Liderança

Top 3 melhores ferramentas de gestão de pessoas

Equipe Aspectum
21/10/2022
Top 3 melhores ferramentas de gestão de pessoas

O gerenciamento de pessoas é importante para garantir o bem-estar de uma equipe, promover boas relações no trabalho e ajudar os funcionários a desenvolver todo o seu potencial. Para ter sucesso nessas tarefas, porém, é preciso contar com o uso de ferramentas de gestão de pessoas.

No artigo de hoje, apresentamos algumas estratégias indispensáveis para qualquer negócio, contribuindo para o desempenho individual e coletivo nos times. Continue sua leitura e saiba mais!

1. Avaliação de desempenho 360 graus

A avaliação de desempenho tem a função de analisar a performance dos colaboradores, contemplando o andamento de seu trabalho, sua evolução e pontos a melhorar. Existem várias modalidades dessa estratégia, incluindo a avaliação 360 graus, na qual os profissionais são avaliados por opiniões "de todos os lados" da organização. A pesquisa envolve os colegas, os líderes, os gestores e até mesmo os clientes, por exemplo.

Assim, obtém-se uma compreensão mais ampla de como cada funcionário é percebido. A técnica pode ser feita a partir de questionários, em que as respostas são atribuídas por meio de uma escala de pontos ou por classificações como "alto", "médio" ou "baixo" em cada questão.

Para definir os aspectos que serão abordados, é preciso considerar os principais objetivos da avaliação nesse momento. Esse é um modelo um pouco complexo e exige certos cuidados, pois os funcionários podem se sentir desconfortáveis ou assustados ao serem avaliados por todos ao seu redor. É importante deixar claro que o objetivo não é prejudicar ninguém, mas sim entender o fluxo de trabalho e promover melhorias.

Na hora da devolução, garanta a privacidade e o respeito por cada um. Seja quais forem os resultados, transmita-os com o intuito de incentivar o crescimento, não de constranger ou repreender o colaborador.

2. Feedback

O feedback é uma das ferramentas de gestão de pessoas que ajuda na motivação e no crescimento dos funcionários. Ele deve ser utilizado para apontar acertos e erros, sinalizando os pontos de melhoria e parabenizando as conquistas. Para ser eficiente, o líder deve saber aplicá-lo de forma humanizada e profissional.

Um feedback negativo ou construtivo, por exemplo, não pode constranger o funcionário ou considerar questões pessoais. Ele deve ser fornecido com calma, mostrando que a intenção é contribuir e não prejudicar. O sigilo também é essencial nessa estratégia.

3. Pesquisa de clima organizacional

Essa pesquisa tem o objetivo de avaliar a qualidade do ambiente corporativo, considerando o bem-estar físico e mental dos funcionários, as relações entre colegas e liderança e as opiniões sobre políticas e rotina. Os dados são importantes para promover um clima cada vez mais positivo, identificar demandas e otimizar a produtividade no dia a dia.

Como o clima é composto por diferentes fatores, não é possível analisar tudo de uma única vez. Assim, determine os aspectos mais importantes quando for realizar a pesquisa, considerando problemas notados nos últimos tempos ou os valores organizacionais.

Tendo em mente o que será abordado, defina o formato mais prático para aplicar a ferramenta. Isso pode ser feito por entrevistas, formulários digitais ou impressos, por exemplo. Estabeleça a data de aplicação, o prazo para respostas e o tempo para analisar os dados. Por fim, divulgue os resultados e as medidas que serão tomadas a partir desse momento.

Essas são as principais ferramentas de gestão de pessoas. Com uma aplicação contínua em sua empresa, elas trarão transformações cada vez mais positivas.

Esperamos que tenha gostado do conteúdo! Para otimizar ainda mais sua gestão, confira o nosso artigo sobre como lidar com conflitos no ambiente de trabalho!

Descubra como podemos ajudar sua liderança.

Conheça cursos e aspectos humanos para destravar o potencial máximo de sua equipe.
arrow upwards