Carreira

Como a Síndrome do Impostor e o sentimento de ser uma fraude tem afetado o mundo corporativo

Equipe Aspectum
27/12/2022
Como a Síndrome do Impostor e o sentimento de ser uma fraude tem afetado o mundo corporativo

A Síndrome do Impostor e seus sintomas estão cada vez mais comuns no ambiente de trabalho. Esse quadro afeta os colaboradores e suas carreiras, prejudicando a saúde mental e o crescimento profissional. Se você quer saber mais sobre o assunto e como lidar com ele, este é o artigo ideal.

Listamos a seguir os principais indícios de quem tem essa síndrome, além de dicas para abordá-la no meio corporativo. Continue a leitura e tire todas as suas dúvidas!

O que é a Síndrome do Impostor?

A Síndrome do Impostor é um quadro no qual o indivíduo se considera uma fraude, não reconhecendo suas próprias habilidades e capacidades. O mérito de suas conquistas é atribuído, consciente ou inconscientemente, a fatores externos, como sorte, coincidências ou intervenções divinas. Assim, existe uma forte insegurança e o medo de ser "descoberto".

A síndrome do Impostor pode ser considerada essa experiência psicológica interna de autossabotagem que produz o sentimento de se sentir como uma farsa em alguma área de sua vida, apesar de qualquer sucesso que você tenha alcançado nessa área.

Você duvida de sua própria inteligência e talentos, e pensa que qualquer um que acredite o contrário está apenas "sendo gentil" ou de alguma forma foi enganado por você.

Essas crenças podem se manifestar nos vários âmbitos da vida, inclusive no profissional. Elas afetam os relacionamentos, os projetos e o crescimento dos indivíduos. A Síndrome do Impostor pode existir desde a infância ou ser desencadeada em algum outro momento, devido a novos acontecimentos que afetam o senso de merecimento da pessoa, sua saúde mental ou sua autoconfiança.

Aumento da Síndrome durante a pandemia

A situação pandêmica sem precedentes e única em 2020 também causou um aumento da síndrome do impostor. De fato, 47% dos trabalhadores do conhecimento em todo o mundo relataram que os sentimentos de síndrome do impostor aumentaram em 2020. Sentir-se isolado de sua equipe enquanto estiver trabalhando em casa ou distribuído é natural.

Como identificar a Síndrome do Impostor?

A síndrome se manifesta nos comportamentos e decisões dos indivíduos, podendo dar indícios mais notáveis ou mais sutis de sua existência. Isso significa que nem sempre o quadro é tão perceptível, seja em nós mesmos ou nas outras pessoas. A questão pode não nos influenciar sempre e aparecer nas mais diversas ocasiões, sendo camuflada por outras justificativas e pensamentos.

A seguir, separamos alguns dos sinais e consequências mais comuns da Síndrome do Impostor, para que você possa identificá-la com maior facilidade em sua empresa. Confira!

Medo de exposição

Quem tem a Síndrome do Impostor não se considera bom o suficiente para diversas situações. A pessoa enxerga apenas os seus defeitos, podendo aumentá-los ou ver falhas que nem existem.

Ao mesmo tempo, ela acredita ser uma farsa e pensa que, em algum momento, isso será descoberto pelos demais. Com esse conjunto de pensamentos, o indivíduo se sente inseguro para se expor, participar de atividades em grupo, falar em público ou até mesmo interagir com os colegas, dependendo da intensidade da questão.

Recusa de projetos e promoções

Por não acreditar na própria capacidade ou ter medo da exposição, quem tem a Síndrome do Impostor acaba recusando projetos e oportunidades importantes. Mesmo quando são aceitos, existem ainda as inseguranças e as crenças de que algo dará errado.

Um momento de grande mudança ou de valorização, inclusive, pode desencadear a Síndrome do Impostor. Os funcionários podem desenvolvê-la ao mudar de cargo ou assumir uma posição de liderança, por exemplo.

Sobrecarga e esforço em excesso

O suposto impostor sente que seu trabalho não é bom o suficiente, então se esforça de forma excessiva para realizar as atividades. Ao mesmo tempo, há a dificuldade para dizer "não" e a vontade de agradar a todos, o que amplia ainda mais a quantidade de afazeres e o desvio dos próprios sonhos. A síndrome pode levar a altos níveis de estresse, à ansiedade e a problemas como o Burnout.

