Carreira

Melhores Livros de Liderança para crescimento pessoal e organizacional

Melhores Livros de Liderança para crescimento pessoal e organizacional

Muitos líderes e organizações hoje em dia estão em busca dos melhores livros de liderança. Se você sente que precisa de uma inspiração a mais para começar uma próxima leitura útil, ajudaremos com alguns exemplos de obras novas e outras mais conhecidas. A verdade é que com bons livros, todos podemos aprender mais sobre comunicação, motivação, construção de hábitos, liderança e realizar um melhor e mais profundo processo de autoconhecimento, itens essenciais ao líder de equipe e para organizações modernas e atualizadas com boas práticas de liderança.

Nos próximos momentos, nos aprofundaremos no assunto. Antes, apresentaremos alguns dos melhores livros para líderes e vamos elencar algumas de suas principais propostas.

Preparado?

1. Quando o Futuro se Torna Presente

Quando o Futuro se Torna Presente
Quando o Futuro se Torna Presente: A Infância de Grandes Líderes - Josmar Arrais com Rosane Queiroz - Editora Aspectum

Escrito por Josmar Arrais, "Quando o Futuro se Torna Presente," é uma obra recém lançada que traz insights sobre a infância de expoentes como:

  • Luiza Helena, empresária brasileira que comanda hoje a rede de lojas de varejo Magazine Luiza;
  • Oscar Schimidt, considerado o maior jogador brasileiro e um dos maiores do mundo no basquete;
  • Ozires Silva, nascido em São Paulo, ex-presidente da Embraer;
  • Ingo Ploger;
  • Maestro João Carlos Martins

dentre outros entrevistados.

Diversos elementos na infância destes personagens dão maior luz a questões importantes como: Nascemos líderes ou nos formamos líderes?

Josmar Arrais
Josmar Arrais - Autor de "Quando o Futuro se Torna Presente"

Os contribuidores dessa peça histórica foram perguntados: 

Se a criança que você foi o encontrasse, hoje, o que ela teria a dizer sobre o adulto que se tornou?

Essa pergunta mostrou-se ser uma das mais difíceis de responder por boa parte dos entrevistados. Havia sempre uma pausa do silêncio, uma reflexão, uma emoção ao imaginar a hipótese desse reencontro.

Neste material o leitor tem a chance de conhecer histórias e elementos que nos lembram de que alguns momentos da vida são muito marcantes e causam mudanças de direção, conexões com outras pessoas, viradas de rotas, e cada um de nós podemos refletir diante de nossas próprias lembranças e sonhos da fase mágica da infância para melhor compreendermos a construção da nossa vida pessoal e o líder que nos tornamos.

Qual a sua "criança interior"? De onde veio sua intuição, criatividade e capacidade de se reinventar, brincar, ou mesmo se expressar?

Uma outra pergunta que pode clarear o caminho nesse mergulho de autoconhecimento é:

Quando você abre a janela da sua infância, o que vê?

2. Pipeline de Liderança

Escrito por Ram Charan, famoso executivo e consultor de negócios, junto de Stephen Drotter, e James Noel, Pipeline de Liderança: O Desenvolvimento de Líderes como Diferencial Competitivo, pode ser uma ótima introdução ao assunto. O livro discute o que é liderança e apresenta os diferentes níveis de líder — de líder de si próprio até o líder de uma corporação.

Capa do Livro Pipeline de Liderança - Ram Charam, Stephen Drotter, James Noel
Pipeline de Liderança: O Desenvolvimento de Líderes Como Diferencial Competitivo - Ram Charam, Stephen Drotter e James Noel - Editora Sextante

Não há uma tradução específica para pipeline, mas o termo pode ser entendido como "tubulação" ou "linha de processo". Assim, Pipeline de Liderança fala sobre o caminho que leva aos diferentes níveis de liderança, seus respectivos desafios e oportunidades.

O livro conta com a experiência e rigor técnico de um dos mais importantes executivos deste século, mas sua linguagem é simples e acessível para todos os públicos. Exatamente por isso, vale a pena dedicar algumas horas do seu dia ao Pipeline de Liderança.

3. Hábitos atômicos

Capa do Livro de James Clear Best Seller do New York Times Hábitos Atômicos
Hábitos Atômicos: Um Método Fácil e Comprovado de Criar Bons Hábitos e Se Livrar dos Maus - James Clear - Editora Alta Life

O que os maiores líderes têm em comum? Bons hábitos! Sim, hábitos. Líderes de sucesso possuem um sistema de hábitos que otimiza seus resultados e melhora progressivamente suas entregas. Em vista disso, "Hábitos atômicos" é outra grande leitura.

