O blended learning, também conhecido como metodologia B learning, é um modelo de aprendizagem que alia o ensino presencial com o virtual. Por meio dele, consegue-se interagir em grupos de estudo como fóruns e chats, além de acessar e-books e vídeo aulas que, posteriormente, são discutidos presencialmente.
Nessa metodologia personalizada, é possível unir o melhor dos dois mundos e fazer o profissional ter um ótimo desempenho de suas atividades, sempre considerando o ritmo de aprendizagem e competência de cada colaborador.
Quer entender melhor sobre o blended learning? Então, continue a leitura do artigo! Vamos lá?
Como o blended learning acontece na prática?
Com o blended learning o aluno consegue aprender por uma didática interativa e híbrida, com uma solução de aprendizagem combinada. O que torna uma alternativa altamente eficiente para colaboradores e estudantes de diferentes níveis de capacidade e habilidade.
Veja, a seguir, como funciona cada abordagem do blended learning!
Blended learning com foco presencial
No ensino presencial, o especialista e colaborador tem uma aproximação mais pessoal, que gera um maior engajamento da equipe e diminui a taxa de desistência. Já os conteúdos são fornecidos anteriormente em uma plataforma EAD e, em seguida, os participantes se encontram para debatê-los.
A interação permite que o especialista receba o feedback dos colaboradores para que o conteúdo do treinamento seja adaptado à realidade da turma. O que também ajuda a diminuir as distrações durante o ensino.
Blended learning com foco a distância
Nessa modalidade, as plataformas online vão além da disponibilidade de enviar e receber conteúdos, pois é possível realizar fóruns de discussão, dicas de conteúdo, entre outros. Por ser a distância, esse treinamento consegue atingir um número maior de profissionais, além de ter um menor custo para sua realização.
No blended learning com foco a distância, todo material pode ser estudado, consultado, rastreado e atualizado sem grandes dificuldades. Isso porque é possível ter uma maior flexibilidade em relação ao local e horário de estudo, o que traz mais praticidade e controle para quem tem um dia a dia bastante corrido.
Como o blended learning é aplicado às empresas?
O blended learning é fundamental para qualquer empresa que deseja se destacar no mercado de atuação. Isso significa que é necessário investir em um ensino híbrido com estratégias e treinamentos constantes. Assim, os colaboradores estarão cada vez mais preparados para dar andamento aos projetos do empreendimento de forma acertada.
Confira algumas abordagens que podem ser usadas no blended learning:
A distância
- temas teóricos e conceituais, que necessitam de uma leitura mais atenta;
- apresentação de processos, com explicação por meio de esquemas;
- demonstração de softwares e sistemas, que podem os usuários podem experimentar virtualmente, entre outros.
Presencial
- assuntos comportamentais, que necessitam de uma maior interação social;
- conteúdos que ajudam a transformar e melhorar processos, pois há necessidade de discussões;
- operações manuais com equipamentos e ferramentas, no qual permitem o especialista demonstrar diretamente para os colaboradores.
Quais são suas vantagens?
Com o blended learning é possível revolucionar a estratégia de treinamento do empreendimento. Para entender melhor, confira, a seguir, quais são as vantagens que essa metodologia de ensino pode trazer para a empresa e funcionários!
Diversificação das aprendizagens
Sabemos que cada pessoa tende a aprender de uma forma diferente o mesmo conteúdo. Contudo, por meio de um ensino híbrido, é possível haver mais chances da empresa conseguir uma aprendizagem eficaz para os funcionários. Isso porque há diversas formas de estudos que tornam o treinamento mais otimizado. Além de fazer com que toda equipe consiga tirar o melhor aproveitamento dos conteúdos que são transmitidos de forma presencial e online.
Redução de custos
Com essa metodologia de ensino, a educação a distância tende a reduzir a carga horária da aprendizagem presencial. Isso significa que os custos com diárias de professores e especialistas podem ser reduzidos. O que é torna-se uma ótima estratégia para a organização que deseja ter um treinamento inovador e com um ótimo custo-benefício.
Introdução a cultura e-Learning na empresa
No blended learning também é mais fácil introduzir a cultura e-Learning no negócio que tem histórico de treinamento presencial. Isso significa que é possível fazer com que os colaboradores se adaptem melhor ao cenário tecnológico que está transformando a educação empresarial em todo o mundo.
Como implementar?
Para implementar um treinamento de blended learning na companhia, é preciso planejar com cuidado as estratégias para que o aprendizado não fique prejudicado. Pensando nisso, preparamos algumas dicas de como fazer essa implantação. Veja!
Escolha os objetivos da aprendizagem
Com a definição dos objetivos e metas, fica bem mais fácil alcançar resultados satisfatórios com a metodologia. Para isso, é preciso ter em mente quais conhecimentos você deseja que os funcionários aprendam ao longo do curso e quais são as competências e habilidades que eles precisam apresentar no fim do processo.
Defina as tecnologias, mídias e metodologias
Aqui você deve escolher os recursos online e offline necessários para implementar o curso. Vale lembrar que o blended learning permite transmitir o conhecimento por diversos formatos e técnicas. Pense bem quais os resultados você pretende que os colaboradores alcancem com cada atividade, para que, assim, possa definir a melhor forma de oferecê-la.
Incentive a interação
Uma das grandes vantagens do ensino híbrido é a possibilidade de ter uma maior interação entre alunos e professores. Isso acontece porque, quando eles se comunicam, conseguem compartilhar o conhecimento e as experiências. O que permite uma maior facilidade na hora de pôr em prática o conteúdo que estão aprendendo.
Além disso, é preciso seguir outras dicas, como: monitorar o desempenho da equipe e avaliar o seu progresso durante a aprendizagem. Além de manter consistência e coerência entre os métodos de ensino presencial e online, permitindo uma melhor conexão entre as diferentes formas de treinamento.
Aplicar o blended learning nos treinamentos empresariais é de extrema importância para o sucesso de uma empresa. Isso porque ele permite que os profissionais se tornem mais capacitados e engajados com o propósito na organização, fazendo que o trabalho da equipe seja otimizado e alcance bons resultados nas atividades diárias. Tudo isso, como um ótimo custo-benefício para os líderes e colaboradores.
E você, pretende aplicar o blended learning na empresa? Deixe o seu comentário abaixo, queremos saber a sua opinião sobre o tema!