empresarial da atualidade é diminuir gastos, e isso torna-se totalmente possível com o people analytics. A metodologia ajuda na contratação de profissionais alinhados, que apresentam menor chance de deixar a empresa. Além disso, direciona melhor a equipe de funcionários, tornando o treinamento mais produtivo e, claro, evitando o desperdício de recurso.

5. Proporciona melhoria de resultados

O people analytics fornece os dados corretos ao gestor e, dessa forma, otimiza as chances de que excelentes resultados sejam alcançados. É possível, por exemplo, ter uma eficiência maior na contratação de novos colaboradores, o que reduz o nível de turnover, contribuindo para a formulação de times de sucesso dentro da empresa.

6. Ajuda no recrutamento de perfis ideais para a empresa

O people analytics ajuda o RH a escolher os melhores futuros profissionais com base em dados históricos. Sem contar que com o people analytics o recrutador vai ter a oportunidade de aprender mais sobre os candidatos a partir de banco de dados de currículos online, perfis de mídias sociais, aplicativos etc.

Por já contar com um registro de padrões identificados previamente, a empresa pode saber qual o perfil ideal que o colaborador deve ter para ser recrutado.

O uso do people analytics tem se tornando uma realidade no ramo empresarial, afinal, é uma forma de melhorar a assertividade da gestão de pessoas. Sendo assim, implementar o people analytics pode ser de grande ajuda para a criação de um ambiente transparente. A partir das medidas que forem adotadas e da análise dos dados coletados, a diretoria e os funcionários podem se comunicar e caminhar sempre juntos em prol das metas e dos objetivos da empresa.

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