Bem Estar

Meditação mindfulness: o que é, como funciona e quais os benefícios?

Mindfulness também conhecido como “atenção plena”, é a prática de estar e permanecer no momento presente da maneira mais consciente possível. Em outras palavras, significa se atentar a cada situação, movimento e até mesmo respiração.

A meditação mindfulness é conhecida por pregar a consciência sobre os pensamentos, sentimentos e sensações. A partir dessa prática é possível compreender o estresse e a raiva dentro de si e observar o próprio estado espírito, dissolvendo a emoção e carga negativa física e emocional. Assim, fica mais fácil manter a observação da própria consciência, compreendendo os sentimentos, com sabedoria e seriedade.

Quem desenvolve essa técnica consegue deixar de lado os pensamentos externos, sentimentos sobre situações que já passaram e qualquer outra distração. Neste texto, reunimos alguns dos maiores benefícios desse estado de espírito para mostrar o quanto é bom praticá-lo. Confira!

Autocontrole

A técnica de mindfulness também ajuda qualquer pessoa a perceber suas próprias emoções, como já foi dito. Para ter uma vida mais equilibrada, então, é essencial identificar suas intenções, seu estado emocional e também suas motivações.

Esse conjunto de descobertas faz com que seja possível identificar o que você sente, como se sente em relação a isso e os motivos pelos quais se sente dessa forma. Quanto mais consciência desses assuntos você for ganhando, mais o seu autocontrole é desenvolvido. Esse processo só é possível quando você está completamente em conexão com o momento presente.

Produtividade

Um dos maiores benefícios em se manter nesse estado é que ele tem relação direta com a performance nas atividades diárias. Uma vez que qualquer pessoa foque sua atenção no momento presente, produz bem mais.

Estar presente também desperta o estado de flow (fluir, em livre tradução). Esse estado mental proporciona realização ao indivíduo e faz com que fique completamente envolvido na atividade que está sendo realizada, independentemente de qual seja ela — fazer uma apresentação para muitas pessoas ou mesmo trabalhar sozinho em um projeto no escritório.

Paciência e empatia

Quando tomamos consciência e nos mantemos no momento presente, conseguimos perceber coisas que passariam despercebidas, seja em nós mesmos, seja nos outros, o que é ótimo para desenvolver um bom trabalho em equipe. Quanto mais focamos no mindfulness, mais conseguimos identificar nossas emoções e sensações e mais paciência temos com o que acontece ao redor.

Ao permanecermos atentos e conscientes do momento presente, é possível canalizar a nossa energia em um novo propósito de sentir empatia e se colocar, de fato, no lugar do outro e entender por que ele está agindo daquela maneira. Dessa forma, gastamos menos tempo com estresse ou com preocupação em relação a coisas que ainda nem aconteceram ou nem foram feitas.

Redução do estresse

Nos dias de hoje, não é raro encontrar quem se sinta sobrecarregado com tantas cobranças, responsabilidades e expectativas. Essas situações são algumas das principais causas do desenvolvimento do estresse, ansiedade e tensão.

O mindfulness ajuda no equilíbrio dos níveis de cortisol, hormônio que está ligado ao estresse. Com a prática, então, é possível ficar em um estado mais calmo e relaxado. Com a mente focada no presente, a ansiedade sobre problemas e preocupações futuras diminui, assim como o constante pensamento em acontecimentos passados que não existe mais a possibilidade de alterar.

Outros benefícios de quem pratica mindfulness:

Diminui a ansiedade

Muitas pessoas desenvolvem ansiedade no trabalho, seja pela necessidade de atingir a meta, pela correria e estresse do dia a dia etc. Contudo, ao fazer a meditação mindfulness é possível controlar esse transtorno, visto que o nível de cortisol cai, levando a diminuição da pressão arterial e proporcionando um estado de calma e serenidade.

Pode prevenir a depressão

As pessoas com depressão tendem a ter menor produtividade no trabalho, visto que é percebido a existência de vários sentimentos negativos sobre si mesmo. Entretanto, a partir dessa terapia cognitiva, os indivíduos passam a ter respostas biológicas diferentes ao que acontece. Isso faz com que seja possível prevenir a recorrência da depressão.

Aumenta a satisfação com o corpo

Em diversos lugares é possível encontrar pessoas insatisfeitas com a aparência e, em muitos casos, elas deixam até de comparecer a uma reunião de negócio por acharem que o seu visual está depreciativo. Ao adotar a meditação mindfulness é percebido que o profissional passa a ter uma maior aceitação corporal, sem que haja autocompaixão. O que ajuda a realizar as atividades do dia a dia com mais prazer.

Melhora a cognição

Por meio da técnica mindfulness o indivíduo tem uma melhora significativa dos processos visual-espacial, da memória do trabalho e do funcionamento do cérebro. Isso é possível graças ao aumento da capacidade de manter a atenção. Assim, consegue-se ter resultados cada vez mais satisfatórios com o desenvolvimento de demandas que requerem mais precisão.

Ajuda a diminuir as distrações do cérebro

Ao longo do dia, é comum nos distrairmos com facilidade, seja por que alguém falou com a gente, por um telefone que tocou no escritório ou até mesmo nossos pensamentos que se perderam no meio da atividade. Com a meditação mindfulness é possível ter um maior controle da atenção, pois o ritmo alfa permite uma melhor regulação entre o fluxo das informações sensoriais (tato, visão e som) e o cérebro. De acordo com pesquisas, 47% de todos os pensamentos são desordenados na mente.

Para praticar a meditação mindfulness, você deve fechar os olhos e voltar sua atenção para o corpo, que pode ser por meio de sensações físicas, sentimentos e pensamentos. Em seguida, é necessário se concentrar na respiração ou movimentos. E, por último, deve retornar sua atenção para o corpo, mas sem esquecer de incluir as percepções do ambiente. Além disso, não esqueça de alimentar sua mente com assuntos saudáveis, fazer atividades leves, conectar-se com a natureza, cultivar a prática de gratidão, entre outros. A partir disso, conseguirá garantir todos os benefícios citados no artigo.

Agora que você já sabe o que é mindfulness e conhece todos os seus benefícios, já pode começar a colocar em prática — o que não tem muito segredo. A forma mais simples é pela meditação, mas não precisa parar tudo o que está fazendo para isso. É possível praticar a técnica voltando a atenção enquanto se alimenta com calma, focando na respiração e até mesmo enquanto caminha, devagar e de forma consciente.

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