O que é psicologia organizacional e qual a importância para as empresas?

A Psicologia Organizacional trata do universo da psicologia, colaboração, organização e pessoas no ambiente de um negócio.

Escrito por:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Psicologia Organizacional

A psicologia não é uma área fácil de definir. Isso porque ela é composta de diversas abordagens e áreas de atuação muito diversas entre si, o que faz com que uma definição única seja difícil de ser encontrada e sempre há o risco de deixar algo de fora. Porém, ela pode ser vista como um estudo da subjetividade humana, do comportamento dos indivíduos e grupos, da sua mente.

A atuação do psicólogo vai desde os clássicos consultórios, passando pelas escolas e instituições de ensino, sistema prisional, ONGs e, até mesmo, dentro de empresas. Na realidade, uma grande parte dos psicólogos formados atualmente vai para as empresas, atuando na chamada psicologia organizacional.

Quer saber o que é a psicologia organizacional e qual a importância de contar com esse tipo de profissional no seu negócio? Então continue a leitura e descubra!

Afinal, o que é a psicologia organizacional?

Se a psicologia estuda o ser humano, seu comportamento individual e grupal, faz muito sentido que exista uma área que aplique todos esses conhecimentos científicos dentro de organizações, não é mesmo? Afinal, as empresas são formadas, basicamente, por pessoas, que efetivamente geram resultados para o negócio.

É exatamente essa a proposta da psicologia organizacional: aplicar os conhecimentos sobre o comportamento humano dentro de empresas ou outras organizações. Os profissionais dessa área atuam no RH e o principal objetivo é conciliar os interesses dos negócios com os dos indivíduos que fazem parte dele. Dessa forma, o profissional da psicologia organizacional busca gerar motivação e engajamento nos colaboradores, gerando maior produtividade, sem perder de vista a qualidade de vida e bem-estar do time.

Qual a importância da psicologia organizacional para as empresas?

A psicologia organizacional já foi considerada uma área subjetiva e sem muito impacto nos resultados do negócio. Porém, os estudos científicos na área evoluíram e tem se percebido que ela tem um papel central e estratégico dentro das organizações.

Isso porque as empresas são formadas por pessoas e é preciso contar com profissionais motivados e engajados para realizarem as atividades da organização e, com isso, gerar os melhores resultados para o negócio. Além disso, é preciso também selecionar os profissionais certos, com o perfil adequado para a atuação dentro do negócio, de forma a reduzir os índices de rotatividade da organização. Tudo isso é feito por um psicólogo organizacional, profissional capacitado para realizar essas atividades.

Além disso, é o psicólogo organizacional que mensura e avalia o bem-estar do time e a satisfação dos colaboradores com a empresa. Essa é outra atuação de extrema importância para as organizações. Quando os profissionais estão estressados, sobrecarregados e insatisfeitos, além de não gerarem resultados para a empresa, ainda há um impacto negativo na vida do colaborador, prejudicando, inclusive, as suas relações pessoais.

Qual a atuação do psicólogo organizacional na empresa?

É importante que você tenha clareza sobre as tarefas que um psicólogo organizacional está capacitado para realizar dentro da sua empresa. As principais delas são:

  • recrutamento e seleção de colaboradores;
  • mapeamento de competência;
  • identificação do fit cultural do candidato ou colaborador com a organização;
  • planejamento de treinamentos e capacitações;
  • avaliação de desempenho;
  • planejamento de carreira e de desenvolvimento individual;
  • mediação de conflitos;
  • avaliação do clima e da cultura da empresa;
  • planos de ação para aumentar os níveis de motivação e engajamento do time;
  • avaliação e intervenção em questões relacionadas ao bem-estar e subjetividade, como estresse, depressão, ansiedade, sobrecarga, entre outros;
  • aplicação de testes psicológicos;
  • criação de programas de qualidade de vida.

