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Você sabe a real importância das relações interpessoais?

Você sabe a real importância das relações interpessoais?

O ser humano é um ser social — o que significa que ele está sempre se relacionando com outros seres, faz parte da sua natureza. Ainda assim, estabelecer relações interpessoais saudáveis nem sempre é fácil, já que os outros podem nos afetar de muitas maneiras.

Normalmente, quando falamos em relacionamentos, logo imaginamos relações mais intimistas e próximas, como com parceiros afetivos ou a família. Porém, são nas trocas cotidianas, com os colegas de trabalho, que cuidados como a empatia e a compreensão interpessoal se tornam tão relevantes.

Neste post, você terá a oportunidade de aprofundar seu entendimento sobre:

  • o que são as relações interpessoais;
  • como desenvolver a capacidade de se relacionar;
  • como são as relações interpessoais nos ambientes de trabalho;
  • qual é a sua importância nas organizações;
  • quais fatores influenciam nas relações entre as pessoas;
  • que pilares sustentam trocas saudáveis;
  • como você pode ter relações mais saudáveis;
  • e de que maneira lidar com os aspectos negativos dos relacionamentos interpessoais.

Gostou da ideia? Então, aproveite para saber mais sobre o assunto e descobrir algumas dicas!

O que são as relações interpessoais?

A Psicologia e a Sociologia definem as relações interpessoais como um vínculo ou conexão entre as pessoas em determinados locais e circunstâncias. Sendo assim, elas existem em uma infinidade de momentos, junto aos familiares, no trabalho, nos ambientes religiosos etc. e são fundamentais para o desenvolvimento pessoal, e profissional de todo indivíduo.

Embora os relacionamentos interpessoais sejam extremamente complexos, sabemos que é da natureza do ser humano estar sempre ligado a alguém. Isso acontece, principalmente, devido à nossa necessidade natural de buscar a constante troca de conhecimentos, emoções e energias com os demais.

No entanto, o fato de nos relacionarmos desde muito cedo — praticamente desde que chegamos a este mundo — não significa que saibamos fazer isso da forma mais produtiva. Um exemplo disso são os constantes conflitos que presenciamos e vivenciamos em casa, na empresa ou até mesmo na sociedade, em geral. Diante disso, é possível afirmar que precisamos aprender a nos relacionar bem.

Como desenvolver essa capacidade?

Tendo em mente o conceito, é importante buscarmos o desenvolvimento dessa capacidade — e existem alguns fatores e ações que são essenciais nessa jornada.

O autoconhecimento é uma peça-chave para melhorar a habilidade de se relacionar com outras pessoas. Isso porque, quando não sabemos quem realmente somos ou não temos compreensão das nossas emoções e atitudes, tendemos a sabotar frequentemente as relações interpessoais.

Considere um exemplo: uma criança vai com os pais ao supermercado e visualiza uma guloseima que ela quer muito. Ao ter sua vontade negada, ela começa a gritar, chorar e espernear. Com vergonha, os pais suplicam que pare de escândalo e, não funcionando, compram a guloseima. Essa criança, então, aprende que suas frustrações podem ser resolvidas com gritos.

Esse mesmo adulto que não aprendeu a lidar com as suas frustrações na infância certamente será um colega de trabalho “respondão”, que provoca um clima ruim na empresa e que serve como estopim para discussões cada vez que alguém não concorda com ele. Suas relações interpessoais ficarão minadas pela sua incapacidade de aceitar que as coisas não serão sempre como ele quer.

No entanto, quando esse mesmo indivíduo aprende a reconhecer que a sua chateação é, na verdade, frustração por não ter conseguido o que queria, ele perde a necessidade de argumentar com todos. Assim, fica mais fácil entender que, se esperar, o desconforto passa e ele pode lidar com aquela situação de forma mais amena, se adaptando.

Dessa maneira, para termos uma boa capacidade de relacionamento interpessoal, precisamos, antes, compreender melhor os nossos sentimentos e anseios. Assim, muitos conflitos e problemas do dia a dia poderão ser evitados.

Como são as relações interpessoais no ambiente de trabalho?

