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Avaliação de desempenho por competências: o que é e como aplicá-la na empresa

Equipe Aspectum
14/12/2022
Avaliação de desempenho por competências: o que é e como aplicá-la na empresa

A avaliação de desempenho por competências é uma importante ferramenta de gestão de recursos humanos, pois torna possível identificar gaps profissionais, que podem ser supridos com treinamentos, feedbacks e outras dinâmicas de desenvolvimento profissional. Nesse cenário, essa ferramenta vem para contribuir para a melhor performance dos funcionários e organização de maneira ampla.

É por isso que a avaliação de desempenho por competências merece total atenção dos gestores de RH, a fim de que ela se torne um recurso efetivo para a competitividade da empresa no mercado. Contudo, é comum surgirem algumas dúvidas quanto ao tema, já que ele envolve uma série de análises.

Para ajudar você a entender o que é avaliação de desempenho por competências e como essa ferramenta pode ser aplicada na empresa, preparamos este artigo. Acompanhe!

O que é competência?

Apesar de somente fazer parte do vocabulário do meio corporativo em meados dos anos 90, o termo competência já vigora desde a década de 1970. Ao contrário do que você possa imaginar, esse termo no ambiente corporativo tem outro significado, se comparado às diferentes atribuições que ele tem no dia a dia.

Isso porque, no cotidiano, a palavra competência está atrelada a habilidades de resolução das mais diversas questões, sendo considerada uma aptidão. No entanto, essas são características que apenas resumem uma característica proativa, não revelando toda a abrangência que a gestão de competências assume no contexto empresarial.

No universo corporativo, o termo competência não se restringe à capacidade de resolver algo, ou seja, vai além das capacidades técnicas. Isso porque, a competência na esfera da avaliação de desempenho envolve a capacidade de colocar em ação o que se sabe, adequando as iniciativas a cada situação.

Nesse sentido, competência pressupõe colocar em prática o saber que seja capaz de agregar valor diante de novas situações. Logo, é possível entender a composição do conceito de competência e, para isso, são utilizados critérios mensuráveis e objetivos, como o exercício simultâneo do C.H.A., as iniciais para:

  • Conhecimento — ter o conhecimento dos conceitos (qualificação);
  • Habilidade — saber colocar em prática o conhecimento (experiência funcional);
  • Atitude — saber agir (capacidade de obter resultados).

Logo, competência no RH pode ser entendida como a capacidade de entrar em ação fundamentada e acertada frente a novos desafios. Contudo, é válido destacar que essa ação deve estar em função de agregar valor econômico para a empresa, ao mesmo tempo em que é capaz de gerar valor social para o profissional que atua em uma empresa. Além disso, competência é fundamental para enfrentar os desafios no dia a dia no trabalho.

Competência X estratégias da empresa

Para que as competências de um profissional possam contribuir efetivamente para os resultados de uma organização, ela deve estar alinhada com a estratégia adotada. O que isso significa? Além de exigir da equipe competência em comum, ainda é preciso contar com competências específicas de cada um dos funcionários em suas posições.

Dessa forma, o conceito pressupõe produtividade e adequação a cada realidade dentro das empresas e, quando as pessoas estão bem alocadas em suas funções, elas passam a ser mais estratégicas para a empresa.

Também é possível compreender que competência é a capacidade de exercer suas funções de maneira qualificada, adotando uma postura ativa frente a desafios, conferindo ainda a capacidade de tomada de decisões mais coerentes e informadas.

No âmbito da liderança, competência ainda revela como as efetivas contribuições do gestor podem gerar transformações positivas, sendo esses comportamentos extremamente necessários para um alto desempenho.

Em que consiste a avaliação por competências?

O modelo de avaliação de desempenho por competência visa garantir uma performance satisfatória dos colaboradores que fazem parte da empresa, e isso envolve tanto as soft skills, que são as competências comportamentais, quanto as hard skills, que levam à realização ou não de objetivos definidos.

Assim, com as ferramentas da avaliação de competências, é possível entender em que estágio o profissional contratado se encontra no momento, e quais são as competências que precisam ser desenvolvidas.

Nesse cenário, a gestão de RH tem ao seu dispor uma base sólida para ser usada em suas tomadas de decisões, e isso engloba todas as etapas, iniciando nos processos de recrutamento e seleção, até planos individuais de treinamento e desenvolvimento, transferências e promoções.

Quais os benefícios desse tipo de avaliação?

