Carreira

Upskilling, Reskilling e o desenvolvimento de equipes

Upskilling, Reskilling e o desenvolvimento de equipes

Entender o que é upskilling é fundamental para o sucesso de uma organização. Isso porque essa estratégia tem o objetivo de aprimorar e desenvolver habilidades que um colaborador já tenha, potencializando assim um profissional para obter ainda maiores e melhores resultados. Mas, para isso, é preciso aplicar meios de aprendizagem e desenvolvimento que estejam alinhados com a carreira dos profissionais, como a elaboração de treinamentos.

Quer entender melhor sobre o que é upskilling e como a técnica pode ajudar no desenvolvimento de equipes? Continue a leitura do artigo!

O que é Upskilling?

Upskilling é o processo de avanço na qualificação e desenvolvimento de pessoas especialmente no local de trabalho que facilita o aprendizado contínuo, fornece programas de treinamento e oportunidades de desenvolvimento para expandir habilidades e minimizar lacunas de habilidades. O upskilling se concentra em melhorar os conjuntos de habilidades dos funcionários atuais, geralmente por meio de treinamento, para que eles possam avançar nos empregos e funções que exercem e encontrar diferentes funções e oportunidades dentro da empresa.

Por que o upskilling de repente se tornou tão importante? 

Em uma resposta curta, devido a transformação digital.

Em um nível maior, a qualificação constante tem acontecido como uma resposta às constantes mudanças necessárias no local de trabalho causadas pela tecnologia. A tecnologia criou novas possibilidades que só podem ser plenamente realizadas por uma força de trabalho modernizada. Isso significa que a força de trabalho deve constantemente aprender novas habilidades e competências que são necessárias para novos empregos e/ou mudanças que já estão acontecendo em velocidade alta.

Qual a diferença entre Upskilling e Reskilling?

Upskilling é o processo de levar suas habilidades e conhecimentos em uma determinada área para um novo nível, enquanto o termo Reskilling ou Requalificação envolve aprender novas habilidades para que você possa fazer um trabalho diferente.

O processo de Requalificar ou Reskill - em inglês - é principalmente para retreinar um membro da equipe para uma nova função de trabalho. Esse método geralmente é usado quando o trabalho de uma pessoa se tornou não mais essencial e o contratante procura reter a pessoa treinando-a em uma disciplina diferente.

Exemplos das diferenças do Upskilling versus Reskilling

Um exemplo de upskilling pode ser uma empresa de desenvolvimento de software treinando seus desenvolvedores em uma nova linguagem que será usada para desenvolver novos produtos. 

Já um exemplo de reskilling pode ser um trabalhador da construção civil que volta à escola para se tornar um desenvolvedor de software.

O primeiro busca se aprofundar, já o segundo busca repaginar-se para se manter relevante e atualizado em outra área.

Qual a importância da estratégia de upskilling para o desenvolvimento de equipes?

O upskilling é fundamental para promover a cultura do desenvolvimento profissional e pessoal, pois essa estratégia tem um grande papel no aprimoramento das habilidades de uma pessoa, da mesma forma que consegue estimular um ambiente que valoriza o aprendizado.

O profissional que passa por um processo de Upskilling pode:

  • tornar-se especialista em determinado assunto;
  • tornar-se ainda mais competente em suas funções;
  • adquirir um conhecimento de um par;
  • tornar-se proficiente em uma área da organização;
  • dominar tarefas antes desconhecidas;
  • aprender novas abordagens para um problema atual.

Assim, é possível ajudar a equipe a otimizar o tempo que é empregado na realização de tarefas do cotidiano. Além disso, também fica mais fácil entregar um material com mais qualidade, permitindo que a empresa consiga garantir bons resultados nas suas metas mensais. 

Por fim, vários estudos atestam, como fez um relatório elaborado pelo Fórum Econômico Mundial (WEF) para o momento importante para as empresas embarcarem em uma “revolução de qualificação” que permite que funcionários em todo o mundo fiquem imersos no futuro do trabalho, independentemente do que isso possa acarretar.

Estes estudos estão divulgando e detalhando a prática de upskilling como um imperativo econômico da qualificação. 

Essa oportunidade vem com enormes implicações financeiras. O WEF também prevê que um esforço conjunto para fornecer a qualificação necessária dos funcionários aumentaria a economia em trilhões de dólares – e as empresas que agem rapidamente para aprimorar sua força de trabalho e ficar à frente da concorrência podem aproveitar um pedaço desse bolo.

Como colocar o upskilling em prática na empresa?

Além de entender o que é upskilling, é preciso saber como colocar essa estratégia em prática na empresa. Para descobrir, confira os tópicos a seguir!

Mapeie as necessidades

O primeiro passo para aplicar o upskilling no negócio é mapear as inovações tecnológicas e as habilidades que garantem a realização de determinada função com qualidade e eficiência. Afinal, nenhum profissional é tão bom que não tenha algo para ser acrescentado em sua habilidade, não é mesmo?

