Comunicação

Como desenvolver habilidades interpessoais na organização?

Como desenvolver habilidades interpessoais na organização?

O sucesso de uma organização está proporcionalmente atrelado a múltiplos fatores, como finanças sólidas e equilibradas, conhecimento do mercado em que está inserida, gestão qualificada, cultura forte, equipes com habilidades interpessoais, entre outros. Entretanto, há quem não dê a devida atenção ao desenvolvimento das habilidades interpessoais dos seus colaboradores, talvez por presumir que seja algo básico e elementar.

Contudo, independentemente do setor em que o negócio atua, esse tipo de capacidade comportamental pode contribuir positivamente para o desenvolvimento da equipe por vários motivos. Um deles é a perspectiva do aumento da produtividade do time que consegue lidar bem com divergências, enfrenta melhor os desafios e acaba por produzir mais volume de projetos e resultados. Outro motivo é o fato de proporcionar um ambiente de trabalho mais positivo, psicologicamente saudável, no qual as pessoas se sintam confortáveis e felizes de trabalhar com os seus pares, superiores e liderados.

Neste artigo, vamos expor alguns benefícios do desenvolvimento de habilidades interpessoais em organizações, definir algumas delas e compreender melhor como uma empresa pode contribuir para que a equipe atinja esse objetivo. Confira!

Principais habilidades interpessoais

Diferentemente das habilidades técnicas, nas quais existem escolas e faculdades para desenvolver, lidar com pessoas envolve a questão emocional. Melhor dizendo, as habilidades interpessoais dizem respeito à nossa capacidade de conviver, se comunicar, liderar, entre outras. É criar conexões positivas com e entre as pessoas, principalmente no universo corporativo.

Como o ambiente de trabalho é, comumente, um local com bastante diversidade, se faz necessário compreender que é muito importante saber lidar com pessoas de personalidade forte. Logo, saber conviver com as diferenças é essencial. As habilidades que ajudam as pessoas a se relacionarem mais positivamente são várias. A seguir você confere algumas que merecem atenção. Veja:

  • gestão de pessoas: saber gerir a interação entre as pessoas e dominar como essa relação funciona;
  • liderança: entender como inspirar, influenciar e gerenciar o time para alcançar resultados;
  • comunicação interpessoal: conseguir dar um bom feedback, lidar com conversas difíceis e saber se fazer entender;
  • inteligência emocional: ter a capacidade de reconhecer as próprias emoções e as dos outros;
  • negociação: ser capaz de persuadir, convencer e mediar conflitos.

Nesse contexto, vale ressaltar que as habilidades interpessoais são fundamentadas em cinco pilares. Observe a seguir.

Autoconhecimento

O primeiro pilar é o autoconhecimento, uma vez que reconhecer traços do próprio comportamento auxilia a identificar como as próprias ações afetarão os demais e vice-versa. Quando alguém conhece as próprias forças e fraquezas, essa consciência permite identificar, no outro, características que podem contribuir com os resultados de uma equipe de trabalho.

Empatia

A empatia nada mais é que saber se colocar no lugar do outro. Entender as motivações e considerar as opiniões das outras pessoas torna o indivíduo menos egoísta e ajuda a ampliar a percepção de realidade. A partir da empatia é possível desenvolver a compreensão das emoções e dos pensamentos das pessoas com quem se convive, tornando as relações mais transparentes e harmoniosas.

Assertividade

A assertividade, o terceiro pilar, diz respeito à capacidade de se expressar de forma clara e que seja entendida por todos — o que demonstra clareza nas opiniões e em suas metas. Já a cordialidade é o ato de se comunicar e tratar a todos de forma respeitosa, o que mostra consideração à equipe e facilita a formação de boas relações interpessoais no local de trabalho.

Ética

Uma pessoa que busca aplicar a ética em suas relações, se dedica a não prejudicar os demais e manter um apurado senso de justiça. É preciso lembrar de que alguns indivíduos têm certas habilidades mais desenvolvidas que outras. Portanto, é papel do gestor desenvolver soluções para que todos os colaboradores se esforcem para aprimorar, ao menos um pouco, cada uma delas para o bem da empresa.

Benefícios da adoção dessa medida

Para a empresa, investir no desenvolvimento das habilidades interpessoais das suas equipes gera colaboradores mais satisfeitos e engajados, times que produzem mais e melhor — já que se respeitam e sabem lidar com conflitos — e evita a rotatividade. Pois, cada pessoa dentro do time se sente valorizada.

Os benefícios para o colaborador incluem o desenvolvimento de pertencimento e a valorização no ambiente de trabalho. Visto que a pessoa percebe que é ouvida, que a sua opinião é levada em consideração pelos gestores. Sem contar a satisfação pessoal de saber que atua em um ambiente saudável e que contribui ativamente para isso.

Formas de a empresa ajudar no desenvolvimento das habilidades interpessoais

Considerando as ideias expostas até aqui, podemos perceber que as empresas só têm a ganhar quando os colaboradores performam bem as habilidades interpessoais. Como já foi dito, algumas pessoas desenvolvem certas habilidades em detrimento de outras. Entretanto, quando a empresa se dedica a apoiar sua equipe nesse desenvolvimento, o bom desempenho no trabalho é notório.

