8 perguntas e respostas sobre comportamento organizacional

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comportamento organizacional

As atitudes que cada membro de uma equipe apresenta no dia a dia de trabalho têm grande impacto no desempenho de qualquer empresa. Elas afetam diversas relações interpessoais entre os profissionais, o que também influencia sua produtividade. Por isso essas atitudes são estudadas sob o contexto do comportamento organizacional.

O comportamento organizacional funciona de maneira particular em cada empresa. Ele é composto por aspectos como metodologias, objetivos e crenças que são compartilhadas entre os membros da organização, sejam os funcionários, sejam os gestores.

O ambiente laboral passou por uma série de mudanças resultantes de contribuição da geração Y, que rompeu com a formalidade nas relações. Isso ajudou a construir um clima organizacional mais descontraído e humanizado.

Em outras palavras, hoje em dia é o comportamento das pessoas que constrói a ambiente. Neste conteúdo, abordaremos as principais dúvidas sobre o assunto. Continue a leitura para saber mais!

Ainda está confuso em relação a como colocar isso em prática? Neste conteúdo, abordaremos as principais dúvidas sobre o assunto. Continue a leitura para saber mais!

1. O que é comportamento organizacional?

O termo “comportamento organizacional” resulta da somatória dos comportamentos de cada profissional que integra a estrutura de uma empresa.

Assim, podemos afirmar que a individualidade é uma das categorias de estudo do comportamento na organização. Com base na ideia de que cada colaborador exerce influência sobre o conjunto, podem ser realizadas análises sobre como eles contribuem para a cultura da empresa.

Neste aspecto, é feito o levantamento de todas as características e fatores que possam contribuir para os comportamentos do indivíduo, assim como para sua produtividade, motivações, habilidades e capacidades profissionais. O estudo individual visa mapear os fatores externos presentes na empresa que influenciam suas ações.

É sempre possível aprofundar esses estudos, já que os comportamentos individuais, sociais e organizacionais são altamente complexos. Enquanto você continuar estudando as atitudes da sua equipe, sempre encontrará novas questões a serem abordadas e mais pontos de aprimoramento.

Dessa forma, é possível verificar o que pode ser desenvolvido para gerar um ambiente laboral mais harmonioso e humanizado. Outra vantagem de entender o comportamento individual é a gestão da quantidade e complexidade das responsabilidades delegadas para cada membro da equipe. Desse modo, elas podem ser distribuídas com mais eficiência, levando em conta as capacidades e talentos de cada um.

2. Quais são os níveis de comportamento organizacional?

Com a finalidade de compreender melhor os comportamentos e as suas motivações dentro das organizações, pesquisadores da VitalSmarts o fracionaram em três níveis distintos. A seguir, mostraremos mais detalhes sobre cada um deles. Veja como aplicá-los em sua empresa para elevar a performance.

Individual

É a área de estudo sobre os fundamentos na conduta de cada indivíduo e como isso influencia o ambiente ao seu redor. Abrange as atitudes, valores e percepções de cada colaborador. Além disso, também se dedica ao papel das emoções e da personalidade no comportamento organizacional. A forma como é feito o processo decisório e as motivações pessoais também influenciam esse nível. Isso ajuda a entender melhor o perfil do profissional e como ele se encaixa na dinâmica da empresa.

Social

É o nível em que são ponderados os modelos de comportamento em equipe. Em outras palavras, é quando são abordados temas pertinentes às tomadas de decisões e à comunicação dos grupos. Essa modalidade também abrange confiança, política, poder, dinâmicas de liderança, resolução de conflitos e sistemas de negociações entre os colaboradores.

A partir dessas avaliações, você pode compreender melhor o papel social de cada um dentro do grupo e como eles se comportam em diferentes situações.

Organizacional

É o nível em que o comportamento organizacional é abordado de maneira mais panorâmica, a fim de entender como ele pode ser afetado por variadas dimensões da empresa. Nele, são abordados temas como práticas de recursos humanos e políticas corporativas.

O objetivo principal é estudar como tais fatores podem influenciar a cultura organizacional e o comportamento dos colaboradores.

3. Como o comportamento organizacional afeta as relações profissionais?

Pela perspectiva dos relacionamentos profissionais, o comportamento organizacional tem uma função de destaque em todos os espectros em que está inserido.

Do ponto de vista individual, é ligado à personalidade e às experiências subjetivas vivenciadas por cada um, com destaque para a percepção, a motivação, o aprendizado e a capacidade de solucionar os principais desafios corporativos.

