Tipos e pilares da confiança no ambiente de trabalho!

Algumas maneiras comprovadas de construir confiança no ambiente de trabalho requerem muito mais do que se pode imaginar. Se tornou líder de alguém? A comunicação eficaz pode lhe ajudar. Confiança é a base de todos os relacionamentos de sucesso. Saiba como se tornar mais confiante no trabalho.

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confiança no ambiente de trabalho

Nas relações que você estabelece com família e amigos, a confiança é um elemento central, não é mesmo? Afinal, só é possível estabelecer relações verdadeiras e de trocas sinceras quando você confia na outra pessoa. No ambiente corporativo não pode ser diferente, afinal ter confiança no trabalho ajuda no engajamento das equipes.

É preciso que um colaborador confie no colega para executar as atividades com excelência. Além disso, é importante garantir a confiança entre equipe e líderes, de forma que os gestores sejam capazes de delegar atividades enquanto os colaboradores confiam no líder para tomar as melhores decisões para o time e o negócio como um todo.

Como estabelecer relações de confiança no trabalho? Descubra agora quais são os principais pilares do processo!

Dois tipos básicos de confiança

Antes de conferir as dicas para construir confiança no trabalho. Uma distinção importante precisa ser feita. Existem dois tipos de confiança no ambiente de trabalho. Podem ser definidas como ‘Prática‘ e ‘Emocional‘:

Prática

Este tipo de confiança pode ser obtido ao sermos um ótimo trabalhador, daqueles que entregam os resultados dentro dos prazos e condições em que foi inicialmente pactuado. Profissionais pontuais, que chegam na hora e fazem aquilo que se comprometem verbalmente a fazer também participam dos benefícios de se obter esse tipo de confiança.

Vale dizer que este tipo é importantíssimo. Se você não tem a confiança prática no seu ambiente de trabalho, seus times estão enfrentando grandes problemas. Pode estar presenciando falta de comunicação, micro-gerenciamento, duplicidade de trabalhos, perda de produtividade, prazos e outros problemas.

Emocional

Este é um tipo superior de confiança. Consequentemente gera resultados e comportamentos superiores na mesma mão. É quando as pessoas confiam que você está do lado delas. Elas sabem que você as tratará de maneira adequada, respeitosa, cortês, sem julgamentos por algum vacilo, e, portanto, confortavelmente compartilham suas mais honestas opiniões, impressões, idéias.

Este tipo de confiança é obviamente mais complexo de se obter mas perfeitamente possível. Não se faz presente para quem trabalha mais por si só ou para quem respeita os outros mais frequentemente – requer inteligência emocional, que felizmente é uma habilidade que pode ser aprendida.

As pessoas confiam em você?

Honestidade 

Um dos principais pilares da confiança, dentro e fora do ambiente de trabalho, é a honestidade. Afinal, para confiar em alguém, é essencial que você saiba que a pessoa está dizendo a verdade, é preciso ter a garantia que, diante de um problema, o colaborador relatará ao gestor de forma clara e sincera, sem ocultar erros ou problemas. Ao ser honesto o profissional por tabela cria credibilidade em seu trabalho. Nem sempre é fácil admitir que está errado, ou admitir que não sabe algo, mas seja sincero, verdadeiro, e os outros ao redor perceberam verdade em sua conduta profissional.

Da mesma forma, os gestores precisam ser honestos com a equipe em relação à situação da empresa e o que será exigido de cada um. É preciso que ele informe quando o fluxo de trabalho será mais intenso e comunique problemas e situações mais complicadas em relação à gestão do negócio.

Coerência 

Para estabelecer uma relação de confiança é essencial que as pessoas sejam coerentes. Nesse aspecto, existem duas formas de demonstrar isso, ambas essenciais para construir esse tipo de relação.

Em primeiro lugar, o colaborador deve ser coerente de forma que suas ações sejam condizentes com o que ele fala. Ou seja, é preciso que a forma como ele se posiciona na fala, o que ele diz ser capaz de realizar, seja refletido nas suas ações e resultados.

Mas, além disso, a coerência também deve ocorrer ao longo do tempo. Isso significa que o padrão de qualidade e os resultados gerados por um colaborador ou gestor precisam ser constantes ao longo do tempo. Ou seja, você precisa saber o que esperar de cada um dos membros da empresa.

