O termo lean é bastante conhecido no mundo dos negócios, como o lean startup ou lean manufacturing, entre outros. Refere-se a um tipo de trabalho enxuto, focado em resultados e ávido pelo aprendizado. É claro, a liderança lean segue a mesma direção.
Existem muitas características que determinam esse novo modelo de liderança, como a humildade, o trabalho em equipe e a sede por conhecimento. Afiar tais características é um trabalho conjunto, por isso também é importante ter consistência e resiliência.
Ao longo dos próximos tópicos, explicaremos exatamente o que é liderança lean, quais suas características e como desenvolvê-las no trabalho. Continue com a leitura.
O que é liderança lean e quais seus benefícios?
Existem tantas definições e estilos de liderança quanto é possível imaginar. O líder liberal, autoritário ou democrático, por exemplo. Uma definição que tem obtido destaque, devido às maiores exigências em inovação e agilidade, é a de liderança lean. Já ouviu falar?
Grosso modo, liderança lean é o modelo de liderança focado no trabalho enxuto, aplicando menos recursos e obtendo melhores resultados, assim como aprendendo continuamente e compartilhando tais aprendizados com as equipes. Seus benefícios são muitos, como:
- aumento do número e da velocidade das inovações;
- redução de falhas que afetam as entregas das equipes;
- melhoria das relações interpessoais no trabalho;
- desenvolvimento de uma cultura de aprendizado;
- reforço da confiança interpessoal e do espírito de equipe.
O desenvolvimento desse modelo de liderança depende do aproveitamento de algumas características, explicadas logo mais. A priori, é necessário destacar que não é um trabalho pontual — com início, meio e fim. Na verdade, trata-se de uma filosofia de vida e liderança.
Quais as principais características da liderança lean?
A liderança lean possui algumas características bem interessantes, como a humildade, o aprendizado contínuo e o trabalho em equipe. Podem até parecer coisas simples, todavia, quando aplicadas conjuntamente, promovem grandes vantagens ao líder, seus liderados e ao empreendimento de modo geral. Adiante, apresentamos em detalhes cada característica.
Humildade
Toda a filosofia lean está baseada em coisas como o diagnóstico de falhas e o aprendizado a partir dos erros cometidos. São pontos que, sem uma boa dose de humildade, simplesmente não podem existir. Por isso, a primeira característica é a humildade no trabalho.
Veja bem, humildade não é se vestir de forma simples ou evitar palavras técnicas. Humildade é saber que você pode estar errado e ter coragem para admitir falhas. Também é se dispor a ouvir outras pessoas, mesmo aquelas que estão em uma posição inferior à sua (liderados).
Paixão pelo aprendizado
Líderes lean contam com uma filosofia de aprendizado ao longo da vida (lifelong learning, como é conhecida em inglês). Ou seja, são pessoas apaixonadas por aprender coisas novas e aplicá-las ao longo do trabalho, além de compartilhá-las com seus colegas.
Essa paixão pelo aprendizado pode ser vista em vários momentos, como ao participar de mais treinamentos, ler mais livros e estudar mais a fundo determinadas temáticas. Assim, o líder lean consegue se manter sempre atual e "afiado" para solucionar problemas.
Jogo em equipe
A liderança lean busca inovar e resolver problemas. Para tanto, sabe que não deve atuar de maneira solitária, individualmente. Muito pelo contrário, deve trabalhar em equipe, afinal, muitas cabeças pensam melhor que uma. Além disso, a diversidade enriquece o trabalho.
Nesse caso, é natural que o líder posicione-se de forma mais simétrica entre seus liderados. Ou seja, esteja junto, lado a lado. Assim, há uma postura bastante distinta do líder chamado de autocrático, que é apegado ao comando e ao controle dos liderados e das tarefas.
Orientação por evidências
Outra característica importante é a orientação por evidências. Vários líderes decidem o que deve ser feito com base na sua intuição ou achismo. Diferentemente, o líder lean busca por dados, isto é, evidências que forneçam uma visão mais ampla e precisa.
Veja, por exemplo, decisões sobre novas campanhas de marketing. É preciso ter dados sobre clientes, produtos e preferências de consumo, que comumente já estão na base da empresa e só precisam ser estudados. Assim, o líder lean busca por dados que gerem qualidade.
Compromisso
É muito difícil falar em liderança, qualquer que seja ela, sem falar em compromisso. O ponto é que o líder lean dedica-se ainda mais aos seus liderados e ao negócio de maneira geral, comprometendo-se pessoalmente com o que deve ser entregue.
Nesse caso, o líder lean evita a todo custo o problema do falar/fazer — ou seja, falar uma coisa e na prática fazer outra. Também não diz coisas do tipo "faça o que eu falo, não o que faço", comuns em lideranças menos comprometidas. Esse líder é o exemplo a ser seguido.
Inteligência emocional
O conceito de inteligência emocional (IE) é algo amplo e ainda bastante estudado pela Psicologia. Em suma, podemos entender a IE como a habilidade de lidar com suas emoções, bem como compreender as emoções dos outros. Assim, é algo bastante subjetivo.
A liderança lean exige uma alta dose de inteligência emocional. Isso porque o trabalho deve ser feito em conjunto com os liderados, os erros devem servir de base para o aprendizado e o líder deve ter confiança suficiente para lidar com suas falhas. Sem isso, nada feito.
Qual a importância do treinamento para essa liderança?
Bons programas de treinamento são realmente necessários. Além de ajudar a qualificar as equipes de trabalho e seus respectivos líderes, contribuem para o desenvolvimento de toda a organização. Para líderes lean, treinamentos representam um exercício frequente.
A partir de boas capacitações, líderes lean podem atualizar seus conhecimentos, analisar eventuais falhas, estudar suas estratégias de atuação e crescer com seus liderados. Também podem diagnosticar e corrigir suas fraquezas, assim como otimizar suas competências.
Para desenvolver seus programas de capacitação e adotar bons treinamentos, é sempre importante contar com especialistas no assunto. A Aspectum, empresa especializada em treinamentos corporativos e melhoria da performance, é um bom exemplo disso.
Veja, agora você está por dentro do assunto. Lembre-se de que liderança lean tem a ver com aprendizado, correção de gargalos e trabalho conjunto. Exatamente por isso características como humildade, compromisso e disposição para aprender são tão importantes. Nesse último caso, vale sempre a pena contar com uma parceria para treinar líderes e equipes.
Gostou do nosso artigo, correto?! Aproveite, agora, para conhecer mais da Aspectum e suas soluções. Entre em contato conosco. Vamos lá!