Carreira

7 dicas de ouro para realizar o processo de onboarding digital

Equipe Aspectum
26/11/2021
7 dicas de ouro para realizar o processo de onboarding digital

Diante da realidade do trabalho remoto, que está cada vez mais presente no dia a dia das pessoas, o onboarding digital torna-se uma ótima solução para as empresas que estão contratando novos colaboradores.

O onboarding faz parte do processo de recrutamento, seleção e admissão de novos colaboradores. Por meio de algumas estratégias e procedimentos, é possível adaptar e capacitar os colaboradores recém-chegados em uma organização, alinhando com a cultura do local.

Neste post, listamos algumas dicas de ouro para realizar o processo de onboarding digital na sua empresa. Continue a leitura e fique por dentro do assunto!

1. Montar um cronograma de atividades

Montar um cronograma é o primeiro passo para implementar o processo de onboarding digital na empresa. Isso deve ser feito especialmente na primeira semana de contratação do profissional, com a criação de atividades exclusivas e ações relacionadas à adaptação dos novos talentos.

Para isso, você pode fazer uma agenda de atividades que ajudam as pessoas a se sentirem à vontade no seu novo local de trabalho. É possível inserir no cronograma, por exemplo, a realização de uma conversa descontraída entre os profissionais mais antigos e os recém-chegados.

2. Definir indicadores de qualidade

Os indicadores de qualidade são considerados instrumentos de medição e acompanhamento. Eles são utilizados para fazer uma avaliação de desempenho de um processo, colaborador ou da empresa.

Em relação ao onboarding digital, esses indicadores devem ser medidos por meio de um desafio e um teste final. Isso permite que você consiga metrificar o quanto os funcionários compreenderam sobre os processos organizacionais, além de verificar se cada profissional tem o perfil alinhado aos objetivos da companhia.

3. Criar um vídeo de boas-vindas

Se você quer receber bem os profissionais recém-chegados, não deixe de elaborar um vídeo de boas-vindas para esses colaboradores.

Essa ação, deve ser bem elaborada e feita de forma direcionada. Ao criar o vídeo, cite o nome de cada pessoa que está iniciando os trabalhos na empresa. Além disso, coloque alguns profissionais para falar na gravação — eles podem fazer parte da equipe ou até mesmo ser os líderes da companhia. O ideal é que cada um fale cerca de 10 segundos, para que a gravação não fique tão longa e cansativa.

A partir disso, fica mais fácil fazer com que sua nova equipe se sinta acolhida no ambiente empresarial. Os profissionais vão perceber que estão em um bom ambiente para se trabalhar, com pessoas empáticas e receptivas.

4. Fazer chamadas de vídeo no onboarding digital

Apesar das chamadas de vídeo, às vezes, deixarem os trabalhadores exaustos durante as reuniões, esse processo muda quando falamos em realizar as chamadas de vídeo para a etapa de onboarding digital. Durante essa estratégia, é possível humanizar a etapa de boas-vindas do seu time por meio da interação divertida e descontraída entre os colaboradores novos e os veteranos.

Quando isso é feito por mensagens ou troca de e-mails, o onboarding digital se torna mais frio. Por meio do vídeo, é possível reduzir o impacto da distância física e criar um clima bem mais agradável para todos envolvidos no trabalho remoto.

Além disso, por meio dessa estratégia, os recém-chegados ficarão mais à vontade para tirar suas dúvidas com os demais colaboradores — o que permite, também, otimizar e simplificar os processos organizacionais.

5. Enviar todas as informações necessárias aos recém-chegados

Quando um profissional está iniciando seus trabalhos na empresa, mesmo que de forma remota, é preciso que algum funcionário explique como funciona a cultura e a estrutura daquele local de trabalho. No formato presencial, essa etapa acontece naturalmente no dia a dia de trabalho, mas ela se torna um pouco trabalhosa para quem está executando suas atividades no ambiente digital.

É nessa hora que a equipe de RH deve produzir conteúdos ricos e relevantes, com informações sobre a cultura e estrutura de funcionamento da companhia. Assim, o colaborador não se sentirá perdido no seu dia a dia de trabalho e conseguirá ter um pensamento mais alinhado com as demandas que são solicitadas.

6. Oferecer um treinamento de integração

Oferecer treinamento de integração é essencial no processo de onboarding digital. Essa etapa possibilita que a organização apresente a missão, a visão e os valores da companhia. Da mesma forma, fica mais fácil treinar os processos e as funções do novo funcionário.

Para que esse treinamento funcione corretamente, é preciso que a empresa esteja comprometida em fortalecer uma plataforma que seja ideal para atender a todas as necessidades do onboarding digital. Isso significa que o negócio deve disponibilizar conteúdos que ajudem os recém-chegados a trilharem uma aprendizagem eficiente.

Não esqueça que todos os processos desse treinamento devem ser avaliados e acompanhados constantemente. Isso ajuda a saber quais são as dificuldades que cada colaborador enfrenta e o que é preciso ser feito para ajudá-los a otimizar suas necessidades do dia a dia de trabalho.

7. Utilizar uma plataforma especializada

Durante o processo de onboarding digital, também é preciso contar com ajuda de uma plataforma especializada. Isso significa que você deve contar com uma empresa que ofereça treinamentos à sua equipe. A partir daí, será possível estruturar melhor cada etapa da sua estratégia.

Por meio de um sistema personalizado, os profissionais poderão ter acesso aos conteúdos da companhia em qualquer lugar em que estiverem. Assim, os recém-contratados têm uma modalidade de treinamento virtual tão envolvente quanto o treinamento presencial em sala de aula.

Se você deseja realizar um processo de onboarding digital eficiente, não deixe de seguir as dicas de ouro que listamos ao longo deste artigo. Além disso, vale a pena contar com a ajuda da tecnologia durante o processo. As plataformas digitais têm o papel de deixar as atividades bem mais ágeis ao otimizar o trabalho da empresa e dos profissionais. Lembre-se: cada estratégia é fundamental para o sucesso do negócio.

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