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O RH do futuro: tendências e o que esperar

O RH do futuro: tendências e o que esperar

Qual será o futuro da gestão de pessoas? Você já sabe o que esperar do RH do futuro? Quais são as demandas e tendências futuras de Recursos Humanos? Já faz um tempo que esse setor deixou de ser apenas focado em recrutamento e seleção de novos talentos e está cada vez mais estratégico. Além disso, a sua atuação passou a se estender às demais áreas da empresa e os profissionais desse time precisam saber lidar com as novas demandas.

O futuro desse setor revela cada vez mais uma participação ativa nas decisões de um negócio e, em meio à aplicação de diversas políticas, gestão de pessoas e preocupação com o desenvolvimento individual dos colaboradores, é preciso que o time responsável permaneça atento em tudo o que pode acontecer daqui para a frente. 

É justo que muitos estejam se perguntando: "como você imagina o futuro da gestão de pessoas?" - afinal, a pandemia ressaltou a urgência de um modelo de trabalho mais dinâmico e mais talentoso e para isso precisará de líderes de recursos humanos que possam ajudar, focando na identidade, agilidade e escalabilidade.

Veja como as organizações de RH ao redor do mundo estão moldando uma força de trabalho e seu pessoal de forma adequada para o futuro e as principais tendências para o futuro do RH.

Quais são as demandas e tendências futuras de Recursos Humanos?

People Analytics

O People Analytics (PA) é um processo em que todo dado que é coletado é analisado e posteriormente organizado com o intuito de entender tanto as atitudes dos colaboradores quanto as expectativas deles sobre a empresa. Sendo assim, pode-se dizer que ela é uma ferramenta utilizada para o cruzamento de dados.

A tecnologia utilizada extrai importantes informações que posteriormente serão utilizadas para a tomada de iniciativas e decisões mais estratégicas dentro da empresa. É por meio desse processo que o gestor utilizará essas informações para entender e avaliar cada um dos colaboradores. Com isso, poderá também determinar o nível de satisfação e motivação de cada um deles.

Toda essa movimentação tem como resultado a criação de estratégias mais específicas de gestão de pessoas com base no perfil comportamental de quem faz parte do time de profissionais do negócio em questão. Sendo assim, elas conseguem ser ainda mais efetivas e contribuem cada vez mais para o desenvolvimento de talentos — o que pode até ajudar na diminuição do turnover.

Big Data

O Big Data talvez nem seja mais considerado como o futuro do RH, já que muitas empresas já o aderiram para auxiliar na otimização de muitas atividades, mas, com certeza, ele continuará fazendo parte das tendências. Isso acontece porque ele consegue entender cenários por meio de informações as quais antes não era possível ter acesso.

Ele é uma ferramenta que conta com uma grande capacidade de extrair e de armazenar grandes volumes de informações que estejam muito estruturadas ou ainda em uma forma mais bruta. Com ele, é possível fazer uma análise mais minuciosa para que qualquer tomada de decisão a partir daquele momento seja tomada com base em números, dados e informações relevantes.

A sua utilização no setor de RH é extremamente importante porque até existe um grande volume de dados que estão disponíveis para análise, mas nem toda empresa conta com a tecnologia necessária para fazer esse processo. O Big Data, então, consegue fazer essa ponte e os resultados são cada vez mais vantajosos.

Employer Branding

A imagem da empresa como um todo é um fator de extrema importância dentro da gestão de RH. Isso significa que qualquer organização que desenvolver uma cultura e um conjunto de comportamentos que soem bem-vistos pelos colaboradores têm um nítido diferencial competitivo em relação aos concorrentes.

O Employer Branding, portanto, será uma das maiores tendências do RH do futuro. Ele utiliza algumas estratégias de endomarketing com o intuito de criar uma visão melhor sobre a empresa nos profissionais que já trabalham nela para que, consequentemente, ela se espalhe para o mercado.

Sendo assim, as organizações têm se preocupado cada vez mais com a experiência do colaborador. Para conseguir firmar a imagem de boas empregadoras, investem no aprimoramento do processo de seleção e até em boas práticas de desligamento — como o outplacement, que instrui e capacita o profissional que passou pela demissão para que consiga se recolocar no mercado de trabalho.

Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial (IA) é um recurso cada vez mais presente dentro do setor de Recursos Humanos e que, por isso, marca forte presença no RH do futuro. Por meio de recursos de Machine Learning, por exemplo, as empresas podem ensinar os bots criados a reconhecerem padrões e avaliar dados importantes para os diversos processos — o que pode contribuir amplamente para os processos de tomada de decisão.

Com ela, o RH pode ter valiosos insights sobre as métricas relacionadas aos times de colaboradores de dentro da empresa de uma maneira mais precisa e ágil. Sendo assim, a IA pode ser empregada em diversos setores e ainda auxiliar em várias atividades do setor, como:

  • na melhora do clima;
  • no alinhamento da cultura organizacional;
  • no diagnóstico de necessidades relacionadas aos colaboradores;
  • no apontamento de qual dos setores precisam de mais capacitação.

Gamificação

A gamificação nada mais é que utilizar de conceitos imaginários do mundo dos games em situações da vida real. No caso do RH em particular, ela serve como auxiliar na motivação dos colaboradores e de todos os envolvidos na busca de um objetivo.

É um método relativamente novo, mas que chegou para ficar, principalmente porque incentiva recompensas, feedbacks constantes, a colaboração entre os times e qualquer outra ação que seja um pouco mais lúdica para engajar os profissionais. Dentro dela, existem várias possibilidades para transformar processos considerados rotineiros e até os mais simples em ações mais divertidas e interessantes.

Com o auxílio da gamificação, todas as questões que atrapalham o desenvolvimento de qualquer empresa e as principais dificuldades serão entendidas e as respostas encontradas serão de extrema importância para iniciar todo o processo. Isso porque é por meio delas que as ações que farão parte do planejamento serão estabelecidas.

Foco no bem-estar

Um dos maiores objetivos do setor de RH é o foco na saúde mental dos seus colaboradores e pode-se dizer que essa é uma tendência que veio para ficar e se tornará cada vez mais uma prioridade no futuro. Os efeitos do bem-estar na produtividade, assim como os malefícios que grandes problemas como o burnout causam nos profissionais, serão cada vez mais discutidos e levados em consideração.

Com isso, as empresas passarão a adotar diversas medidas para aplicar esse conceito, como a adoção do home office. Essa é uma maneira de trabalho que, além de oferecer mais qualidade de vida para os colaboradores — que não precisarão mais se estressar no trânsito para chegar ao trabalho, por exemplo —, oferece benefícios para a instituição, como redução de custos.

O que esperar do profissional de RH em 2023?

Moldar a força de trabalho para o futuro

Eles reconhecem que as estruturas de força de trabalho existentes estão sendo perturbadas por novas tecnologias e modelos de negócios, e estão aproveitando a oportunidade para remodelar a força de trabalho e obter todos os benefícios do trabalho conjunto de humanos e máquinas.

Moldar uma cultura orientada para o propósito

Eles entendem que o RH desempenha um papel vital na formação e manutenção de uma cultura alinhada com suas estratégias de negócios e objetivos de alto nível.

Moldar a experiência do funcionário

Eles utilizam técnicas sustentadas pelo pensamento de design para abordar os "momentos que interessam" aos funcionários e entendem que isto espelha os mesmos princípios essenciais necessários para a centralidade do cliente e o design da experiência.

Moldar decisões sobre as pessoas e a força de trabalho através do uso de insights a partir de dados

Eles maximizam o poder da ciência dos dados para gerar insights preditivos e acionáveis para toda a organização, e estão investindo de acordo.

Qual o papel da área de rh frente ao cenário atual e futuro da gestão de pessoas?

Gerenciar uma força de trabalho mista e que se tornará a norma

Até agora, parece ser do conhecimento geral que os colaboradores valorizam a flexibilidade que o trabalho remoto durante a pandemia tem oferecido. Pesquisas indicam que 86% dos funcionários que trabalham atualmente em casa querem continuar trabalhando remotamente pelo menos parte do tempo pós-pandêmico. 

Na verdade, o instituto Gartner prevê que quase o dobro dos funcionários trabalharão remotamente em tempo integral pós-pandemia do que na pré-pandemia.

