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Laços que Impulsionam: Nutrir Relacionamentos Profissionais e Interpessoais

Laços que Impulsionam: Nutrir Relacionamentos Profissionais e Interpessoais

Você sabe qual é a importância dos relacionamentos profissionais e interpessoais? Contar com um bom relacionamento com as pessoas à nossa volta é essencial em qualquer aspecto de nossas vidas, especialmente no trabalho. Devemos levar em consideração que o ambiente profissional é onde passamos grande parte das nossas semanas. Caso haja qualquer tipo de atrito, vamos nos desgastar emocionalmente e, consequentemente, prejudicar nossa qualidade de vida.

Pensando nisso, elaboramos este material para que você entenda brevemente alguns dos principais tipos de relações pessoais e como isso se dá no trabalho, além dos benefícios de contar com bons relacionamentos com a equipe e como desenvolver isso bem. Confira!

Quais são os tipos de relacionamentos existentes?

Existem diferentes tipos de relacionamento. Entre eles, o pessoal, que é aquele que envolve nossas famílias e amigos e está fora do ambiente de trabalho. Porém, as relações profissionais, que envolvem o espaço onde exercemos nossas funções, também podem se tornar relações pessoais.

A partir do momento que você se torna amigo e confidente de uma pessoa no trabalho, ou que há algum tipo de incômodo com quem está na sua equipe, temos relações pessoais que podem afetar o dia a dia de seu time.

Algumas relações interpessoais no trabalho, por exemplo, são:

  • relações saudáveis: quando você está em um bom clima com todo o seu time, entende as diferenças existentes entre os perfis de cada pessoa e consegue desenvolver um bom diálogo com qualquer membro da equipe, independentemente de onde ele esteja alocado;
  • relações abusivas: nesse caso, uma pessoa, normalmente em um espaço de poder, vai se aproveitar de seu cargo ou de sua influência para conseguir o que quer, o que forma uma relação abusiva no espaço de trabalho;
  • relação autoritária: encaixa-se bastante no tópico anterior. Aqui, vai haver autoritarismo na definição de demandas, sem trazer autonomia e proatividade para as pessoas de um time;
  • relações de dependência: nesse caso, um profissional não consegue tomar decisões sozinho e nem mesmo levar adiante um projeto sem que, antes, tenha o aval de uma pessoa que ele considere mais experiente.

Qual a importância de desenvolver um bom relacionamento interpessoal na empresa?

A seguir, a gente explica sobre a importância de desenvolver um bom relacionamento interpessoal na empresa. Confira!

Melhorias do clima organizacional

Ao longo do material, mencionamos brevemente sobre o clima organizacional da equipe, que se torna positivo a partir do momento em que as relações são saudáveis. Clima organizacional é a percepção das pessoas em relação às políticas e práticas de um negócio. Se elas estão com uma percepção negativa, consequentemente, o clima está negativo.

Entre os mais diversos temas que influenciam no clima, as relações se destacam. Se elas estão desgastadas, cabe às lideranças identificar os motivos e traçar um plano de ação para modificar esse cenário.

Mais qualidade de vida no trabalho

Hoje, o salário não é o aspecto mais importante para as pessoas que buscam por um emprego. A qualidade de vida também é um ponto essencial. Afinal, isso vai influenciar nas relações fora do espaço de trabalho. Caso exista uma boa relação entre as pessoas, há a redução dos níveis de ansiedade e estresse, o que reflete em melhores entregas e também nos resultados do negócio.

Como melhorar as relações interpessoais na empresa?

Para que você consiga desenvolver boas relações interpessoais no ambiente de trabalho, algumas práticas podem ser implementadas. Selecionamos quais são elas. Confira!

Pratique a escuta ativa

Praticar a escuta ativa é uma ótima maneira de fazer com que os diálogos sejam mais eficientes. Com essa estratégia, você não vai simplesmente retrucar o que o outro diz, mas ouvir com empatia alguns dos argumentos trazidos por outra pessoa e conseguir absorver de forma eficiente a fala de seu interlocutor, independentemente da relação hierárquica que vocês têm.

Entre os benefícios que isso traz para as suas relações e para a empresa, destacamos especialmente:

  • melhorias nas relações entre as equipes, de modo que as pessoas saibam o que o outro tem a dizer sem necessariamente precisar contra-argumentar, seja qual for o contexto;
  • mais clareza nos diálogos com outras pessoas, o que reduz significativamente os ruídos de comunicação;
  • aumento da confiança entre as pessoas, pois elas sabem que podem ser ouvidas em contextos desafiadores ou simplesmente em um espaço mais informal;
  • mais incentivo ao trabalho em equipe, pois todas as pessoas estão cientes de que podem ser ouvidas e ouvir, além de oferecer feedbacks continuamente.

Conheça mais a equipe

Para melhorar as relações interpessoais no trabalho, nada melhor do que conhecer as pessoas com quem você convive. Por essa razão, incentivamos que haja uma prática contínua de one-on-ones. Trata-se de reuniões entre lideranças e liderados ou encontros entre pares, de modo que as pessoas possam fazer trocas sobre momentos do trabalho ou até mesmo abordar aspectos pessoais.

Isso contribui para um maior sentimento de pertencimento por parte do time (no caso das one-on-ones feitas por lideranças), além de tornar a comunicação entre pares mais alinhada.

Pratique o feedback

Feedback é o momento no qual há uma contribuição de desenvolvimento entre as pessoas a partir de percepções positivas ou negativas. Ao implementar uma cultura de feedbacks, você ajuda a desenvolver uma boa comunicação na equipe, além de estimular que as pessoas possam fazer desvios de rota de acordo com as necessidades da área ou da empresa.

Entenda: se o feedback não faz parte da realidade de seu negócio, uma pessoa que tenha um potencial muito positivo muitas vezes não será completamente aproveitada dentro de todas as suas habilidades e competências. Ou, ainda, comportamentos considerados negativos para as relações interpessoais podem se tornar comuns, o que gera um impacto para a empresa e para os resultados de forma negativa.

Neste conteúdo, você pôde entender um pouco mais sobre relacionamentos profissionais e interpessoais, a fim de que possa desenvolver melhor as relações do dia a dia. Como vimos, isso tende a gerar mais qualidade de vida para todas as pessoas, além de garantir atração e retenção de talentos, bem como mais motivação.

E então, gostou do material? Compartilhe o conteúdo para que os seus amigos e colegas também saibam como desenvolver melhor as relações interpessoais!

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