Liderança

Desafios e Conexões Além das Fronteiras: Dominando a Gestão de Times Remotos!

Desafios e Conexões Além das Fronteiras: Dominando a Gestão de Times Remotos!

Com a pandemia da Covid-19, empresas dos mais variados nichos de atuação precisaram se adaptar para atender aos decretos municipais e estaduais que tinham como objetivo conter a propagação da doença. Nesse cenário, a gestão de times remotos se destacou e, mesmo 3 anos depois, muitas empresas ainda adotam o home office como um dos principais métodos de trabalho.

Mesmo com equipes híbridas, é preciso saber como gerenciar as pessoas que atuam remotamente, o que traz desafios como o monitoramento da produtividade e a manutenção da motivação da equipe, além da garantia de entregas de qualidade.

Neste material, nós apresentamos algumas dicas práticas para fazer essa gestão de forma eficiente. Continue a leitura e saiba mais!

Defina metas e objetivos

Independentemente se o time atua de forma remota ou presencial, é importante contar com metas e objetivos bem estabelecidos. Indicamos, inclusive, que você opte pelo modelo de OKRs. Trata-se de metas coletivas e individuais que convergem para as metas globais da organização.

Dessa forma, cada pessoa tem o entendimento sobre como as suas funções afetam os resultados e a estratégia da empresa, de modo que fique mais motivada e engajada ao exercer as suas atividades.

Priorize a comunicação

Com um cenário de empresas trabalhando de forma remota, é preciso priorizar a comunicação. Afinal, as pessoas terão momentos síncronos (de conversas em conjunto) em situações muito mais reduzidas do que em um trabalho presencial.

Dessa forma, é importante contar com ferramentas e soluções que contribuam para que esse contato seja próximo entre as pessoas. Especialmente para recém-contratados, elabore uma agenda que permita que os novos profissionais sejam ambientados à cultura e aos valores da empresa, conheçam as diferentes áreas e entendam quem é a sua equipe, além de possibilitar que se sintam parte do time em que foram inseridos.

Estimule o feedback

Feedback é uma prática na qual as pessoas trazem percepções positivas ou negativas sobre os mais diferentes aspectos de sua experiência com os colegas: sejam comportamentais, sejam em relação a algum trabalho.

Esse tipo de prática contribui para que as pessoas façam um desvio de rota sempre que necessário, de modo que haja mais satisfação da equipe e melhores resultados da empresa.

O ideal é que o feedback comece pelas lideranças e seja incentivado por elas. Ao fornecerem continuamente um retorno aos seus liderados e aos seus pares sobre o trabalho feito, consequentemente, essa cultura será implementada de forma mais natural, o que torna a gestão de trabalho remoto mais simples e eficiente.

Organize treinamentos

Por fim, entenda quais são as dificuldades e os gaps de sua equipe para realizar treinamentos que possam contorná-los. No trabalho remoto ou presencial, essa prática aumenta a motivação e o sentimento de pertencimento da equipe, o que contribui para que as demandas sejam entregues com mais qualidade e para que haja mais retenção de talentos.

Como vimos, para uma gestão de equipes remotas, é essencial contar com um bom planejamento e um estudo contínuo de melhorias a serem implementadas, além de capacitar constantemente a sua equipe.

Se você quer saber um pouco mais sobre essas capacitações, é só entrar em contato com a nossa equipe!

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