É por isso que o mapeamento de necessidades é indispensável na identificação dos pontos fracos e fortes de cada colaborador. Ao ter consciência dos aspectos positivos e negativos dos funcionários que fazem parte da companhia, você conseguirá ter uma melhor percepção das soluções que precisam ser aplicadas para melhorar a produtividade e corrigir determinadas limitações que costumam impedir a evolução profissional. 

Desenvolva um planejamento estratégico

Como o RH costuma ter uma visão analítica sobre a empresa, ele é responsável por fazer um planejamento estratégico para o upskilling. Isso significa que é preciso estar atento às novidades do mercado e a todos os assuntos que são referência no setor da companhia.

Quando o setor de RH está bem estruturado e atualizado, fica mais fácil ter uma visão ampliada das necessidades do empreendimento em curto e médio prazo, possibilitando um planejamento estratégico que visa ao desenvolvimento dos profissionais. 

Sessões de micro aprendizagem e cursos virtuais ou online

Não deixe de usar as várias técnicas de upskilling ao pensar que precisa criar algo complexo. Uma simples mentoria e acompanhamento em uma sessão de "almoçar e aprender", por exemplo, já pode trazer uma prática simples para trocar experiências de micro aprendizagem entre colegas.

Envolva os gestores

No processo de upskilling, também é importante que os gestores façam parte dessa estratégia. Isso porque os líderes devem atuar como incentivadores do seu time, para que eles tenham motivação na hora de aprimorar suas habilidades e competências. 

Além disso, os líderes também devem participar ativamente da qualificação, pois, ao contar com a participação de todos os profissionais, fica mais fácil prosseguir com as ações de aprimoramento das habilidades e gerar um bom resultado para os funcionários, gestores e empresa.  

Aposte em treinamento e desenvolvimento

Os treinamentos e desenvolvimentos são essenciais para fazer com que sua equipe desenvolva as qualificações profissionais desejadas. Para isso, é preciso que as capacitações sejam direcionadas aos colaboradores que já têm determinadas habilidades, mas que precisam de aprimoramento. Ou seja, os treinamentos não devem ser básicos, mas avançados.

Essa estratégia pode ser feita tanto presencialmente quanto pela internet. O mais importante é que o colaborador tenha motivação para continuar as aprendizagens sem desistir no meio do caminho. Além disso, também é fundamental incentivar os profissionais a buscarem fontes de conhecimento complementares ao seu treinamento, como livros, ferramentas tecnológicas, workshops, entre outros. 

Contrate especialistas no assunto

Contratar especialistas no assunto também faz parte do processo de upskilling. Isso porque, para conseguir aprimorar e desenvolver as habilidades da equipe, é preciso contar com apoio de profissionais treinados e com conhecimento aprofundado sobre os temas que serão abordados durante o treinamento.

Para isso, você pode pesquisar por empresas que realizam treinamentos corporativos de modo online e presencial. O importante é que a capacitação esteja alinhada com os objetivos da empresa e com as reais necessidades dos funcionários.

Isso significa que, se você tiver precisando aprimorar as soft skills (habilidades comportamentais) dos colaboradores, por exemplo, deve buscar especialistas nesse tipo de treinamento. Nesse caso, poderá buscar ajuda de profissionais com conhecimento em liderança, conversas cruciais, entre outros.   

Conte com a tecnologia

Contar com a tecnologia também faz parte do processo de entender o que é upskilling e como colocá-lo em prática. Isso porque não faz muito sentido falarmos em qualificação avançada sem mencionar a utilização das inovações tecnológicas disponibilizadas no mercado, pois elas têm recursos bem mais dinâmicos que ajudam a estimular a aprendizagem.

Existem algumas ferramentas que podem ser aliadas do upskilling. Entre elas:

  • mobile
  • simuladores
  • games

Esses e outros métodos de ensino moderno costumam deixar o treinamento mais versátil e efetivo, o que também possibilita que os colaboradores fiquem mais engajados e tenham mais ânimo para realizar o seu desenvolvimento profissional. 

Além disso, o uso da tecnologia já faz parte do dia a dia da rotina de grande parte dos profissionais. Ou seja, muitas pessoas precisam de um computador, internet e algum tipo de software para trabalhar. Por isso, cada vez mais a tecnologia tem sido aliada do aprimoramento dos conhecimentos. 

Ao descobrir o que é upskilling e como ele ajuda no desenvolvimento da equipe, a organização consegue dar um passo à frente dos demais empreendimentos. Mas, para garantir que essa estratégia seja realmente proveitosa para o negócio, é preciso contar um treinamento in company.

Assim, com a capacitação sendo feita na própria empresa, fica mais fácil contar com a presença de todos os profissionais. Da mesma forma, será possível gerar menos custos para a organização, evitar que as demandas fiquem atrasadas, garantir mais interação entre os colaboradores, entre outras vantagens. 

Agora que chegamos ao fim do artigo, convidamos você a curtir nossa página no Facebook para descobrir outros conteúdos que vão ajudá-lo no dia a dia da empresa. Não vai perder essa chance, hein?

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