Já em relação ao âmbito social, podemos afirmar que, quando em grupo, as pessoas desenvolvem uma identidade coletiva que normalmente supera a face individual. Ou seja, existem questões grupais que alteram o comportamento de cada um, criando códigos de conduta ligados a determinados ambientes sociais.

Vale mencionar, ainda, que há o ponto de vista da empresa. Com toda a sua cultura, objetivos e valores, ela molda e é moldada — o modelo de gestão, o sistema hierárquico, os treinamentos e até mesmo a influência de lideranças são afetados pelo pelo comportamento organizacional.

Por mais que o negócio tenha um papel ativo na regulação das atitudes, aquilo que os membros da equipe pensam e fazem ainda é um fator central para o comportamento geral da organização.

Dessa forma, é correto afirmar que ele tem um papel decisivo nas relações profissionais, gerando consequências diretas nos resultados da empresa, como:

  • rotatividade de colaboradores;
  • qualidade do relacionamento entre equipes e líderes;
  • saúde ocupacional;
  • capacidade de inovação;
  • produtividade;
  • criatividade;
  • satisfação pessoal e profissional;
  • qualidade do relacionamento com o cliente.

Todos esses aspectos são desenvolvidos e modificados com base no comportamento organizacional, somado às condições de trabalho oferecidas pela empresa.

4. Por que reforçar a cultura organizacional?

Empresas são compostas por metodologias de trabalho, processos operacionais, equipamentos, capital financeiro e — acima de tudo — pessoas.

Os colaboradores são tão ou mais importantes quanto os insumos de produção, produtos ou serviços comercializados. Sem eles, a empresa simplesmente não funciona e, por isso, é imprescindível analisar, estudar e compreender o comportamento organizacional.

Cada colaborador contribui diretamente para que o trabalho seja desenvolvido com sucesso. Como sabemos, o modo de pensar e agir de cada um exerce influência sobre variados fatores. Por exemplo:

  • a motivação;
  • a construção de um ambiente saudável;
  • a qualidade das tarefas realizadas;
  • e a produtividade.

Um profissional com comportamentos inadequados pode gerar resultados menos relevantes ou até mesmo negativos, com grandes impactos no desempenho coletivo.

O que queremos dizer é que posturas nocivas costumam aumentar o estresse e afetar a produtividade de todos no trabalho, consequentemente prejudicando os resultados organizacionais como um todo.

Além disso, a competitividade no meio empresarial é cada vez maior e isso não é novidade, concorda? Dessa forma, é fundamental ter colaboradores que vistam a camisa da marca e que estejam constantemente engajados.

No entanto, para que isso aconteça é necessário que a empresa contribua para melhorar as interações profissionais, por meio de incentivos, treinamentos e a reeducação contínua de seus valores e princípios.

5. Como funciona a ética da avaliação do comportamento organizacional?

Uma das principais características do profissional atual é que ele busca relações de trabalho mais horizontais, em que cada colaborador tenha sua relevância e sua responsabilidade dentro da organização.

Porém, uma parte da avaliação e regulação do comportamento organizacional é justamente fazer com que o indivíduo mude algumas atitudes, o que pode gerar certos problemas posteriores.

Antes, durante e após qualquer análise, é importante ter alguns princípios éticos em mente para promover mudanças saudáveis e positivas dentro da sua equipe.

Em alguns casos, uma mudança que pareça mais rentável para o negócio pode ter consequências negativas no comportamento dos seus colaboradores no médio e longo prazo.

6. Como consolidar a cultura organizacional?

Toda empresa tem uma cultura organizacional, mesmo que ela não reflita o comportamento desejados. Portanto, é essencial incentivar os valores que você deseja que sejam parte fundamental do negócio.

Veja agora como solidificar a cultura organizacional na sua organização.

Incentive-a entre os colaboradores

Disseminar o comportamento organizacional é uma estratégia para melhorar hábitos dentro da empresa e, consequentemente, encantar o cliente interno. Portanto, você precisa engajar cada colaborador.

Quando hábitos já estão enraizados, pode ser um pouco complicado mudá-los. Afinal, por que o colaborador mudaria um comportamento que já tem há anos e o percebe em todas as instâncias da empresa? Portanto, planeje ações que mostrem como a mudança vai trazer benefícios para todos os trabalhadores.

