Cultura Organizacional

Sentimento de pertencimento: tudo a ver com sua cultura e identificação profissional

Sentimento de pertencimento: tudo a ver com sua cultura e identificação profissional

Que empresa não quer que seus colaboradores sejam engajados, que valorizem o ambiente onde trabalham e deem o melhor de si para alcançar os resultados? Sabemos que investir no potencial humano é fundamental para que uma organização tenha de fato uma entrega eficiente. Nesse sentido, o importante é promover a identificação do time com a cultura da organização.

Essa identificação ou senso de fazer parte de algo é justamente o que damos o nome de sentimento de pertencimento. Logo, quando o profissional tem orgulho da empresa e sente que faz parte do time, ele trabalha para que o resultado seja o melhor possível, além de se sentir feliz e satisfeito.

Como fazer para despertar esse senso nos colaboradores? Neste post, vamos falar sobre a importância desse sentimento e apresentar estratégias para aplicar na sua empresa. Vamos lá?

O que é o sentimento de pertencimento?

Certamente, você já ouviu a expressão “vestir a camisa”, certo? Essa expressão significa, basicamente, o mesmo que ter um sentimento de pertencimento. Sabe o que as empresas querem de fato quando dizem que precisam despertar o pertencimento nos colaboradores? Na essência, elas querem que seus funcionários trabalhem pelo propósito, pelos valores e pela cultura da organização.

Segundo Abraham Maslow, psicólogo norte-americano que desenvolveu a teoria das necessidades, por sermos seres sociais, temos a necessidade básica do pertencimento. Ou seja, precisamos pertencer a um grupo, fazer parte de algo, sermos ouvidos, sermos notados e nos sentir pertencentes de uma maneira que extrapola a questão da produtividade, considerando o cenário corporativo.

Qual a importância desse senso para a empresa?

No contexto das organizações, um funcionário que tem o sentimento de pertencimento desenvolvido consegue se manter mais motivado e performar muito melhor. Sabe aquela pessoa que está sempre disponível para atuar e ajudar com ideias criativas quando surge um problema? Certamente, essa é uma pessoa que se sente parte da organização e responsável pelos resultados.

Como desenvolver o sentimento de pertencimento nos colaboradores? O senso de pertencimento vem de diversos esforços, como reconhecimento e valorização do funcionário. Não é à toa que as empresas estão pensando no bem-estar do colaborador, pois, quanto mais valorizam as pessoas, mais elas se sentem pertencentes ao local. É como se fosse uma via de mão dupla. Ao se sentirem verdadeiramente valorizadas, elas sentem também a necessidade de retribuir.

Quais estratégias aplicar para desenvolver o sentimento de pertencimento?

Para criar uma cultura de pertencimento no ambiente de trabalho, é preciso conhecer os colaboradores e entender o que cada um valoriza. A partir daí, é preciso buscar satisfazer as necessidades e os desejos das pessoas, como se sentir seguro ou se sentir respeitado.

Existem várias estratégias para promover o sentimento de pertencimento. Pode ser pela participação nos resultados, valorização por tempo de casa, engajamento em um projeto, competências voltadas à liderança etc. Veja, a seguir, algumas dicas que são simples de serem colocadas em prática:

  • investir em premiação: é obviamente a estratégia que mais agrada, mas saiba que a premiação não precisa ser necessariamente em dinheiro;
  • realizar brainstorming: dar voz e acolher as ideias da equipe. Sabemos que nem tudo pode ser considerado, mas é importante dar o retorno;
  • praticar o feedback com constância: é fundamental ter atenção e parabenizar por atitudes positivas diariamente, na hora mesmo, sem esperar uma reunião, por exemplo.

Diante de tudo que abordamos aqui, podemos concluir que, ao desenvolver o sentimento de pertencimento nos colaboradores, as organizações melhoram seus índices de satisfação e, consequentemente, promovem a retenção de talentos e a redução do absenteísmo. Logo, se o funcionário considera a empresa um bom lugar para trabalhar, a produtividade, a comunicação e o engajamento melhoram.

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