Comunicação Interna: dicas para conectar mensagens, mentes, corações e pessoas no trabalho

A comunicação com funcionários é sempre um ponto delicado em absolutamente qualquer empresa. Isso se deve principalmente ao fato de que as pessoas têm formas diferentes de interpretar as mensagens e, além disso, muitos gestores também não dão a devida atenção para tentar tornar essa troca mais limpa e objetiva.
Pensando nisso, elegemos algumas informações relevantes e dicas úteis para melhorar a comunicação interna na sua empresa. Por isso, se você quer trabalhar esse aspecto com a equipe, é melhor ficar de olho. Aproveite a leitura!
A comunicação interna é a troca de mensagens feita entre duas ou mais pessoas em uma empresa. Ela é composta de um emissor, um receptor (ou mais) e da mensagem em si. E, basicamente, ela acontece o tempo todo, de uma maneira formal ou mesmo informal.
O principal motivo da comunicação com funcionários é fazer com que as mensagens sobre metas, objetivos, tarefas e afins sejam compartilhadas na empresa. Em alguns casos, ela acontece de forma totalmente informal — como uma conversa de corredor — e, em outros, de forma extremamente formal — como um pronunciamento da direção.
A comunicação é parte fundamental da vida humana, com isso, ela também se torna importante dentro das empresas. O que acontece é que ela é praticamente inata e vai ocorrer mesmo que ninguém esteja zelando por ela.
No entanto, é preciso ficar atento, porque existem estratégias para tornar a comunicação com funcionários mais assertiva. Isso serve principalmente para evitar informações distorcidas, interpretações equivocadas, murmurinhos de corredor e assim por diante.
A comunicação também pode assumir várias formas, seja ela:
Entender como usar a comunicação certa em cada caso pode proporcionar diversos benefícios.
Também é possível identificar diferentes instrumentos para que a comunicação com funcionários seja viável e, mais do que isso, efetiva na empresa. Confira os principais:
Existem algumas táticas e estratégias que podem servir como um recurso valioso para melhorar a comunicação com o seu time:
Com esses cuidados, você certamente conquistará uma comunicação mais fluida com o time, sem tantos desentendimentos e conflitos interpessoais. Com o tempo, se tornará cada vez mais automático optar por mensagens claras e objetivas, sem margem para interpretações equivocadas.
Gostou do que viu por aqui? Então, deixe o seu comentário!