Quando uma empresa precisa contratar novos colaboradores ou desenvolver o seu time de trabalho, é necessário contar com algumas ferramentas de apoio. Em alguns casos, são utilizadas avaliações que identificam traços de personalidade dos profissionais; em outros, no entanto, um inventário comportamental é a melhor opção.
Se você não sabe do que se trata o inventário comportamental e quer entender mais sobre o assunto, continue conosco. No post de hoje, além de entender o conceito desse recurso, você descobrirá como a sua aplicação ajuda a equipe a performar melhor e quais ferramentas podem ser utilizadas nesse processo. Boa leitura!
O que é um inventário comportamental?
Inventário comportamental é a análise comportamental de cada pessoa disponível visualmente em mapeamento individual com o conjunto de competências, capacidades, características e tendências comportamentais.
O objetivo dessa ferramenta é fornecer informações relevantes para que a empresa conheça melhor cada talento e como ele se encaixa (ou não) na estratégia organizacional e para quem se melhor aproveitaria determinadas tarefas e cargos por meio da delegação de tarefas e posicionamento nos cargos. Em linhas gerais, o inventário de um profissional é uma forma de prever como ele responderá às interações e situações com a empresa, com seus pares de trabalho e como tendem a tomar decisões.
Com este recurso, é possível indicar quais são as preferências naturais de cada pessoa, além de esclarecer o modo como cada um possivelmente responderá aos estímulos fornecidos pela organização.
É uma ferramenta de extrema relevância para que o líder consiga identificar qual é o candidato ou colaborador mais alinhado a um determinado cargo ou ainda promover e desenvolver os colaboradores de acordo com as suas características individuais e mapa que se lê.
Como a sua aplicação ajuda a ter uma equipe de alta performance?
Como é de se prever, um inventário comportamental permite que a empresa faça escolhas melhores para sua equipe. Isso significa que o desenvolvimento de cada colaborador será voltado para as suas necessidades, mas, também, para suas potencialidades.
Não é novidade que nem todo profissional é adequado para assumir qualquer tipo de cargo. De acordo com as características pessoais, cada um tende a se encaixar melhor em uma função. Sendo assim, o inventário comportamental permite identificar qual colaborador se adaptará melhor em cada cargo.
Todo esse mapeamento ajuda a empresa a enriquecer os seus talentos internos, fazendo com que seus times de trabalho se tornem mais produtivos, mais satisfeitos, mais proativos e que atuem em alta performance. Em geral, o negócio se torna mais competitivo e atrativo para os profissionais que estão buscando uma oportunidade, ou seja, reforça a ideai do employer branding.
Quais ferramentas podem ser utilizadas nesse processo?
Existem diversas ferramentas que podem ser utilizadas no processo de criação de um inventário comportamental. No entanto, algumas delas são mais recorrentes pela sua eficácia. Separamos as principais delas para que você conheça melhor cada uma.
Testes de personalidade
Os testes de personalidade são uma ferramenta de nível considerado avançado. Eles buscam compreender algumas questões não tão óbvias sobre um colaborador, como detalhes do aspecto psíquico de cada pessoa, por exemplo. Isso inclui fatores como a personalidade, o emocional, as habilidades sociais e assim por diante.
Por se tratar de algo tão específico, os testes de personalidade demandam a contratação de um psicólogo, já que ele poderá atribuir um olhar mais clínico a essa situação. Testes mais superficiais podem não ser tão efetivos.
Além de ser muito utilizado nos processos seletivos, os testes de personalidade também são úteis em momentos de promoção ou desenvolvimento de um profissional na sua carreira. Seus resultados proporcionam um conhecimento mais aprofundado de cada colaborador, incluindo suas habilidades cognitivas, subjetivas, de inteligência e muito mais.
Testes de perfil comportamental
Se os testes de personalidade dizem respeito à psique do indivíduo, os testes de perfil comportamental, por outro lado, focam na forma como a pessoa se porta diante das situações às quais está exposta. Essa também é uma informação muito útil para a empresa.
Analisando rapidamente, se você soubesse como um indivíduo tende a se comportar em determinadas situações, não ficaria muito mais fácil gerenciá-lo ao longo do tempo? Isso é o que os testes de perfil comportamental proporcionam ao gestor.
Eles permitem que você identifique a capacidade de resposta de um colaborador mediante situações de estresse, de conflito, de uma decisão importante e assim por diante. Também serve para entender como as pessoas avaliam os riscos, se costumam ter um bom relacionamento interpessoal e muito mais.
Testes DISCs
O DISC é uma ferramenta mais específica, mas também se trata de um teste de perfil comportamental. Nesse caso, para chegar ao resultado desejado, toda a análise é feita em torno de quatro características centrais:
- a dominância: o modo como se lida com os problemas e os desafios;
- a influência: como uma pessoa responde à interação com outras pessoas;
- a estabilidade: como se reage às mudanças;
- a complacência: a forma como se responde às regras que são estabelecidas.
De acordo com esse teste, é possível reconhecer os pontos limitantes de cada colaborador, permitindo que eles sejam melhor explorados e trabalhados ao longo do tempo. Isso também é muito útil para entender quão alinhado um colaborador está a um determinado cargo.
Identificando a predominância de cada um dos traços mencionados, a empresa tem a oportunidade de ofertar treinamentos alinhados a cada colaborador. Isso significa que o gestor poderá ser muito mais efetivo no desenvolvimento das suas equipes.
Por que é importante saber aplicar avaliações comportamentais?
Como você viu, essas avaliações têm um papel muito importante na empresa. Por isso, é fundamental saber como aplicá-las de maneira satisfatória. O simples resultado dessas ferramentas pode mudar completamente a forma como você abordará um novo treinamento ou ainda uma nova contratação.
Além disso, sua empresa pode realmente se beneficiar a longo prazo. Afinal, terá a oportunidade de aperfeiçoar a sua cultura organizacional, melhorar o clima, elevar a motivação e a satisfação das equipes, enriquecer seu capital intelectual e muito mais.
Em um primeiro momento, será necessário identificar a missão, a visão e os valores da empresa, relacionando a eles as principais características que devem estar presentes em um profissional ideal. A partir disso, é preciso avaliar os profissionais já contratados e os potenciais colaboradores de acordo com essas características de comportamento.
A partir disso, é papel da empresa treinar e desenvolver os traços comportamentais desejados para a sua equipe. No entanto, por não se tratar de um conhecimento técnico, mas subjetivo, é interessante buscar a ajuda de alguém que entenda do assunto.
Para que todos os benefícios citados sejam conquistados, considere contratar uma empresa especializada. Isso ajudará você a optar por um time com expertise no mercado, boas referências e domínio desse tipo de treinamento.
Se você quer saber mais sobre as ferramentas e os recursos de treinamento para um bom inventário comportamental proporcionado pela Aspectum, converse conosco e descubra como levar essa solução para a sua empresa!