No planejamento, crie ações que visem a conscientização das equipes sobre a importância de um bom comportamento organizacional no dia a dia. Palestras, workshops e meios de comunicação interna vão nutrir e incentivar esses novos hábitos entre os colaboradores.

Comece pelo líder

O líder deve refletir o comportamento que ele deseja que os colaboradores tenham. Gestores distantes, que não se comprometam com horários e projetos, destratem equipes e exijam altíssima carga de trabalho trarão resultados terríveis para o clima organizacional da empresa.

Ninguém se sentirá incentivado a seguir um bom comportamento que não seja percebido em todos os segmentos do negócio.

Considere a opinião do colaborador

Cultura é o conjunto de hábitos de um determinado local, portanto influencia e é influenciada por todos os envolvidos. Considere a opinião e as críticas do colaborador para que, assim, ele tenha disposição de disseminar o comportamento desejado pela empresa.

Faça enquetes e questionários periodicamente e, sempre ao final de uma ação, pergunte aos colaboradores o que eles acharam. Use as ferramentas de comunicação interna para ter esse retorno.

Também mantenha o departamento de recursos humanos sempre à disposição para ouvir a opinião de cada colaborador.

7. Como é feita a avaliação do comportamento organizacional?

A condução dessa análise pode tomar diversas formas dentro da sua empresa, variando de acordo com o seu perfil, com o tipo de comportamento que você deseja identificar, dentre outros fatores.

Conhecer os diferentes métodos e suas aplicações dará bem mais flexibilidade para realizar o processo e obter melhores resultados.

Algumas ferramentas comuns de avaliação utilizadas nesse contexto são:

  • entrevistas individuais;
  • testes psicológicos;
  • observações do dia a dia;
  • relatórios e questionários objetivos.

Estude cada uma delas e experimente um pouco com suas aplicações. Logo você se sentirá mais confortável para tirar conclusões com base nesses recursos.

É essencial acompanhar de perto essa movimentação para a mudança de comportamento na empresa. Medir uma vez o comportamento organizacional é entender também fatores psicológicos dos relacionamentos entre colaboradores e a empresa.

Embora o profissional de recursos humanos disponha de várias ferramentas para aferir estas impressões, a mais importante e eficiente medida continua sendo a pesquisa.

A pesquisa é uma ferramenta para levantar as necessidades das equipes. Você consegue apurar pontos fortes, fracos, expectativas e frustrações dentro da empresa.

É essencial, claro, que o profissional perceba mudanças a partir dos seus relatos. Não adianta coletar informações e não colocar o que é dito em prática para aperfeiçoar o comportamento da empresa com o colaborador.

Outro fator importante da pesquisa organizacional é que, implicitamente, a empresa está dizendo que quer ouvir as equipes. É muito mais fácil fazer o colaborador falar quando você se dispõe a ouvi-lo.

Este trabalho é feito constantemente. As necessidades e problemas mudam com o tempo.

Uma ótima ferramenta para avaliar o comportamento individual é o feedback 360. Além de analisar o desempenho profissional do colaborador, ela é capaz de mensurar o comportamento coletivo, incluindo questões éticas dentro do ambiente de trabalho.

Um fator positivo do feedback 360 é contar com a opinião não só do gestor, mas dos colegas de equipe, do fornecedor, cliente e do próprio colaborador sobre seu desempenho. Como é uma avaliação em grupo, você tem uma noção muito mais precisa sobre o comportamento do colaborador.

8. Quais são os resultados de um bom comportamento organizacional?

Claro que a execução desses processos de avaliação e todo o esforço para influenciar o comportamento dos colaboradores na empresa não é sem propósito.

Com a melhor adequação de cada profissional ao ambiente de trabalho, é possível obter diversas vantagens, principalmente no que diz respeito à cultura organizacional. Com um ambiente de trabalho mais positivo e bem coordenado, você logo verá como o desempenho geral dos seus colaboradores tende a aumentar.

Como você pôde conferir, o comportamento organizacional é resultado de um conjunto de fatores. Os aspectos e características pessoais de cada colaborador são fundamentais, já que influenciam a forma como cada membro age e interage com seus colegas de trabalho, clientes e gestores. Entender essa dinâmica é fundamental para garantir um ambiente mais produtivo, harmonizado e humanizado.

Você ainda tem alguma dúvida sobre o assunto? Quer entender melhor como podemos ajudar? Então entre em contato para saber mais!

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