Escrito por  James Clear, "Hábitos atômicos" pode ser entendido como um guia para a construção de hábitos que efetivamente podem mudar sua vida e construir um sistema que leve você a um novo patamar (por sistema, entenda o conjunto certo de hábitos).

James Clear - Autor de Hábitos Atômicos: Pequenas Mudanças, Resultados Impressionantes
Autor James Clear

O livro é interessante por diversos motivos. Além de muito bem-escrito, ele tem evidências científicas que geram segurança ao leitor e exercícios que podem ser facilmente aplicados ao dia a dia. Assim, passo a passo, é possível construir hábitos transformadores.

4. Comece pelo porquê

Comece pelo Porquê
Comece pelo Porquê: Como Grandes Líderes Inspiram Pessoas e Equipes a Agir - Simon Sinek - Editora Sextante

Simon Sinek é muito conhecido no mundo dos negócios. Sua palestra ao TED, intitulada "Como grandes líderes inspiram ação", é prestigiada no mundo e referência em programas de desenvolvimento de líderes. Então, seu livro não poderia ficar de fora da lista.

"Comece pelo porquê: como grandes líderes inspiram pessoas e equipes a agir" explica como líderes podem estimular grandes resultados ao começar pelo "porquê" — isto é, pela essência, pelo motivo central — em seus discursos e não pelo "como" ou "o quê". Traduzido do "Start with Why" - foca em como líderes podem pela empatia inspirar ação.

O autor tem a frase conhecida:

"Great Leaders Inspire Action".

Não por acaso o conceito do Círculo Dourado é amplamente conhecido no mundo dos negócios.

O Círculo Dourado é a sistematização de um modelo que Simon Sinek criou para explicar onde está o diferencial de líderes e organizações inspiradores que geram lealdade e criam movimentos reais de resultado.

A obra é bastante didática, oferece muitos exemplos reais e dicas que podem ser aplicadas com facilidade. Sinek revela que líderes de sucesso, como Steve Jobs e Martin Luther King, começam pelo porquê em seus discursos e estimulam pessoas a sonhar em conjunto. Tudo a ver com propósito, buscando motivar as pessoas por relações profundas e autoreflexão.

5. Sem cortes

Escrito por dois brasileiros, Claudio Galeazzi e Joaquim Castanheira, "Sem cortes: lições de liderança e gestão de um dos maiores especialistas do Brasil em salvar empresas" é outra ótima leitura. Simples, didático e bastante curioso. Vale a pena cada página.

Em resumo, "Sem cortes" conta a história de Claudio Galeazzi à frente de algumas das principais empresas brasileiras, como Lojas Americanas, Grupo Pão de Açúcar, BRF e BTG Pactual, entre outras, ajudando a promover mudanças profundas e otimizar os resultados.

Galeazzi revela (com exemplos reais e vividos por ele) como coisas simples — como uma boa comunicação, orientação para resultados, dedicação e atração de talentos — podem ser a chave para construir grandes negócios e liderar, mesmo em situações adversas.

6. O gestor eficaz

Um verdadeiro clássico. Sua primeira publicação foi no ano de 1966 e, desde então, tem sido republicado por várias editoras. "O gestor eficaz" é obra do Peter Drucker, conhecido como pai da administração moderna e referência nos cursos de administração.

Em resumo, no livro, Peter Drucker oferece 5 práticas para atingir ótimos resultados ao longo do trabalho: gerenciar bem o tempo, entender a melhor contribuição para a empresa, aprender como mobilizar forças, definir prioridades e tomar boas decisões.

Nesse sentido, "O gestor eficaz" é um manual ao líder que deseja colocar seus recursos (tempo, energia e dinheiro) nas coisas certas (agir com eficácia) e fazer o que deve ser feito com precisão (agir com eficiência). Assim, ótimos resultados tornam-se consequência.

7. O verdadeiro poder

Outra ótima leitura é "O verdadeiro poder", escrito por Vincente Falconi, um dos maiores consultores gerenciais brasileiros e fundador da Falconi Consultoria. É uma leitura simples, mas bastante profunda e recheada de exemplos reais de liderança e administração.

