Cultura Organizacional

Blended Learning na prática

Blended Learning na prática

O blended learning, também conhecido como metodologia B learning, é um modelo de aprendizagem que alia o ensino presencial com o virtual. Por meio dele, consegue-se interagir em grupos de estudo como fóruns e chats, além de acessar e-books e vídeo aulas que, posteriormente, são discutidos presencialmente.

Nessa metodologia personalizada, é possível unir o melhor dos dois mundos e fazer o profissional ter um ótimo desempenho de suas atividades, sempre considerando o ritmo de aprendizagem e competência de cada colaborador.

Quer entender melhor sobre o blended learning? Então, continue a leitura do artigo! Vamos lá?

Como o blended learning acontece na prática?

Com o blended learning o aluno consegue aprender por uma didática interativa e híbrida, com uma solução de aprendizagem combinada. O que torna uma alternativa altamente eficiente para colaboradores e estudantes de diferentes níveis de capacidade e habilidade.

Veja, a seguir, como funciona cada abordagem do blended learning!

Blended learning com foco presencial

No ensino presencial, o especialista e colaborador tem uma aproximação mais pessoal, que gera um maior engajamento da equipe e diminui a taxa de desistência. Já os conteúdos são fornecidos anteriormente em uma plataforma EAD e, em seguida, os participantes se encontram para debatê-los.

A interação permite que o especialista receba o feedback dos colaboradores para que o conteúdo do treinamento seja adaptado à realidade da turma. O que também ajuda a diminuir as distrações durante o ensino.

Blended learning com foco a distância

Nessa modalidade, as plataformas online vão além da disponibilidade de enviar e receber conteúdos, pois é possível realizar fóruns de discussão, dicas de conteúdo, entre outros. Por ser a distância, esse treinamento consegue atingir um número maior de profissionais, além de ter um menor custo para sua realização.

No blended learning com foco a distância, todo material pode ser estudado, consultado, rastreado e atualizado sem grandes dificuldades. Isso porque é possível ter uma maior flexibilidade em relação ao local e horário de estudo, o que traz mais praticidade e controle para quem tem um dia a dia bastante corrido.

Como o blended learning é aplicado às empresas?

O blended learning é fundamental para qualquer empresa que deseja se destacar no mercado de atuação. Isso significa que é necessário investir em um ensino híbrido com estratégias e treinamentos constantes. Assim, os colaboradores estarão cada vez mais preparados para dar andamento aos projetos do empreendimento de forma acertada.

Confira algumas abordagens que podem ser usadas no blended learning:

A distância

  • temas teóricos e conceituais, que necessitam de uma leitura mais atenta;
  • apresentação de processos, com explicação por meio de esquemas;
  • demonstração de softwares e sistemas, que podem os usuários podem experimentar virtualmente, entre outros.

Presencial

  • assuntos comportamentais, que necessitam de uma maior interação social;
  • conteúdos que ajudam a transformar e melhorar processos, pois há necessidade de discussões;
  • operações manuais com equipamentos e ferramentas, no qual permitem o especialista demonstrar diretamente para os colaboradores.

Quais são suas vantagens?

Com o blended learning é possível revolucionar a estratégia de treinamento do empreendimento. Para entender melhor, confira, a seguir, quais são as vantagens que essa metodologia de ensino pode trazer para a empresa e funcionários!

Diversificação das aprendizagens

Sabemos que cada pessoa tende a aprender de uma forma diferente o mesmo conteúdo. Contudo, por meio de um ensino híbrido, é possível haver mais chances da empresa conseguir uma aprendizagem eficaz para os funcionários. Isso porque há diversas formas de estudos que tornam o treinamento mais otimizado. Além de fazer com que toda equipe consiga tirar o melhor aproveitamento dos conteúdos que são transmitidos de forma presencial e online.

Redução de custos

Com essa metodologia de ensino, a educação a distância tende a reduzir a carga horária da aprendizagem presencial. Isso significa que os custos com diárias de professores e especialistas podem ser reduzidos. O que é torna-se uma ótima estratégia para a organização que deseja ter um treinamento inovador e com um ótimo custo-benefício.

Introdução a cultura e-Learning na empresa

No blended learning também é mais fácil introduzir a cultura e-Learning no negócio que tem histórico de treinamento presencial. Isso significa que é possível fazer com que os colaboradores se adaptem melhor ao cenário tecnológico que está transformando a educação empresarial em todo o mundo.

Como implementar?

Para implementar um treinamento de blended learning na companhia, é preciso planejar com cuidado as estratégias para que o aprendizado não fique prejudicado. Pensando nisso, preparamos algumas dicas de como fazer essa implantação. Veja!

Escolha os objetivos da aprendizagem

Com a definição dos objetivos e metas, fica bem mais fácil alcançar resultados satisfatórios com a metodologia. Para isso, é preciso ter em mente quais conhecimentos você deseja que os funcionários aprendam ao longo do curso e quais são as competências e habilidades que eles precisam apresentar no fim do processo.

Defina as tecnologias, mídias e metodologias

Aqui você deve escolher os recursos online e offline necessários para implementar o curso. Vale lembrar que o blended learning permite transmitir o conhecimento por diversos formatos e técnicas. Pense bem quais os resultados você pretende que os colaboradores alcancem com cada atividade, para que, assim, possa definir a melhor forma de oferecê-la.

Incentive a interação

Uma das grandes vantagens do ensino híbrido é a possibilidade de ter uma maior interação entre alunos e professores. Isso acontece porque, quando eles se comunicam, conseguem compartilhar o conhecimento e as experiências. O que permite uma maior facilidade na hora de pôr em prática o conteúdo que estão aprendendo.

Além disso, é preciso seguir outras dicas, como: monitorar o desempenho da equipe e avaliar o seu progresso durante a aprendizagem. Além de manter consistência e coerência entre os métodos de ensino presencial e online, permitindo uma melhor conexão entre as diferentes formas de treinamento.

Aplicar o blended learning nos treinamentos empresariais é de extrema importância para o sucesso de uma empresa. Isso porque ele permite que os profissionais se tornem mais capacitados e engajados com o propósito na organização, fazendo que o trabalho da equipe seja otimizado e alcance bons resultados nas atividades diárias. Tudo isso, como um ótimo custo-benefício para os líderes e colaboradores.

E você, pretende aplicar o blended learning na empresa? Deixe o seu comentário abaixo, queremos saber a sua opinião sobre o tema!

Fique informado ao assinar a Newsletter Aspectum

Obrigado! Seus dados foram recebidos com sucesso.
Oops! Algo deu errado. Favor tentar novamente.
Junte-se a milhares de pessoas que recebem dicas sobre crescimento humano, hábitos de alta performance, habilidades de diálogo e liderança de equipes.