Ao seguir um planejamento efetivo e integrado aos interesses da empresa, a avaliação por competência é capaz de tornar evidente quais os pontos fortes da equipe, e também os seus gaps frente aos objetivos organizacionais. Nesse sentido, todos ganham: profissionais que têm a oportunidade de saber em que precisam trabalhar para atender os objetivos da empresa e também se desenvolver, e organização, que tem a possibilidade de trabalhar fatores relacionados ao treinamento e desenvolvimento, proporcionando uma cultura organizacional voltada para resultados.

Separamos para você algumas das principais vantagens da implementação da avaliação de desempenho na empresa. Acompanhe!

Promoção do reconhecimento de cada colaborador

Quando as pessoas que fazem parte da organização são reconhecidas, elas tendem a permanecer mais tempo na companhia, diminuindo taxas como absenteísmo e rotatividade.

Além disso, para a empresa, fica mais fácil conseguir visualizar o trabalho desenvolvido pelo trabalhador e recompensá-lo por suas iniciativas e, com isso, ele passa a se sentir mais motivado.

Outra vantagem para as companhias é que elas conseguem identificar quais são os profissionais mais qualificados e que se destacam por suas ações, facilitando os processos de promoção.

Identificação de gaps internos

Quando a empresa aplica a avaliação de desempenho por competências, ela tem dados substanciais para identificar pontos de melhoria em sua estrutura interna. Por exemplo, fica mais fácil fazer a identificação se existe no time de trabalho muitos profissionais qualificados tecnicamente, mas com poucas habilidades de relacionamento e de liderança.

Aumento da produtividade

Ao fazer o alinhamento das competências propostas pelo método CHA junto ao time de uma organização, a gestão de RH consegue colocar cada profissional na função mais aderente ao seu perfil. Dessa forma, é possível contar que eles façam suas entregas de acordo com o esperado, de acordo com a capacidade individual de cada funcionário.

Dessa forma, é possível contar com uma equipe de trabalho cada vez mais competente e também produtiva e, como consequência, fica mais fácil alcançar níveis mais altos de desempenho, aumentando o valor da companhia no mercado, ao mesmo tempo em que ela se torna mais produtiva.

Como realizar a avaliação por competências?

Para implantar a avaliação de desempenho na empresa, é preciso seguir um passo a passo. Veja a seguir!

Estabelecer as metas e competências necessárias

O primeiro passo para você fazer a avaliação de desempenho por competência é definir quais são as metas e atividades esperadas com relação às entregas dos funcionários. Dessa forma, você terá dados a serem analisados e esse também é o primeiro passo para realizar uma definição individual ou em equipe.

Para tanto, é necessário se certificar que as metas e competências estão voltadas para o desenvolvimento das principais competências da organização e o suporte da missão, visão e valores da sua companhia.

Identificar os gaps

O próximo passo para realizar a avaliação de desempenho na sua empresa é identificar quais são as competências de cada cargo e, dessa forma, você pode compreender melhor onde estão os gaps de desempenho.

Isso pode ser feito por meio de pesquisas ou entrevistas, sendo essas ferramentas fundamentais para que você possa entender quais são os níveis de conhecimento de cada funcionário. Para tanto, é fundamental que você dê início a uma comunicação mais efetiva, para que o profissional possa visualizar onde é possível melhorar.

Para tanto, é preciso identificar qual o domínio dele sobre as funções do cargo. Essa é uma percepção fundamental para compreender quais são as melhorias necessárias, e não somente relacionadas às competências técnicas, mas também comportamentais.

Isso significa compreender como ele se relaciona com os demais colegas, clientes e fornecedores, e também como anda a sua produtividade. Também é válido analisar se os valores do funcionário estão alinhados com os da empresa, o que é fundamental para a construção de uma cultura organizacional forte. Caso não estejam, é preciso promover um alinhamento ou readequar o quadro de trabalhadores da companhia.

Priorizar o desenvolvimento

Após a identificação dos gaps, o passo seguinte é incentivar o funcionário em seu desenvolvimento profissional. Para tanto, é importante apostar em treinamentos, que podem ser realizados de forma individual ou para toda a empresa.

Também é possível promover sessões de feedbacks, com o objetivo de alinhar as expectativas da empresa aos processos realizados. Além disso, grupos de discussão de processos, reuniões de brainstorm e a criação de um programa de desenvolvimento são as melhores formas de promover o desenvolvimento contínuo em uma organização.

Dar feedbacks

Como dar feedback corretamente é a preocupação de muitos gestores, e não é para menos. Afinal, é pautado nesses retornos que é possível nortear os trabalhos e também orientar os funcionários sobre o que é esperado deles. Com isso, o profissional passa a ter uma visão clara dos seus pontos fortes e de melhoria, o que facilita a abordagem do RH para a adesão desses funcionários no plano de desenvolvimento.