Competência técnica 

A competência técnica é outro elemento importante para garantir a confiança no ambiente de trabalho. Isso porque, apenas com as habilidades e conhecimentos adequados, é que os membros da empresa são capazes de gerar resultados de excelência para ganhar a confiança dos colegas e gestores.

O mesmo vale para os líderes. Afinal, para ser um gestor, é importante que o profissional tenha as competências adequadas para motivar e se comunicar com o time, além de saber como conduzir os trabalhos e tomar decisões da melhor forma possível.

Portanto, desenvolver competências técnicas, tanto na equipe quanto nos gestores, é essencial para garantir a confiança no ambiente de trabalho.

Empatia 

Para que uma relação de confiança funcione, é essencial que ambas as partes entendam a diversidade entre as pessoas e sejam capazes de se colocar no lugar do outro. Isso significa que todos devem entender que, mesmo que o outro seja diferente, é importante ter empatia com os sentimentos e problemas do colega de forma a entender porque cada um age de determinada maneira no mundo.

É por isso que a empatia é um pilar da confiança no ambiente de trabalho. Quando a equipe e os gestores são empáticos uns com os outros, eles são capazes de se comunicar de maneira assertiva e entender pontos de vista diferentes, melhorando as relações como um todo dentro da empresa.

Cooperação 

Outro pilar da confiança no ambiente de trabalho é a cooperação. Ou seja, é importante que um colaborador saiba que pode contar com o colega ou com o gestor quando tiver dificuldades, garantindo que todos unirão esforços para gerar os melhores resultados possíveis para o negócio.

Portanto, se a competição é predominante dentro da sua empresa, tente substituir essa visão pela colaboração, incentivando os profissionais a se ajudarem entre si em prol dos objetivos estratégicos e do sucesso do negócio.

Feedbacks sinceros 

Você já ouviu falar na cultura de feedback? Ela se refere à capacidade e incentivo aos membros da empresa para que eles saibam dar e receber feedback de maneira adequada. Esse é um outro importante pilar da confiança no ambiente de trabalho.

Para que os colaboradores confiem uns nos outros, precisam ter a liberdade de dar feedback quando necessário e entender que ele será recebido de maneira adequada, não prejudicando a relação entre os profissionais. Além disso, eles também precisam entender que o feedback é voltado para os resultados e processos, não sendo uma ofensa pessoal ao colaborador.

Portanto, implementar uma cultura de feedback, em que sejam incentivados valores como a honestidade e a sinceridade, é essencial para a confiança na sua empresa.

Flexibilidade

Por fim, outro pilar extremamente importante para a confiança no ambiente de trabalho é a flexibilidade. Afinal, o mercado está cada vez mais instável e mudanças podem surgir a todo momento.

Isso significa que, quando surge um problema ou quando é necessário trocar a rota, é importante que os profissionais confiem que o colega e os gestores serão flexíveis o suficiente para identificar essa situação e ajustar o trabalho e os resultados ao novo contexto. Dessa forma, entender que o colega é capaz de se adaptar às novas situações é essencial para garantir a confiança dentro da empresa.

Intimidade

Se você pretende obter a confiança de alguém e obter os insights mais honestos da outra pessoa, talvez seja hora de oferecer também a sua confiança em troca. Compartilhe primeiro a sua confiança. Um grande segredo para criar intimidade é: “Quem da confiança, recebe a confiança.”

Para criar confiança, seja inclusivo, traga outros para participar da tomada de decisões, não se imponha a todo momento. Algumas pessoas em reuniões pensam que não devem falar nada até que alguém lhes pergunte suas opiniões. Você obterá mais pessoas compartilhando.

Um ponto para ficar atento são suas reações. Ao desprezar, rir demasiadamente de algum comentário ou idéia irão certamente arruinar suas chances de criar confiança com equipes. Crie segurança e não retire o conforto emocional necessário em relações interpessoais.

Estabelecer relações de confiança no trabalho é essencial para garantir o sucesso do negócio. Afinal, os colaboradores precisam confiar uns nos outros para que saibam que todos contribuirão para a geração dos melhores resultados possíveis para a empresa. Para desenvolver esse tipo de relação, é importante que você incentive cada um desses pilares, garantindo que a equipe confiará no trabalho dos outros membros e que todos trabalharão juntos para o sucesso do negócio!

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