Procrastinação e autossabotagem

Quando se trata de saúde mental, a mesma questão pode se manifestar de várias formas diferentes. Assim, ao mesmo tempo em que a Síndrome pode levar ao trabalho em excesso, ela também pode conduzir à procrastinação. O indivíduo adia tarefas por medo de receber críticas ou de falhar.

Ele duvida do próprio potencial e da capacidade de tornar algo realidade, então não investe em seus sonhos e em seus objetivos. Sempre são encontradas justificativas para adiá-los ou interromper processos.

Autodepreciação

Outros comportamentos comuns na Síndrome do Impostor incluem a dificuldade para aceitar elogios e a autodepreciação. A pessoa até pode fazer brincadeiras e se vangloriar, mas por dentro se considera uma farsa. Por outro lado, ela pode ter o hábito de fazer comentários ou piadas depreciativas sobre si mesma, às vezes até tentando trazer um tom de leveza.

A Síndrome do Impostor tem grandes impactos na qualidade de vida e no bem-estar dos indivíduos. Ela os conduz a várias frustrações, à frequente insatisfação, à solidão e até mesmo à depressão, se não receber os devidos cuidados. Trata-se de uma questão de saúde mental e, portanto, precisa ser levada a sério.

Tipos de Síndromes do Impostor

  • O Perfeccionista. Este tipo de síndrome do impostor envolve acreditar que, a menos que você fosse absolutamente perfeito, você poderia ter feito melhor. Você se sente um impostor porque seus traços perfeccionistas o fazem acreditar que você não é tão bom quanto os outros poderiam pensar que é.
  • O Perito. O especialista se sente como um impostor porque não sabe tudo o que há para saber sobre um determinado assunto ou tópico, ou não domina cada passo de um processo. Porque há mais para eles aprenderem, eles não sentem como se tivessem alcançado a categoria de "especialista".
  • O Gênio Natural. Neste tipo de síndrome impostora, você pode se sentir como uma fraude simplesmente porque não acredita que é naturalmente inteligente ou competente. Se você não acerta algo na primeira vez ou se leva mais tempo para dominar uma habilidade, você se sente como um impostor.
  • O Solista. Também é possível se sentir como um impostor se você tiver que pedir ajuda para alcançar um certo nível ou status. Como você não conseguiu chegar lá por conta própria, você questiona sua competência ou habilidades.
  • A Superpessoa. Este tipo de síndrome de impostor implica em acreditar que você deve ser o trabalhador mais duro ou alcançar os mais altos níveis de realização possível e, se não o fizer, você é uma fraude.

Como lidar com a Síndrome do Impostor?

Para auxiliar os funcionários que sofrem com a Síndrome do Impostor, existem algumas medidas que podem ser adotadas. É preciso considerar, em primeiro lugar, que o problema pode existir em qualquer indivíduo, tanto nos mais tímidos e introvertidos quanto nos mais comunicativos. A extroversão, muitas vezes, funciona como uma máscara para disfarçar as inseguranças. Logo, não se deve fazer julgamentos para identificar os profissionais afetados.

O mundo corporativo é um dos meios mais propícios para o surgimento dessa questão, por toda a pressão existente e a alta competitividade. É importante, portanto, definir ações efetivas para prevenir e ajudar os colaboradores. Confira as dicas a seguir e promova a autoconfiança no trabalho!

Lembre-se de valorizar e reconhecer

Os gestores e líderes devem adotar uma comunicação saudável e humanizada na companhia. É preciso dar feedbacks adequadamente, evitar comparações e valorizar os pontos fortes dos colaboradores, além de apontar suas falhas e equívocos. Ajude os profissionais a perceber seu potencial, desenvolvê-lo e aproveitá-lo no dia a dia. Isso pode ser, inclusive, um valor na sua cultura organizacional.

Ofereça acompanhamento psicológico

Facilitar o acesso e incentivar o acompanhamento psicológico é uma prática muito importante para a saúde mental na empresa. Esse serviço oferece um local de acolhimento e ajuda profissional, fazendo toda a diferença para as emoções e o autoconhecimento dos funcionários.

Isso contribui para muito além da Síndrome do Impostor. Você pode favorecer esse cuidado por meio de planos que contemplem psicoterapia e conscientização dos colaboradores.