O livro oferece uma visão geral dos fatores que levam a grandes resultados nos negócios — essencialmente três, que são: liderança, método e conhecimento do processo. Quando esses fatores são devidamente combinados, organizações podem prosperar de forma consistente.

No livro, encontra-se uma das mais belas definições de liderança: "liderar é bater metas consistentemente, com o time fazendo certo". Assim, bons líderes constroem rotinas claras, agregam as pessoas certas, batem metas e não abrem mão do que é correto (ética).

8. Liderança Servidora

Liderança Servidora de Robert K. Greenleaf
Liderança Servidora - Robert K. Greenleaf

Intitulado como "Liderança Servidora: uma jornada para a natureza do poder e grandeza legítimos", esta que talvez seja a referência no assunto a nível global é uma obra escrita por Robert K. Greenleaf, fundador do moderno movimento de liderança de Servos e do Greenleaf Center for Servant Leadership.

O livro é colocado como:

"uma jornada para a natureza do poder e grandeza legítima." 

Após ter trabalhado em empresas como AT&T e outras empresas norte-americanas, o autor fez ensaios proféticos da nova filososia prática que veio a substituir a liderança autocrática tradicional por uma abordagem servidora e holística.

Robert K. Greenleaf - Autor de Liderança Servidora

No livro, líderes poderão obter ajuda para encontrar seu verdadeiro poder e autoridade moral para liderar. As principais ideias podem tornar pessoas e organizações mais saudáveis, mais livres e mais autônomas.

Obteve o prefácio de Stephen R. Covey e contou com as palavras também de Peter M. Senge, outros expoentes na área de liderança.

9. O monge e o executivo

Quase no fim mas não menos importante está "O monge e o executivo: uma história sobre a essência da liderança", escrito por James C. Hunter. Esse livro se diferencia dos demais por ser um romance — isto é, uma forma literária narrativa escrita em prosa.

De forma cativante, o livro oferece grandes lições. Revela que liderança não depende de autoridade formal. Exige, na realidade, boa vontade e amor, além de serviço e sacrifício. Em sua essência, "O monge e o executivo" é sobre como se tornar uma pessoa melhor.

Veja, agora você está por dentro do assunto e conhece alguns dos principais livros de liderança. Ao lê-los, poderá desenvolver-se como pessoa e profissional, agregando novas habilidades à sua carreira e melhorando a interação com outras pessoas. Isso pode promover muitas vantagens subsequentes, por exemplo, mais crescimento, bem-estar e riqueza.

10. O Poder do Hábito

O Poder do Hábito
O Poder do Hábito

Por que você faz o que faz na vida e nos negócios? Uma pergunta que parece ser de difícil resposta, mas Charles Duhigg - autor da obra consegue mostrar muito bem como os hábitos são construídos e por que, por vezes, é tão complicado abandonar aqueles que não são bons.

Mais do que uma relfexão sobre o que de fato são hábitos e como formamos eles, o autor traz exemplos de profissionais e organizações hoje bem-sucedidos que conseguiram driblar os costumes que nada acrescentam e passaram a cultivar ações diárias que ajudam a alcançar o sucesso.

Para se aprofundar no tema, oferecemos o Curso Oficial O Poder do Hábito©, criado pelo próprio autor e oferecido pela Aspectum.

Caso tenha interesse em ver as principais lições do livro, está a disposição também.

Conclusão

Não há como se chegar de fato a uma conclusão do que seriam os reais melhores livros de liderança pois cada obra pode falar com o leitor em um momento diferente da vida de cada um e a construção das suas jornadas de liderança individuais com desafios únicos e distintos, porém, procuramos deixara aqui um gostinho de que há muito o que se aprender com cada material e este conteúdo visou servir como um estimulador para sua leitura contínua de outros materiais de liderança.

Caso tenha alguma sugestão não tão conhecida, deixe um recado nos nossos formulários, inscreva-se na nossa newsletter para acompanhar outros resumos e insights de liderança em primeira mão.

Gostou do nosso artigo, não é mesmo?! Aproveite, agora, para compartilhá-lo em suas redes sociais e deixar seus amigos por dentro do assunto.

Fique informado ao assinar a Newsletter Aspectum

Obrigado! Seus dados foram recebidos com sucesso.
Oops! Algo deu errado. Favor tentar novamente.
Junte-se a milhares de pessoas que recebem dicas sobre crescimento humano, hábitos de alta performance, habilidades de diálogo e liderança de equipes.