Monitorar e documentar

Para que a avaliação de desempenho por competência seja bem-sucedida, ela deve ser monitorada e todas as ações documentadas. Isso tornará o planejamento de avaliações e capacitações mais consistente, além de ajudar na organização e acompanhamento das atividades. Para aumentar a efetividade das ações, é recomendado que elas aconteçam de acordo com um calendário pré-estabelecido.

O que fazer com os resultados da avaliação?

A melhor forma de aproveitar os resultados da avaliação de desempenho por competências é investir em treinamento e desenvolvimento de pessoal. Acompanhe a seguir algumas dicas de como os gestores de RH podem realizar essa tarefa!

Invistir em treinamento e desenvolvimento

Montar um plano de treinamento e desenvolvimento auxiliará na capacitação do funcionário, ajudando-o a alcançar as expectativas da empresa. Por isso, o plano de desenvolvimento é visto como estratégico, e também contribui para que os colaboradores se sintam valorizados pela organização.

Assim, além de proporcionar treinamentos e cursos internos, ainda é válido incentivar sua equipe a participar de cursos e seminários externos, o que também pode ser feito com a ajuda da tecnologia, com os cursos online de aperfeiçoamento.

Nesse sentido, a companhia ainda precisa fazer a promoção da parte prática do que foi ensinado, sendo que dinâmicas e outras atividades são ferramentas estratégicas para concretizar o aprendizado.

Apostar na gamificação

Você sabia que os games podem ser uma ótima forma para engajar e educar profissionais para os mais diversos tipos de competências e habilidades? Estamos falando da gamificação, que nada mais é do que a aplicação de jogos e dinâmicas no contexto empresarial. Logo, com o resultado desse trabalho, é possível incrementar o plano de desenvolvimento de competências, elevando o nível de capacitação da equipe.

Pedir um feedback para os clientes

Uma ótima forma de validar as ações de treinamento e desenvolvimento, e assim ter dados consistentes sobre a sua efetividade, é solicitar feedbacks dos clientes. Isso pode ser feito de forma periódica após os treinamentos, sendo uma forma efetiva de saber não apenas como anda a execução das atividades na empresa, mas também de se comunicar com o cliente e, com isso, poder contribuir de forma mais abrangente para o desenvolvimento da organização.

O RH da empresa pode fazer isso em parceria com setores como vendas e atendimento, montando um questionário para os clientes responderem as questões que você quer avaliar. O cuidado aqui é ter certeza de que a equipe já tenha habilidades suficientes para ser testada por meio do método de avaliação de desempenho.

Propor situações reais para o desenvolvimento dos funcionários

Uma forma de avaliar se as ações do plano de desenvolvimento estão sendo efetivas, é propor situações reais para os funcionários, e ver como eles se saem.

Com isso, o RH da empresa terá uma visão clara dos pontos fortes e ainda a serem melhorados. Para tanto, faça as devidas observações, analise e discuta com a equipe as percepções para que todos possam se desenvolver de maneira proativa.

Realizar reuniões constantes

Manter uma periodicidade nas reuniões com as equipes e incentivar os gestores das áreas a fazer o mesmo é fundamental para alcançar os melhores resultados. Isso otimiza a comunicação com o time de trabalho e ainda é fundamental para a melhoria das competências individuais e em grupo.

Apostar na diversidade

Empresas de alto desempenho já entenderam que trabalhar a diversidade a favor delas é uma forma eficiente de aumentar a sua competitividade no mercado. Para isso, começam trabalhando a cultura organizacional, fator importante para o desenvolvimento de competências.

Nesse cenário, os gestores também precisam estar aptos para valorizar as habilidades individuais e em grupo, compartilhando com todos a importância de uma empresa heterogênea, que comprovadamente tem um maior potencial de crescimento.

Isso se baseia no fato de que, caso todos reagissem iguais, a empresa não estaria apta para fornecer serviços e soluções criativos, inovar e, consequentemente, perderia espaço no mercado. Portanto, para que cada colaborador possa estar em condições de desempenhar o seu melhor potencial no dia a dia no trabalho, eles precisam encontrar um ambiente propício e acolhedor para serem quem são.

Quais são as competências profissionais mais exigidas pelo mercado atualmente?

No dia a dia no trabalho algumas competências têm sido requeridas de forma mais evidente. Separamos as principais para você considerar na sua avaliação de desempenho por competência. Acompanhe!

Conhecimento sobre tendências e novas tecnologias

Contratar profissionais atentos às novidades do mercado, em especial as tecnológicas, sabendo fazer uso desses recursos, confere um grande potencial competitivo para eles e também para a empresa, que pode contar com uma mão de obra especializada.