Essas são apenas algumas das atividades de um psicólogo organizacional. É importante ressaltar que, no caso da aplicação de testes psicológicos, essa é uma tarefa exclusiva para psicólogos formados. Isso significa que apenas um psicólogo com diploma e registro no Conselho Regional de Psicologia (CRP) pode aplicar testes psicológicos e analisar os seus resultados.

Dessa forma, contar com um profissional da psicologia organizacional dentro da empresa ainda abre portas para a utilização de avaliações cientificamente reconhecidas em relação aos seus colaboradores.

Qual o impacto do psicólogo organizacional no bem-estar dos colaboradores?

Como você pode perceber, uma das atividades realizadas por um psicólogo organizacional é a intervenção em relação à qualidade de vida e bem-estar dos colaboradores da empresa. Isso é extremamente importante tanto para você quanto para a sua equipe.

Esse tipo de ação é central para a sua equipe, uma vez que o trabalho é uma das atividades mais importantes na vida de qualquer pessoa. Dessa forma, quando são adotadas estratégias para promover o bem-estar no ambiente laboral, elas acabam sendo irradiadas para toda a vida do colaborador, que passa a desfrutar de maior qualidade de vida em todos os setores.

Além disso, previne uma série de impactos negativos que um trabalho mal organizado pode gerar, como estresse, ansiedade, depressão e, até mesmo, transtornos psicológicos.

Os efeitos positivos também são nítidos para a empresa. Afinal, trabalhar a qualidade de vida e bem-estar no ambiente de trabalho deixa os colaboradores mais satisfeitos com a organização e com as atividades que realizam, o que tem impacto direto no aumento da produtividade e nos índices de motivação e engajamento do time.

Além disso, esse tipo de estratégia ainda melhora o ambiente organizacional e o clima da empresa, reduzindo, inclusive, os seus índices de rotatividade. Outro efeito positivo é o fato de isso tornar a sua empresa mais atrativa para os talentos disponíveis no mercado, que passam a investir, ativamente, na busca por fazer parte do seu negócio.

Como você pode perceber, a psicologia organizacional é uma área extremamente estratégica para a sua empresa. Um profissional com essa formação agrega valor ao negócio, uma vez que consegue atuar em diversas frentes de forma a garantir que os colaboradores gerem mais resultados e fiquem mais satisfeitos com o trabalho que realizam. Além disso, esse profissional afeta de forma positiva a qualidade de vida e bem-estar dos seus funcionários, trazendo grandes benefícios tanto para a equipe quanto para o seu negócio.

Quer saber mais sobre a saúde mental e bem-estar do time? Então leia nosso próximo artigo e descubra o impacto do estresse no trabalho e como resolver esse problema!

Lembre-se de compartilhar este artigo!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Receba as últimas novidades sobre treinamentos e desenvolvimento humano

tudo sobre desenvolvimento de pessoas, capacitação & RH.

Mais do Portal

ser proativo

Descubra como ser proativo

O que significa ser proativo. O que fazer para desenvolver a proatividade. Como saber se você tem iniciativa. Entenda a diferença entre ser proativo e reativo.

employee experience

O que não é Employee Experience

O que Employee Experience não é, significado, exemplos, vantagens, employee branding, employee journey, experiência do funcionário, implementação e guia.

ser proativo

Descubra como ser proativo

O que significa ser proativo. O que fazer para desenvolver a proatividade. Como saber se você tem iniciativa. Entenda a diferença entre ser proativo e reativo.

Conheça um de nossos treinamentos pela voz do nosso CEO.
Vídeo online sem interação humana.

Assistir agora

Fique por dentro dos próximos treinamentos, webinários ao vivo e programe-se para participar de algum deles no melhor momento para você.

Agendar

Quer mais informações?
Descubra como o Google, Facebook, Bradesco, Syngenta e outros clientes tem investido na formação de seus líderes e como você pode trazer nossas metodologias para sua empresa.

Solicitar contato