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Comunicação Interna: dicas para conectar mensagens, mentes, corações e pessoas no trabalho

Comunicação Interna: dicas para conectar mensagens, mentes, corações e pessoas no trabalho

A comunicação com funcionários é sempre um ponto delicado em absolutamente qualquer empresa. Isso se deve principalmente ao fato de que as pessoas têm formas diferentes de interpretar as mensagens e, além disso, muitos gestores também não dão a devida atenção para tentar tornar essa troca mais limpa e objetiva.

Pensando nisso, elegemos algumas informações relevantes e dicas úteis para melhorar a comunicação interna na sua empresa. Por isso, se você quer trabalhar esse aspecto com a equipe, é melhor ficar de olho. Aproveite a leitura!

O que é comunicação interna?

A comunicação interna é a troca de mensagens feita entre duas ou mais pessoas em uma empresa. Ela é composta de um emissor, um receptor (ou mais) e da mensagem em si. E, basicamente, ela acontece o tempo todo, de uma maneira formal ou mesmo informal.

Qual é o seu objetivo?

O principal motivo da comunicação com funcionários é fazer com que as mensagens sobre metas, objetivos, tarefas e afins sejam compartilhadas na empresa. Em alguns casos, ela acontece de forma totalmente informal — como uma conversa de corredor — e, em outros, de forma extremamente formal — como um pronunciamento da direção.

Por que ela é importante?

A comunicação é parte fundamental da vida humana, com isso, ela também se torna importante dentro das empresas. O que acontece é que ela é praticamente inata e vai ocorrer mesmo que ninguém esteja zelando por ela.

No entanto, é preciso ficar atento, porque existem estratégias para tornar a comunicação com funcionários mais assertiva. Isso serve principalmente para evitar informações distorcidas, interpretações equivocadas, murmurinhos de corredor e assim por diante.

Quais são os tipos de comunicação interna?

A comunicação também pode assumir várias formas, seja ela:

  • escrita — como notificações, e-mails, contratos, notas etc.;
  • oral — como conversas entre colegas, pronunciamentos, reuniões, workshops etc.;
  • vertical — de superiores para subordinados e vice-versa;
  • horizontal — entre os pares de uma mesma função.

Entender como usar a comunicação certa em cada caso pode proporcionar diversos benefícios.

Quais são os instrumentos da comunicação interna?

Também é possível identificar diferentes instrumentos para que a comunicação com funcionários seja viável e, mais do que isso, efetiva na empresa. Confira os principais:

  • intranet — esse é um sistema interno onde podem ser criados murais com notificações, compartilhados eventos importantes e enviada uma informação em massa;
  • e-mail — é geralmente usado no contato com clientes ou naqueles casos em que a comunicação precisa ficar registrada de alguma maneira;
  • reuniões — servem para trocar ideias e tomar algumas decisões mais rápidas do que na comunicação por escrito, por exemplo;
  • contratos — têm a finalidade de comunicar a qualquer leitor os termos de um acordo entre duas ou mais partes, de maneira extremamente formal.

Que boas práticas podem ser usadas para melhorar a comunicação?

Existem algumas táticas e estratégias que podem servir como um recurso valioso para melhorar a comunicação com o seu time:

  • conheça bem sua empresa e os colaboradores;
  • incentive a comunicação clara e acessível entre todas as pessoas;
  • simplifique os termos e certifique-se de que todos compreenderão a mensagem;
  • seja transparente com os funcionários e não omita informações relevantes.

Com esses cuidados, você certamente conquistará uma comunicação mais fluida com o time, sem tantos desentendimentos e conflitos interpessoais. Com o tempo, se tornará cada vez mais automático optar por mensagens claras e objetivas, sem margem para interpretações equivocadas.

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