Muitas pessoas em busca de soluções de treinamentos corporativos, sejam internos ou externos, chegam até nós com dúvidas de como elaborar um bom treinamento, especialmente um treinamento interno.
Talvez você possa estar se perguntando nesse momento:
Mas o que é Treinamento Interno? O que é uma Capacitação Interna?
Qual a diferença de um treinamento interno para um externo? Existe alguma relação com o conceito do treinamento in-company ou público?
Vamos analisar com calma, mas antes, reforçar que o treinamento interno é algo indispensável para uma empresa. Neste tipo de treinamento estamos falando especificamente em cursos, palestras e seminários para treinar colaboradores específicos de uma organização, geralmente com conteúdos tanto teóricos quanto mais práticos e dinâmicos, dentro de um contexto corporativo, por alguns profissionais especializados.
O Treinamento Interno e suas peculiaridades
Quando se fala em um treinamento interno, este pode focar somente no conhecimento técnico ou comportamental, ou capacitar essas ambas necessidades no mesmo treinamento e evento.
Qualquer treinamento em si visa melhorar a cultura organizacional, desenvolvendo e qualificando todos os colaboradores em competências prioritárias para o desempenho de suas funções, a fim de alcançar os objetivos de toda a empresa.
O treinamento interno, é frequentemente realizado dentro das dependências da organização, podendo ser realizado em um ambiente externo, como um auditório, sala de reuniões ou outro local adequado mas ele está diretamente ligado aos resultados corporativos, ajudando o negócio a crescer de forma saudável, além de buscar motivar seus funcionários e manter um bom posicionamento no mercado.
Os temas podem ser variados, contemplando desde uma melhor comunicação interna até a adesão a novas práticas e comportamentos, melhorar a produtividade ou relacionamentos de uma equipe. Seja qual for a demanda, porém, é essencial criar um bom planejamento e escolher as técnicas certas para que eles possam fazer uma diferença real no dia a dia.
Dicas para montar um treinamento de qualidade?
1. Entenda a necessidade do treinamento
Identifique gargalos, carências e desafios. Em quais pontos a equipe precisa se aprimorar? Talvez as habilidades específicas de um cargo precisem de melhorias ou os funcionários devem se adaptar a uma nova tecnologia adotada pela empresa, por exemplo.
Considere também o nível de aprendizado necessário: o quanto a equipe está carente de certa habilidade? Qual a complexidade do conteúdo a ser ensinado? Tudo isso faz diferença para um treinamento efetivo.
2. Defina os objetivos
Com base em tais demandas, defina o objetivo do treinamento: o que ele busca alcançar, exatamente? É importante ter clareza desde o princípio, para escolher as ações mais adequadas e avaliar os resultados posteriormente. Você pode ser bem específico, pensando em prazos e no nível das melhorias.
O objetivo pode ser, por exemplo, melhorar a comunicação de um time em 30 por cento, dentro de três meses de capacitação. Lembre-se de ser realista e traçar metas alcançáveis.
3. Considere o público do treinamento
Para quem o treinamento é destinado? Considere os cargos, suas funções e posições dentro da empresa, assim como o perfil dos funcionários, seu comportamento e questões demográficas. Isso ajuda a definir a linguagem e as práticas mais adequadas, de modo a engajar as pessoas durante a capacitação e, realmente, gerar resultados.
4. Defina os processos e técnicas
Com base nos objetivos, demandas e no perfil do público, chega o momento de encontrar a metodologia e o formato mais indicados. Pense em como levar o conhecimento e manter os profissionais motivados, de modo que as habilidades sejam realmente aprendidas.
Considere também o local, os materiais e o tempo necessários. Estruture um processo viável para a empresa, dentro de suas possibilidades, levando em conta também a disponibilidade dos funcionários.
5. Conte com uma empresa especializada
Para otimizar os resultados do treinamento interno, você pode contar com uma empresa especializada no assunto. A capacitação será pensada de forma estratégica, respeitando a cultura, as metas e os desafios do seu contexto atual.
Para além de um olhar experiente e especialista, a economia de tempo é outra vantagem a se destacar. Com o auxílio de profissionais externos, você garante o melhor aprendizado aos funcionários e pode se dedicar às demais demandas organizacionais. Fique atento apenas para contratar um serviço de confiança, com boa reputação e dedicação aos seus interesses.
6. Mensure seus resultados
Não deixe de fazer algum mínimo ROI (retorno do investimento) através de questionários e/ou formulários. Uma das grandes vantagens de oferecer treinamento ou palestras internas é o baixo custo de investimento.
7. Busque treinamento formal externo
Por vezes, você poderá realizar um treinamento interno, chamando uma consultoria ou realizando um evento você mesmo. Na Aspectum temos o que chamamos de academias para clientes facilitadores para que profissionais dentro de uma organização adquiram conhecimentos para ministrarem nossas soluções eles mesmos. Esse é um sistema ganha-ganha muito interessante para fazer o desenvolvimento de conhecimentos importantes chegar em várias pessoas e níveis dentro da sua organização. Mas, pode ser que você também queira buscar treinamentos formais externos, onde, em vez de uma consultoria ou conteúdo chegar até seu time, suas pessoas registrem-se dentro do que é conhecido como "turmas abertas" ou "turmas públicas", para profissionais de diversas empresas e setores ao mesmo tempo.
Diferenças entre tipos de treinamentos
As diferenças podem não ser tão óbvias mas existem. Nos treinamentos internos, a contratante tem a vantagem de aprofundar questões de necessidades mais próprias e específicas, gerar um ambiente para troca de experiências próprias e idéias entre suas próprias equipes, pessoas e líderes. Já em um treinamento externo que o profissional de sua organização vai buscar conhecimento, existem vantagens para networking, observação de práticas que outras companhias tem feito, além de possibilitar treinar um grupo possivelmente menor de profissionais, caso tenha apenas alguns poucos profissionais precisando passar por um curso de capacitação.
No modelo de academias ou clientes facilitadores que oferecemos, você combina conteúdos de alta qualidade com o poder de alavancagem de baixo custo para atingir maiores números de desenvolvimento e roll-out.
Agora, seu treinamento interno será muito mais assertivo! Com essas dicas, a organização só tem a ganhar. Vale lembrar, por fim, que a Aspectum está à disposição para auxiliar sua empresa, com capacitações que abordam desde a produtividade até as práticas de liderança.
Esperamos que tenha gostado do conteúdo. Não deixe de entrar em contato para conhecer nossos serviços!