Os resultados que uma empresa obtém dependem, diretamente, do relacionamento entre os seus colaboradores. Quando as suas equipes trabalham de forma harmoniosa e colaborativa, todo o time ganha com produtividade, um bom clima organizacional e motivação.

Por outro lado, grupos que têm problemas de relacionamento podem facilmente se tornar mais inflexíveis, resistentes a mudanças e desmotivados. Além disso, bons talentos podem desistir de fazer parte da sua companhia por não conseguir estabelecer uma boa convivência com os colegas de trabalho.

No longo prazo, isso pode se transformar na cultura empresarial, afetando não só o seu ambiente interno, como a imagem que o mercado tem do empreendimento. Nesses casos, fica muito mais difícil conquistar uma marca empregadora forte e atrativa.

Em última instância, se a empresa for incapaz de atrair bons talentos pela “fama” que o seu ambiente interno desenvolveu, isso pode prejudicar suas condições de se manter competitiva. Então, qual seria a solução para isso? Desenvolver estratégias inteligentes para a gestão dos relacionamentos interpessoais, como oferecer treinamentos comportamentais aos colaboradores e incentivar relações saudáveis.

Qual é a importância do relacionamento interpessoal nas organizações?

Imagine um projeto em que todos trabalham juntos e com empolgação, dando sugestões, propondo ideias e priorizando o que é o melhor para o negócio. A tendência é que ele produza muitos frutos benéficos. Por outro lado, quando os colaboradores não respeitam as opiniões uns dos outros e não se sentem abertos a propor suas ideias, o projeto vai demorar bem mais para sair do papel. Se sair, com certeza não será em sua melhor versão.

Percebe como a qualidade das relações interpessoais pode afetar o ambiente de trabalho? Na melhor das hipóteses, uma equipe em desarmonia vai gerar problemas de baixa produtividade e falta de motivação. Para mudar essa situação, é preciso fortalecer o sentido de empatia, desenvolver lideranças na empresa e ter muita paciência.

Quando a equipe é composta por indivíduos que priorizam o relacionamento e a compreensão interpessoal, fica muito mais fácil resolver discordâncias. Nesses casos, os profissionais não levam as opiniões dos seus pares para o lado pessoal e entendem que todos estão buscando um objetivo comum — o benefício da empresa.

Quais são os fatores que influenciam nas relações interpessoais?

Muitos podem ser os fatores considerados influenciadores nas relações interpessoais, mas alguns deles se destacam em meio aos demais. Podemos concordar que ter uma comunicação clara e objetiva, uma interação construtiva, uma percepção clara sobre as relações, uma boa compreensão interpessoal e uma aproximação saudável são bastante importantes, não é?

Pois, então, chegou a hora de entender como cada um impacta os seus relacionamentos:

  • comunicação — o foco deve estar no desenvolvimento de habilidades de intercomunicação, dialogar de forma positiva, se expressar com clareza e ouvir de forma ativa e conectada;
  • interação — o objetivo é criar um espaço para que o outro também se expresse, para que sejam criados vínculos e conexões que favoreçam ambos os envolvidos;
  • percepção — aqui se trabalha para superar as próprias crenças, criadas a partir de experiências negativas com relacionamentos de qualquer natureza, vendo o lado bom das pessoas;
  • compreensão — o foco aqui é exercitar a empatia e a capacidade de se colocar no lugar do outro para entender melhor seu ponto de vista;
  • aproximação — a finalidade é transpor os medos e bloqueios que impedem um bom relacionamento, ou seja, é preciso ficar confortável para se relacionar.

Conseguir atingir esses fatores é o que vai proporcionar às equipes ou ao profissional uma vantagem competitiva no mercado, respeito e reconhecimento — mas não é só isso. Os benefícios para si também são bastante perceptíveis, o que inclui mais autoconhecimento, satisfação e um senso de pertencimento muito mais apurado.

A empresa também acaba se beneficiando bastante com profissionais mais focados na própria capacitação e no crescimento em conjunto, já que as relações são de apoio e cooperação. Com isso, também é possível perceber uma melhoria do clima organizacional, já que todos se tornam mais produtivos e motivados.

