Durante a pandemia, em especial no ano de 2020, o home office se tornou uma grande realidade e podemos dizer obrigação para grande parte das empresas, tornando-se a principal modalidade de trabalho para muitos profissionais, não é mesmo? Mas, mesmo que a totalidade ou parte do time atue de casa, uma organização adepta deste sistema precisa estar ciente da importância de desenvolver ações de endomarketing.
A comunicação interna é ainda mais importante quando envolve aspectos como a distância, e deve estar entre as prioridades da empresa. Apresentamos aqui algumas ações de endomarketing para home office que podem ser colocadas em prática rapidamente. Continue a leitura e saiba quais são elas!
1. Meios de comunicação internos
A comunicação é um dos aspectos mais importantes quando o assunto é endomarketing. Por mais que os colaboradores não estejam fisicamente na empresa, é necessário manter canais eficientes para o compartilhamento de informações oficiais e para outros tipos de interação.
Considere investir em uma revista ou um jornal em meio digital. Você pode abordar assuntos importantes relacionados ao negócio, como novas negociações, eventos da empresa e assuntos que integrem os times. Também é interessante criar grupos nos aplicativos de mensagem, tanto para assuntos de trabalho quanto para o compartilhamento de fotos de pets, indicações de filmes e livros etc.
2. Ações de reconhecimento
O reconhecimento está entre as ações de endomarketing para home office que mais valem a pena manter. Como existe uma tendência ao sentimento de isolamento no caso do trabalho remoto, é importante reforçar a importância de cada profissional no time. Dessa forma, as conquistas continuam acontecendo.
Mantenha os programas de reconhecimento e anuncie os destaques, com premiações, em eventos online. Você pode enviar um presente aos colaboradores premiados e ainda reunir o time em uma videoconferência para celebrar.
3. Eventos online para integração
Os eventos online estão em alta entre as ações de endomarketing para home office. Seja uma reunião sobre um assunto restrito de trabalho, seja um happy hour a distância, vale disponibilizar um horário para unir as pessoas em uma mesma conversa.
Além disso, aproveite para não deixar nenhuma data especial ou momento festivo passar em branco. Aproveite para reforçar o engajamento comemorando:
- os aniversários dos funcionários;
- os aniversários do tempo de empresa;
- a chegada de um novo membro na família de alguém;
- as conquistas profissionais dos times;
- as metas alcançadas;
- as datas comemorativas.
4. Mural virtual de elogios
Outra estratégia que funciona muito bem é o mural virtual de elogios, aberto para que cada colaborador reconheça e destaque os feitos dos colegas em público. Se for possível enviar vídeos e fotos, a conexão se torna ainda maior.
Você também pode adotar uma ação de incentivo para as reações e os comentários de todos, especialmente daqueles que ocupam cargos de liderança. Essa é uma atitude bastante motivadora, que contribui para o aumento da confiança dos profissionais.
Todas essas ações podem ser colocadas em prática aos poucos, recebendo o feedback dos colaboradores quanto à implementação de cada uma delas. Assim, você saberá onde está errando e acertando, podendo ajustar as pontas para criar mecanismos que sejam realmente vantajosos para os times de trabalho.
É muito importante que todo esse processo seja monitorado de perto e tenha um acompanhamento efetivo. Tão relevante quanto a implementação dessas ações é se certificar de que essas medidas estão mesmo fazendo a diferença no dia a dia dos trabalhadores — do contrário, são custos desnecessários.
Agora que você já sabe quais são algumas das alternativas de ações de endomarketing para home office, que tal ficar de olho nos principais problemas enfrentados nessa modalidade de trabalho? Saiba o que fazer quando estão falando pelas suas costas!