Liderança

Senso de dono: características do conceito e como despertá-lo

Equipe Aspectum
14/12/2022
Senso de dono: características do conceito e como despertá-lo

Adotar estratégias para gerar senso de dono em seu time deve ser uma das prioridades para a empresa, uma vez que isso contribuirá diretamente para que o negócio tenha mais credibilidade perante o mercado e também haja redução da taxa de turnover.

Por essa razão, é importante que a gestão de times entenda de forma detalhada sobre o significado desse conceito e conheça as características de quem conta com esse sentimento, além de compreender dicas práticas para desenvolvê-lo no negócio.

Pensando nisso, elaboramos este material para que você tire algumas das principais dúvidas sobre o assunto. Continue a leitura e saiba mais!

O que é senso de dono?

Primeiro, é importante entendermos exatamente do que se trata o senso de dono. Em alguns casos, também é denominado como senso de pertencimento. Trata-se da característica desenvolvida pelo colaborador que contribui para que ele aja em seu dia a dia como se fosse o próprio fundador da organização, como o próprio nome já diz.

Nesse sentido, ele não se interessará apenas em executar as suas demandas. Pelo contrário, o senso de dono vai fazer com que ele busque por outras estratégias para as suas atividades e leve sempre em consideração o objetivo macro do negócio.

Exemplo: suponhamos que a sua empresa tenha como meta anual dobrar a receita. Pessoas e times com senso de dono agem em função desse objetivo, de modo que, em todas as estratégias e projetos, elaboram links para que as suas ações impactem diretamente esse indicador.

Quais as características de um profissional com senso de dono?

Entre as características de um profissional que tenha senso de dono, podemos destacar:

  • pessoas proativas — primeiro, destaca-se o fato de que as pessoas que têm senso de dono são mais proativas. Da mesma forma como exemplificamos acima, elas são capazes de buscar, por si só, estratégias que permitam aperfeiçoar processos e contribuir para os resultados do negócio;
  • colaborativas — quem tem senso de dono não se preocupa apenas com as suas demandas e com as suas atividades. O trabalho em equipe é essencial para o sucesso de qualquer time e de qualquer empresa. Por essa razão, são mais colaborativas e se envolvem em metas e projetos de colegas;
  • flexíveis — há flexibilidade por parte desses profissionais, pois eles entendem o atual momento da empresa e seus objetivos. Ainda, conseguem se adaptar caso haja necessidade de melhorar algum indicador específico;
  • engajados — essas pessoas são engajadas e gostam de estar presentes em seu quadro de colaboradores, além de estarem alinhadas à cultura do negócio, ao propósito e aos seus valores.

Qual a importância do senso de dono para a empresa?

A seguir, selecionamos alguns pontos que reforçam a importância de desenvolver o senso de dono em sua empresa:

  • equipe mais engajada — quando há colaboradores com senso de dono em uma equipe, naturalmente você conta com pessoas mais engajadas em suas atividades, que desejam alcançar os resultados preestabelecidos no planejamento;
  • menores índices de turnover — a rotatividade nas empresas gera gastos e deve ser evitada. Quando há senso de dono, há pessoas apaixonadas pelo que fazem e que, consequentemente, permanecem por mais tempo no negócio;
  • melhoria no atendimento como um todo — se há pessoas satisfeitas e que se comportam como fundadoras da empresa, o cliente será impactado de forma positiva;
  • melhoria do clima organizacional — clima organizacional é a percepção dos profissionais em relação aos processos do negócio. Com o senso de dono desenvolvido, as pessoas naturalmente se sentirão melhores em seus locais de trabalho, o que impacta o clima da empresa.

O que fazer para estimular o senso de dono?

Selecionamos, ainda, algumas dicas para estimular o senso de dono em sua equipe. Veja!

Incentive o feedback

Feedback é o processo no qual profissionais contribuem para o desenvolvimento de seus colegas, de suas lideranças ou de seus liderados. Por meio dessa prática, há a oportunidade de os colaboradores se desenvolverem continuamente, de modo que uns estarão preocupados com o desempenho dos outros, sempre estimulando o crescimento.

Locais com prática de feedbacks contínuos também tendem a desenvolver profissionais mais capacitados, bem como realizam mudanças de rota sempre que necessário. Se um projeto não está alcançando o resultado ideal, por exemplo, é possível entender os pontos negativos e corrigi-los para atingir o patamar desejado.

Desenvolva autonomia

Profissionais que têm senso de dono são mais autônomos. Por essa razão, é importante estimular constantemente a autonomia da equipe, de modo que os colaboradores sejam capazes de solucionar problemas em vez de apenas apontá-los.

Para chegar a esse patamar, algumas dicas simples podem ser adotadas em seu negócio. Primeiro, tenha bastante zelo no momento da contratação. É importante já buscar no mercado de trabalho pessoas que naturalmente são mais autônomas para desenvolver as suas atividades. Além disso, tenha clareza quanto aos objetivos e metas da empresa, de modo que o colaborador possa identificar como as suas demandas impactam de forma positiva o negócio.

Por fim, sempre mapeie as competências dos profissionais e defina lideranças capacitadas para estimular a autonomia do time como um todo.

Realize treinamentos

Nem sempre as lideranças estarão 100% preparadas para desenvolver a autonomia de seus times e proporcionar a eles o senso de dono. Nesse sentido, é essencial que a gestão das empresas como um todo seja imersa em treinamentos que contribuam para essa prática constante de feedbacks e para o engajamento das pessoas de um time.

Além disso, capacitações tendem a resolver os gaps do seu quadro de colaboradores. Isso impacta o sentimento que a pessoa desenvolve quanto à organização, justamente por entender que a empresa se preocupa com o seu crescimento e com a sua carreira, de modo que as demandas sejam elaboradas de maneira mais efetiva.

Neste conteúdo, você pôde entender um pouco mais sobre o que é o senso de dono e quais são os seus diferenciais, além de ver dicas sobre como desenvolvê-lo de maneira eficaz em uma empresa. Como vimos, é essencial discutir sobre o tema entre as lideranças e entender sobre a percepção que as pessoas têm de seu negócio.

Vestir a camisa da empresa é um dos pontos de maior preocupação para as organizações hoje em dia. Por isso, entre em contato conosco, conheça nossos treinamentos e saiba mais sobre os diferenciais da Aspectum.

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