Então temos uma real oportunidade para criar uma cultura centrada nas pessoas que se traduza pessoalmente e virtualmente. Veja mais detalhes do curso Liderança Remota.

Promover um novo foco na melhoria da experiência do funcionário

Melhorar a experiência dos funcionários sempre foi uma prioridade para os departamentos de RH, mas tem se tornado cada vez mais importante para a retenção e atração de talentos de qualidade. É por isso que prevemos que os líderes de RH começarão a pensar em melhorar a experiência do funcionário com a mesma consideração usada para melhorar a experiência do cliente.

Existe uma grande oportunidade para investir em ferramentas que ajudem a melhorar a experiência do funcionário em sua organização.

Os líderes de RH devem procurar maneiras de lidar com essas lacunas de experiência dos funcionários através da tecnologia. Por exemplo, se os dados de pesquisas internas revelarem que os funcionários estão deixando sua organização por falta de oportunidades de desenvolvimento, explore o investimento em um sistema de gerenciamento de aprendizado (LMS) para criar caminhos de desenvolvimento para sua força de trabalho.

Outros exemplos de investimentos em tecnologia que melhoram a experiência do funcionário:

  • O software de bem-estar corporativo ajuda sua organização a estabelecer programas de melhoria de saúde para os funcionários;
  • O software de colaboração melhora a comunicação e a colaboração entre os membros da equipe, estejam eles no escritório ou remotos;
  • O software de reconhecimento de funcionários permite que você recompense e reconheça seus funcionários por seu trabalho duro e por suas realizações.

Mudar os benefícios para os colaboradores

Com escritórios cheios de pessoas, benefícios de deslocamento, creche no local, almoços gratuitos e uma cozinha com a geladeira cheia de lanches até são uma grande parte da proposta de valor do funcionário (EVP). Mas agora, da maneira como as top corporações têm se comprometido com uma força de trabalho totalmente remota e as pequenas empresas continuam com mais de um terço de seus trabalhadores em casa, o valor desses benefícios cai por terra.

A oportunidade está em reavaliar seus benefícios e oferecer as vantagens que seus colaboradores de fato querem e que fazem mais sentido. Pesquise, pergunte, analise os dados, mude, faça alguns testes.

Mais e mais organizações estão mudando suas ofertas de benefícios para incluir coisas como suporte de saúde mental, equipamentos de escritório em casa e programas de bem-estar.

Modelo RH do Futuro
Modelo RH do Futuro

Como fortalecer a identidade de uma organização?

O RH do futuro deve fazer as seguintes perguntas:

  • Como podemos desenvolver um senso de propósito energético que tenha um impacto tangível em nossas escolhas estratégicas e formas de trabalho?
  • Como podemos identificar os principais papéis dos talentos e focá-los na criação de valor?
  • Como podemos construir uma compreensão sistêmica, orientada por dados, de nossa saúde organizacional?

Como melhorar a busca por agilidade?

O RH deve ser um parceiro estratégico para o negócio ter também agilidade, assegurando que o talento certo esteja no lugar certo para cumprir com os objetivos centrais da empresa. 

O RH também pode conduzir o planejamento da força de trabalho através da revisão de como as tendências perturbadoras afetam os funcionários, identificando futuras capacidades essenciais e avaliando como a oferta e a demanda se aplicam a futuras lacunas de habilidades.

Como fortalecer a escalabilidade de uma organização?

O Recursos Humanos do Futuro deve fazer as seguintes perguntas:

  • Como podemos estabelecer plataformas que abranjam múltiplos atores no ecossistema e permitir novas fontes de valor e experiência dos funcionários através delas?
  • Como podemos nos tornar a melhor empresa com a qual estabelecer parcerias no ecossistema? Como podemos nos preparar para uma parceria rápida e tornar o ecossistema acessível?
  • Quais são as habilidades críticas que impulsionam a criação de valor futuro e como podemos aumentar a nossa base de talentos de acordo?

Como você pôde perceber, o RH do futuro já deixou de ser uma expectativa e a cada dia mais passa a se tornar realidade. É importante manter a atenção e o foco em todas as tendências porque a valorização do capital humano exigirá cada vez mais envolvimento em estratégias organizacionais e menos preocupações com questões burocráticas — já que nesse quesito os softwares podem ajudar.

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