Dessa forma, quando a companhia precisar realizar atualizações de sistemas e outras ferramentas, poderá contar com profissionais aptos para se adequar a novos cenários, garantindo uma rotina mais organizada e também a integração tecnológica mais eficiente e ágil.

Aprendizado constante

Para contar com uma equipe atualizada, é preciso promover ações para que o aprendizado seja constante. Com isso, é possível garantir uma equipe alinhada com as mudanças e inovações inerentes a mercados cada vez mais competitivos e exigentes, inerentes a uma nova era.

Dessa forma, a empresa precisa colocar em prática o seu plano de desenvolvimento, investindo em cursos, treinamentos e outras atividades já citadas, a fim de garantir o crescimento profissional da equipe. Assim, esses profissionais estarão mais preparados para se adaptar às mudanças, ao mesmo tempo em que agregam mais valor às funções dentro da companhia.

Comunicação interpessoal e relacionamento

Um ambiente de trabalho realmente produtivo requer profissionais aptos a terem uma comunicação clara, já que as ações devem ser entendidas para serem executadas da melhor forma possível.

Do contrário, quando não se pode contar com uma comunicação realmente efetiva, os profissionais podem ter resistência aos processos, gerando conflitos com suas lideranças e colegas de trabalho.

Essa situação gera diversos transtornos, prejudicando o clima organizacional da companhia, resultando em entregas pouco efetivas. Logo, contar com profissionais capazes de se comunicar bem é fundamental para garantir o bom desempenho da empresa.

Trabalho em equipe

Quando a empresa contrata profissionais capazes de trabalhar em equipe, é possível uni-los em prol dos objetivos organizacionais com maior facilidade. Além disso, há uma divisão mais justa das atividades de trabalho, o que também contribui para a diminuição dos conflitos.

Visão global

Quando um profissional é atento a tudo o que acontece na empresa e também ao ambiente ao seu redor, ele tem a capacidade de enxergar tudo o que pode gerar valor a empresa, sem que para isso tenha de colocar as fronteiras como empecilho.

Para que isso seja possível, além de verificar essa competência no momento da contratação do colaborador, é importante mantê-lo informado sobre tudo o que existe de mais inovador no mercado corporativo do negócio, sejam fatores de produtividade ou modelo de negócios.

Como incluir a avaliação de desempenho por competências para as gerações mais antigas

Já comentamos que a diversidade é fundamental para o sucesso das organizações, conferindo importantes diferenciais competitivos para o negócio. Assim, ao aplicar a avaliação de desempenho por competência e sugerir as adequações de treinamento e desenvolvimento, é preciso pensar em como incluir as gerações mais antigas, para que elas possam acompanhar de forma positiva as melhorias solicitadas, sem comprometer a motivação dessas pessoas.

Com a transformação digital e a iminência de ajustes cada vez mais urgentes nos processos, a fim de tornar a empresa competitiva, é normal encontrar resistência por parte dos profissionais mais seniores, já que eles podem não estar tão abertos aos processos de inovação, o que não acontece, por exemplo, com a geração dos millennials, que acabam se adaptando melhor aos mais diversos cenários quando o assunto é tecnologia e a implementação de novos processos.

Contudo, as gerações mais antigas recorrentemente se apresentam como mais leais e comprometidas, sendo um grande desafio saber como eles podem se desenvolver, adequando-se às exigências do mercado de trabalho.

Para ajudar o RH da sua empresa a engajar os profissionais mais antigos nas metas organizacionais, o que engloba a avaliação de desempenho por competência, separamos quatro dicas. Acompanhe!

  • priorize uma boa comunicação;
  • idealize uma política efetiva de diversidade e inclusão;
  • revele a esses profissionais um propósito significativo em relação ao seu papel na empresa;
  • seja persistente, pois os profissionais mais antigos costumam valorizar novas oportunidades de aprendizagem, caso o RH faça uma abordagem efetiva.

Além disso, vale reforçar que as empresas mais competitivas do mercado já entenderam que a diversidade é um fator importante para promover equipes mais criativas e também inovadoras, sendo capazes de propor soluções que colaborem para produtos e serviços cada vez mais eficientes.

Como vimos ao longo desta leitura, a avaliação de desempenho é uma ferramenta importante para identificar gaps de desenvolvimento e, com isso, o RH da empresa passa a ter dados substanciais para trabalhar um plano de treinamento, capaz de suprir demandas individuais e em grupo. Com ações coordenadas e o apoio da alta gestão da empresa, a curto prazo, a empresa passa a contar com uma equipe mais efetiva e capacitada para colaborar com o desenvolvimento da companhia.

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