Viver em um ambiente de trabalho tóxico realmente não é nada fácil. Além dos desafios do dia em relação às atividades, ter que lidar com colegas complicados ou conflitos interpessoais pode ser bastante estressante.
Uma das principais consequências negativas dessa realidade é a redução dos resultados alcançados pelos colaboradores — portanto, também é muito prejudicial para o negócio.
Queremos ajudar você a entender um pouco mais sobre o assunto. Continue a leitura e confira as informações que listamos aqui!
O que é considerado um ambiente de trabalho tóxico?
Apesar da toxicidade ter se tornado algo bastante comum e comentado nos dias de hoje, nem sempre temos clareza sobre o que isso significa. Vamos ajudar você a identificar um ambiente de trabalho tóxico. Confira!
Excesso de conflitos interpessoais
Em um ambiente de trabalho considerado tóxico, as pessoas têm conflitos interpessoais o tempo todo. Na verdade, essa é a condição normal desses locais, então, podemos dizer que os colegas enfrentam, constantemente, problemas uns com os outros.
Informações distorcidas
Em um ambiente tóxico, as pessoas costumam tentar tirar proveito umas das outras, e a forma que encontram para obter vantagens é justamente distorcer as informações que recebem. Isso afeta diretamente a eficiência da comunicação interna, mas também aumenta a sensação de insegurança das equipes.
Alta rotatividade da equipe
Outro aspecto muito comum de um ambiente de trabalho tóxico é que os profissionais não conseguem se manter na equipe, especialmente os mais qualificados. As pessoas simplesmente não suportam o clima e acabam pedindo demissão ou sendo desligadas, provocando uma alta rotatividade na equipe.
Como isso impacta nos resultados dos colaboradores?
Não é difícil supor que isso afeta negativamente a empresa. Confira quais são os principais impactos percebidos em função de um ambiente de trabalho tóxico.
Reduz a motivação
Por mais talentosos que os profissionais sejam, eles acabam se sentindo desmotivados. O clima da equipe é pesado, ninguém consegue demonstrar apoio aos colegas e o trabalho coletivo é praticamente inexistente. Além disso, é muito difícil sentir vontade de voltar à empresa se você se sente mal lá, não é?
Prejudica a saúde mental
Com o tempo, os profissionais que estão expostos a um ambiente de trabalho tóxico acabam tendo a sua saúde emocional prejudicada, causando problemas até mesmo na vida pessoal. O estresse, a ansiedade e até mesmo o esgotamento mental podem ser consequências de um local de trabalho ruim.
Aumenta o turnover
Por mais que um colaborador não tenha a intenção de ficar pulando de um emprego para outro, é muito comum que ele simplesmente não consiga se adaptar a um ambiente de trabalho tóxico. Em função disso, ele acaba procurando outra alternativa de emprego, mesmo que o salário seja menor, por exemplo.
Diminui a autoconfiança da equipe
Uma equipe que vive em um ambiente tóxico não consegue se sentir segura — nem com o seu desempenho individual, muito menos com o coletivo. Assim, o trabalho conjunto fica prejudicado e todos acabam deixando a desejar quando o assunto é resultado.
O gestor do RH tem um papel muito importante: melhorar o clima organizacional e contribuir para relações de trabalho mais saudáveis. Parte disso diz respeito às conversas que o profissional pode ter com os colaboradores, entendendo quais são as principais queixas e os desafios.
Além disso, é muito importante investir em pesquisas de clima organizacional e satisfação interna, apostar na comunicação interna empresarial e outras estratégias que ajudem tanto a identificar quanto a transformar o ambiente interno.
Agora que você já sabe de tudo isso, por que não continua aprofundando seus conhecimentos? Conheça os tipos e pilares da confiança no ambiente de trabalho!