Prepare a liderança

Como mencionamos, os líderes têm um papel fundamental no combate à Síndrome do Impostor. É importante lembrar, porém, que eles também têm grandes riscos de desenvolver esse quadro. É essencial, portanto, fornecer apoio e acolhimento, valorizar seu bem- estar e oferecer treinamentos voltados para sua comunicação e atuação.

Combata o preconceito e as injustiças no trabalho

Os preconceitos e a discriminação são grandes reforçadores da Síndrome do Impostor. É preciso combater essas atitudes e criar uma cultura mais inclusiva, igualitária e diversificada no ambiente corporativo, promovendo inclusive a igualdade salarial entre os gêneros. Assim, todos se sentirão mais confortáveis e confiantes no local de trabalho.

Promova a produtividade saudável

A Síndrome do Impostor pode ser desencadeada pelo excesso de cobrança e a sobrecarga de trabalho, pois isso amplia as inseguranças e o estresse dos indivíduos. Logo, é preciso desenvolver uma produtividade saudável e consciente, que valoriza a busca por equilíbrio, o descanso e o bem- estar. Não incentive a pressa, o excesso de informações e as comparações na empresa.

Exemplos da Síndrome Impostora

Para entender melhor o que é a síndrome do impostor, talvez seja útil ver como ela é na vida cotidiana. Aqui estão alguns exemplos do que é experimentar a síndrome do impostor:

  • Você está trabalhando em um certo papel há alguns meses, mas quando as pessoas o chamam pelo seu cargo formal, você se sente como uma fraude porque não dominou essa posição.
  • Você abriu seu próprio negócio; mas você não gosta de se promover porque não tem o mesmo nível de experiência ou especialização que outros em sua área, fazendo você se sentir como uma fraudadeira.
  • Você foi indicado para um prêmio, mas você se sente como um impostor na cerimônia de reconhecimento porque não sente que suas realizações são boas o suficiente para justificar a indicação.

Lidando com a Síndrome Impostora

Para superar a síndrome do impostor, ajuda começar a fazer a si mesmo algumas perguntas difíceis. Aqui estão algumas a serem consideradas:

Que crenças essenciais eu tenho sobre mim mesmo?
Eu acredito que sou digno de amor como sou?
Devo ser perfeito para que outros me aprovem?

A síndrome de Impostor na minha equipe?

Sim, a Síndrome de Impostor não prejudica apenas as pessoas que a experimentam. Ela também pode prejudicar e atingir as equipes e os negócios aos quais elas pertencem. Portanto, se você estiver em um papel de liderança, compensa ficar de olho nos membros da equipe que estão lutando com sentimentos de incapacidade.

Eles podem recusar promoções ou evitar desafiar novas funções ou projetos de alta exposição. Eles provavelmente se sentirão desconfortáveis com cumprimentos ou elogios, atribuindo bom trabalho ou sucesso à sorte ou a conhecerem pessoas certas.

Outro sinal é a comparação desfavorável com outros, usando declarações autodepreciativas como:

"Não sei bem do que estou falando, mas..." ou,

"Pode ser só eu, mas...".

Podem até mesmo expressar abertamente temores de fracasso ou incompetência.

Como lidar e superar a crise de incapacitação?

As estratégias para lidar com os sentimentos impostores incluem falar sobre o que você está experimentando, questionar ou validar seus pensamentos negativos e evitar comparar-se com os outros.

Tente desenvolver um forte foco interno de controle. Se você acredita que sua vida é moldada por suas próprias ações, escolhas e decisões, você pode assumir a responsabilidade por suas realizações, bem como por seus defeitos. Portanto, da próxima vez que você atingir um objetivo ou terminar um projeto importante, reconheça que foi sua habilidade e talento que o fez acontecer.

Agora você conhece a Síndrome do Impostor e seus sintomas, assim como as formas de lidar com ela no ambiente de trabalho. Esperamos ter contribuído para o seu próprio bem-estar e o dos seus colaboradores!

Você já percebeu ou se identificou com a Síndrome do Impostor na empresa? Deixe um comentário com suas dúvidas ou suas experiências sobre o assunto!

Descubra como podemos ajudar sua liderança.

Conheça cursos e aspectos humanos para destravar o potencial máximo de sua equipe.
arrow upwards