Inclusive, a mudança na produtividade é uma das mais notáveis. Isso se deve ao fato do desenvolvimento de uma atmosfera mais positiva em todo o ambiente de trabalho, o que afeta o psicológico dos colaboradores e contribui para o seu bom rendimento.

Quais são os pilares das relações interpessoais?

Você deve estar se perguntando: mas, afinal, existe alguma fórmula mágica para estabelecer boas relações interpessoais? Bom, não é uma receita de bolo, mas existem alguns pilares que, quando respeitados, facilitam bastante as coisas.

O primeiro deles diz respeito à empatia, a colocar-se no lugar do outro e a entender como ele se sente sobre determinada situação. É claro que cada pessoa é diferente, por isso, a forma como você interpreta uma coisa não é a mesma do seu colega de trabalho. No entanto, quando existe esse esforço para compreender o outro, se estabelece uma relação de respeito e cumplicidade.

Além disso, outro pilar importante é a preocupação em melhorar a sua abordagem:

  • Como é que você se dirige às pessoas?
  • Você adapta sua fala, tom de voz e posicionamento de acordo com o seu interlocutor?
  • Quanto você está disposto a escutar o que o outro tem para dizer?
  • Você tenta chegar a um denominador comum, uma solução que satisfaça ambas as partes?

Isso também é importante e demonstra que você é um bom ouvinte, que se preocupa em, mais do que falar, ser compreendido.

O próximo pilar diz respeito a respeitar e abraçar as diferenças. Se cada um é de um jeito e possui uma personalidade, você é quem deve aprender a lidar de forma distinta com cada pessoa. Lembre-se, cada indivíduo pode contribuir com o seu crescimento como profissional e como ser humano, portanto, desconsiderar isso é o mesmo que perder uma ótima oportunidade.

O último pilar é bastante valioso e diz respeito a evitar discussões a todo custo. Se você precisa convencer alguém de que é preciso pensar diferente do que ele pensa, esse já é um debate perdido, pois, contra a vontade, ele sempre retornará a sua opinião inicial.

Portanto, ao sentir que uma discussão começa, seja gentil e apenas escute. Deixe para conversar com calma em outro momento ou, se possível, apenas deixe para lá.

Como ter relacionamentos saudáveis?

A complexidade de estabelecer relacionamentos saudáveis ainda é um aspecto da vida que assusta muitas pessoas, uma vez que se instalou no inconsciente coletivo a crença limitante de que não é fácil ter relações honestas, confiáveis e respeitosas. Entretanto, saiba que é possível, sim, construir relacionamentos saudáveis, tanto pessoalmente quanto no âmbito profissional.

Para isso, é preciso, primeiramente, aprender a ouvir para, só depois, dar opiniões. Além do mais, é preciso ter atenção a tudo o que se diz ao próximo: não podemos controlar o entendimento dos outros, mas podemos ser claros e objetivos para evitar um mal-entendido, certo?

Como lidar com os pontos negativos das relações interpessoais?

Já sabemos que maus relacionamentos entre funcionários são responsáveis, em grande parte, pelo fracasso dos planos vislumbrados. Diante disso, algumas atitudes podem ser tomadas e outras evitadas para manter o equilíbrio dentro da organização. Veja abaixo alguns exemplos.

Respeite a história do outro

Da mesma forma que você já vivenciou diversas experiências pessoais ao longo da vida, isso também ocorre com os seus colegas. Portanto, se você quer que respeitem a sua história, comece respeitando a dos outros. Esse aspecto está diretamente relacionado ao próximo item.

Seja prestativo e educado

O avanço da diversidade nas organizações é uma realidade que deve ser encarada positivamente. Por outro lado, o impulso natural das pessoas é de se abrir e colaborar mais facilmente com aqueles que compartilham da mesma visão de mundo, valores e cultura.

Diante disso, muitas vezes, as opiniões que são bem-aceitas em determinado grupo social podem soar agressivas e, até mesmo, excludentes para pessoas que tenham se desenvolvido em outro contexto.

Cabe ressaltar que a discriminação no trabalho é altamente prejudicial para todas as relações interpessoais. Afinal, a empresa deve ser um ambiente seguro para que cada um possa focar na obtenção dos resultados almejados e, portanto, a cordialidade tem papel crucial.