Investir no capital humano é uma prática das organizações bem-sucedidas. Por isso, o papel do gestor precisa ser o de orientar e motivar cada membro da equipe a desenvolver as habilidades necessárias para que a convivência entre eles seja agradável e positiva. Dessa forma, é facilmente possível alcançar todos os benefícios de um time forte. Descubra, a seguir, o que pode ser feito.

Deixar claro quais são os valores da instituição

Uma primeira dica nesse sentido, e que serve bem para toda organização, grande ou pequena, é que cada membro do time de colaboradores de uma empresa conheça e saiba quais são os valores da instituição. É importante que se dê ênfase ao contexto de priorizar as habilidades interpessoais.

Princípios como responsabilidade, respeito e transparência devem ser disseminados e o gestor precisa deixar claro que tais fundamentos devem ser colocados em prática em qualquer situação. A divulgação desses valores pode ser feita com campanhas fortes de endomarketing, no estímulo de ações ou em pôsteres distribuídos pela empresa. O importante é que seja explicado ao time o motivo pelos quais eles precisam ser respeitados e praticados.

Oferecer feedbacks

Lembra da comunicação interpessoal que abordamos anteriormente? Pois bem, dar um retorno sobre o trabalho de um colaborador é essencial para que ele desenvolva suas habilidades. Um bom gestor é capaz de comunicar a todos da equipe o que cada um está fazendo de certo ou errado. Com esse feedback, o profissional será capaz de fazer uma autoanálise e, a partir daí, aprimorar o que for preciso.

A partir dessas conversas, a equipe enxerga o líder como alguém que se preocupa com cada um dos colaboradores e que quer o melhor para a empresa. Isso pode estreitar os laços entre eles e fazer com que percebam que a equipe tem alguém com quem contar. Além disso, a partir do exemplo, desenvolvem a habilidade de dar e receber feedback de maneira mais sincera e empática.

Investir em treinamentos

Palestras motivacionais são ótimas para criar bons momentos de relações interpessoais e podem estimular a equipe a criar laços entre si. Um bom treinamento pode envolver todas as áreas de uma empresa de uma só vez e abordar assuntos como inteligência emocional no trabalho, resolução de conflitos, além de focar em assuntos como comentários desagradáveis — as famosas fofocas — e como evitá-los ou lidar com eles no dia a dia.

É preciso pesquisar bastante antes de contratar ou desenvolver o treinamento, porque é necessário que ele converse com os colaboradores de uma forma espontânea e certeira. O profissional responsável por essa tarefa precisa desenvolver a palestra para que ela agregue valor à rotina e às relações da equipe e, por isso, é bom fugir de abordagens muito engessadas.

Estimular o respeito à diversidade

Encarar de forma positiva a pluralidade presente entre os colaboradores — diferenças relacionadas à etnia, idade, religião, orientação sexual e formação cultural, por exemplo — é extremamente necessário para melhorar tanto as relações entre a equipe em si quanto a produtividade da empresa.

Quando os gestores valorizam as diferenças e reforçam o respeito a elas — além de estimular para que os colaboradores façam o mesmo —, conseguem fazer com que toda a operação seja bem-sucedida e que o ambiente de trabalho seja favorável a todos que estão incluídos nele. O que torna essa prática muito eficaz para uma boa relação entre as pessoas do grupo.

Identificar as habilidades de cada colaborador

Se a diversidade precisa ser respeitada, nada mais natural que valorizar a individualidade de cada membro da equipe. As pessoas são o pilar mais estratégico das empresas e, ao considerar a individualidade de cada colaborador, o gestor consegue potencializar as suas forças e o apoia no desenvolvimento de suas fraquezas.

Além disso, o trabalho em equipe recebe o papel de protagonista, pois, a partir do respeito à individualidade de cada colaborador, o espírito de cooperação fica mais evidente. Aqui, o gestor pode ceder espaço para que cada um colabore, dê ideias e sugestões, mostrando que a organização reconhece e valoriza os talentos que tem.

Estimular o autoconhecimento

Como dissemos, o autoconhecimento nos ajuda a entender melhor a nós mesmos e o outro. Dessa forma, oferecer oportunidades para que os colaboradores desenvolvam a compreensão de si mesmos permite que se tornem mais confiantes e, consequentemente, a equipe se torna mais coesa e madura.

O autoconhecimento é uma habilidade extremamente útil para a vida profissional em vários aspectos, pois permite que o profissional entenda o que aprecia no emprego, quais são seus valores e se eles vão ao encontro dos valores da organização em que atua. Assim, os colaboradores têm uma compreensão mais profunda da realidade em que estão inseridos e do papel que desempenham nela.

Você pode perceber que o desenvolvimento das habilidades interpessoais dos colaboradores em uma empresa é de extrema importância para o sucesso do negócio. Uma equipe que respeita as diferenças dos colegas e que sabe gerenciar conflitos, quando eles aparecem, gera muito mais lucro. Afinal, essas atitudes garantem maior produtividade.

Portanto, podemos concluir que falar de desenvolvimento de habilidades interpessoais é falar de investimento em equipes. Logo, um time bem desenvolvido entrega resultados, é ágil e comprometido com os valores e objetivos da gestão. Vale lembrar que esse é um trabalho que merece dedicação e cuidado constantes.

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