Cultura Organizacional

Treinamento a distância e seus benefícios

Treinamento a distância e seus benefícios

Nos últimos anos, o treinamento a distância ganhou grande popularidade. Muitos fatores contribuíram para isso, como o avanço tecnológico e, recentemente, o aumento do trabalho remoto. Estima-se que, daqui em diante, esse modelo de qualificação continue a crescer.

Na prática, existem muitos benefícios ligados ao treinamento a distância, como o maior grau de flexibilidade e a redução de custos, além da maior capilaridade — permitindo que mais talentos sejam alcançados. Isso beneficia tanto profissionais quanto organizações.

Nos tópicos seguintes, ganhamos profundidade no assunto. Explicamos melhor o que é e como funcionam os treinamentos a distância, bem como seus benefícios. Continue lendo.

O que é e como funciona o treinamento a distância?

Grosso modo, o processo de treinamento consiste na capacitação dos talentos, seja para o atual cargo ou posições futuras. Esse treinamento pode ser presencial, realizado dentro ou fora da empresa (como em feiras e eventos), mas pode também ser realizado a distância, de maneira virtual.

Treinamentos a distância são todos aqueles que envolvem o aprendizado virtual, de modo que os participantes não interajam presencialmente com o treinador. Logo, é um processo digital e que exige boas tecnologias, como internet e softwares. Também chamado de treinamento EAD (Educação a Distância), existem dois principais modelos, que são:

  1. síncrono — ocorre "ao vivo", com instrutor e talentos presentes no mesmo horário;
  2. assíncrono — é aquele previamente gravado e disponibilizado em uma plataforma LMS ou da Universidade Corporativa.

Atualmente, é bastante natural que o treinamento a distância seja utilizado para compor o programa de desenvolvimento das equipes de trabalho e dos seus respectivos gestores. Seu uso foi intensificado pelo avanço tecnológico e pelas medidas de distanciamento social.

Para os próximos anos, há fortes tendências em treinamento a distância, especialmente para o que é chamado de m-learning (ou mobile learning), que representa o treinamento por meio de dispositivos móveis, como smartphones. Então, é preciso ficar atento ao assunto.

Quais os principais benefícios do treinamento a distância?

O modelo de treinamento a distância é interessante e envolve várias novidades, mas quais são seus verdadeiros benefícios? Novamente, há muito o que falar. Suas vantagens se estendem aos profissionais, equipes, líderes e organização de modo geral. Além de mais flexibilidade, geram autonomia e redução de recursos necessários. Entenda melhor, nos tópicos a seguir.

Aumento da flexibilidade

A flexibilidade é um importante elemento para o trabalho. Nem todos os profissionais estão disponíveis no mesmo horário ou estão no mesmo local, muitos estão em viagens ou têm reuniões simultâneas. Nesse caso, o treinamento a distância pode ser muito útil.

Treinamentos digitais permitem que os participantes participem dos mais diversos locais ou dispositivos, como smartphones ou notebooks. Quanto acontecem de maneira síncrona, isto é, ao vivo, podem ser gravados para que outros participantes assistam à aula no futuro.

Redução da necessidade de recursos

Treinamentos presenciais costumam demandar diversos recursos. Além de mais pessoas para organizar o evento, torna-se necessário mais equipamentos e recursos financeiros. Por isso, muitas vezes, acabam sendo mais dispendiosos para os empreendimentos.

Novamente, o treinamento a distância ajuda muito. Ele pode ser oferecido com a ajuda de um bom software, notebook e acesso à internet. Logo, existem menos variáveis em "jogo", o que implica menos recursos para sua organização e para a subsequente aplicação.

Capilaridade da qualificação

Capilaridade é um ponto importante. Refere-se à quantidade de pessoas que o treinamento consegue alcançar, assim como seus respectivos níveis na empresa. Quando a capacitação é muito restrita, de difícil acesso, seus efetivos positivos podem ser tênues.

Treinamentos a distância apresentam maior capilaridade, ou seja, capacidade de alcançar mais profissionais. Como os participantes conseguem acessar o treinamento em diferentes locais, dispositivos e horários, torna-se muito mais fácil participar e aprender.

Engajamento dos colaboradores

Sem engajamento, nenhum treinamento pode ser considerado bem-sucedido. Os talentos devem participar, querer aprender e interagir com o instrutor, de modo que tirem dúvidas e aprendam o que é realmente importante. Assim, o nível de aprendizado é muito superior.

Neste aspecto, o treinamento a distância ajuda muito. Ele é bem-visto pelos profissionais, que podem estudar com conforto e flexibilidade. Além disso, oferece mais privacidade, dado o relacionamento digital. Assim, gera um maior nível de engajamento, isto é, de participação.

Estímulo à autonomia

A autonomia é um elemento crítico para os profissionais e equipes. Há muitos motivos para isso, por exemplo, talentos autônomos são mais hábeis em resolver problemas, rápidos em lidar com determinadas situações e competentes para entregar grandes resultados.

Modelos tradicionais de treinamento podem exigir (e estimular) pouca autonomia. Já no treinamento a distância, o profissional tem um maior protagonismo, visto que deve definir seu ritmo e horário, bem como resolver casos/exercícios de maneira mais individual.

Maior adaptabilidade

Há, ainda, que se considerar a maior adaptabilidade. Os treinamentos a distância podem ser mais facilmente adaptados para atender as necessidades dos profissionais, equipes ou empresas de modo geral. Assim, ajustam-se aos diferentes cenários em "jogo".

Um ótimo exemplo vem da pandemia de COVID-19. Muitas organizações tiveram que migrar seus programas de qualificação para o digital, do contrário, teriam que interromper o processo de aprendizado. Assim, puderam se adaptar e continuar a crescer.

Como treinamentos a distância podem ser oferecidos?

Não existem grandes dificuldades para a aplicação de treinamentos a distância, podendo ser até bem mais fácil aplicá-los que treinamentos presenciais. Na realidade, é necessário contar com três principais coisas: uma boa plataforma, um bom instrutor e processos claros. Veja:

  1. plataforma — meio pelo qual o treinamento será oferecido, o "canal";
  2. instrutores — responsáveis pela multiplicação de conhecimento, professores;
  3. processos — conjunto de passos e políticas para acesso aos treinamentos.

Na medida em que plataforma, instrutores e processos são bem trabalhados, o treinamento a distância torna-se um verdadeiro sucesso. É sempre interessante contar com o suporte de empresas e profissionais com experiência no assunto, assim é possível eliminar eventuais erros.

Agora você está por dentro do tema e sabe muito mais sobre treinamento a distância, seus benefícios e principais práticas. Lembre-se de que investir no assunto pode gerar vantagens à empresa e seus talentos, como mais flexibilidade, capilaridade e redução de custos. Em última análise, tal investimento contribui para a criação de empresas mais competitivas.

E então, que tal continuar aprendendo conosco? Confira nosso artigo sobre treinamentos corporativos, veja quais os principais e como utilizá-los em benefício da empresa.

Fique informado ao assinar a Newsletter Aspectum

Obrigado! Seus dados foram recebidos com sucesso.
Oops! Algo deu errado. Favor tentar novamente.
Junte-se a milhares de pessoas que recebem dicas sobre crescimento humano, hábitos de alta performance, habilidades de diálogo e liderança de equipes.