Mais do que demonstrar boa educação, procure estabelecer trocas humanas positivas, sendo prestativo com todos, independentemente das diferenças que possa haver entre você e qualquer outra pessoa.

Esqueça os julgamentos

Quando pensar em fazer algum comentário maldoso sobre a atitude de alguém, lembre-se de que essa pessoa certamente teve alguma motivação para fazer aquilo. Logo, deixe os julgamentos de lado e tente exercer a empatia, colocando-se no lugar do outro. Se for necessário ajudar alguém a corrigir algum erro, faça isso também se despindo de preconceitos.

Desenvolva sua inteligência emocional

Esse tipo de habilidade está relacionada à compreensão das próprias emoções, o que é diferente de simplesmente negá-las. Mais do que a competência para resolver conflitos de forma diplomática, a inteligência emocional abrange a consciência de si mesmo e do outro, visando trocas humanas muito mais positivas.

De igual modo, saber como estabelecer uma comunicação clara e efetiva também é um fator que influenciará positivamente todos os processos decisórios. Outro aspecto bastante relacionado é desenvolver o entendimento das motivações. Afinal, cada pessoa tem seus próprios valores e, por isso, dá importância a eles de maneira própria.

Por exemplo, enquanto alguém pode ter uma atitude mais compreensiva em relação a um atraso de 15 minutos, outra pessoa pode encarar esse problema como uma atitude gravemente desrespeitosa.

Demonstrar inteligência emocional é, mais do que tudo, entender que todos somos diferentes e que o meu conjunto de prioridades nunca deve ser imposto ao outro, mas, sim, compartilhado na busca de entendimento. Essa postura favorece muito a construção de melhores relações interpessoais.

Invista em autoconhecimento

Você viu acima a importância do autoconhecimento para melhorar as relações interpessoais. Então, não deixe de investir nesse poderoso instrumento de aprimoramento social. Desenvolvendo a si mesmo, você conseguirá enxergar as situações de forma mais objetiva, além de fazer as mudanças e ajustes necessários para a melhoria das suas relações.

Demonstre se importar com as pessoas

A reciprocidade é um princípio muito acentuado no comportamento humano. Quando você recebe uma ação positiva vinda de outra pessoa, é natural o instinto de retribuir aquele benefício. Da mesma forma, ao demonstrar que se importa com as pessoas, consequentemente será acolhido de maneira mais receptiva e cuidadosa por quem você despertou essa troca positiva.

Saiba receber e fazer feedback construtivos

A compreensão de que o feedback é uma prática essencial no ambiente corporativo possibilita um ambiente de confiança e parceria entre os profissionais de uma equipe.

Antes de entender o que é o feedback, qual a maneira adequada de dar e receber, vamos estabelecer o que ele não é. Primeiramente, é importante saber que feedback não é crítica, da mesma forma que não deve ser visto como punição ou constrangimento a quem o receberá.

Um feedback é uma contribuição para o desenvolvimento do outro. Ele se afasta do impulso de julgar a pessoa, na verdade, envolve a observação de um comportamento específico cujo impacto causado talvez ainda não tenha sido adequadamente percebido por quem praticou a ação.

Ao apresentar um ponto de melhoria, nunca o faça em público. Do contrário, a pessoa se sentirá exposta e buscará uma atitude defensiva. Por isso, o momento em que o feedback é oferecido também precisa ser ponderado. Evite oferecer um feedback imediatamente após a ação ou demorar muito de forma que o contexto já tenha caído no esquecimento.

Melhorar as relações interpessoais é uma meta plenamente alcançável quando repensamos nossos hábitos negativos e adotamos novas atitudes. Com a ajuda de uma empresa especializada em treinamentos corporativos, esse processo tende a ser ainda mais rápido e efetivo.

Então, se você quer melhorar os relacionamentos e a compreensão interpessoal na sua equipe, talvez seja uma boa hora para considerar uma abordagem diferente. Experimente preparar os seus talentos para uma boa comunicação, construção de feedbacks, escuta ativa e muitas outras habilidades fundamentais para o dia a dia de trabalho.

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