Trabalho em equipe nas empresas: como fomentar a colaboração?

Descubra como a comunicação, programas de integração, objetivos claros e comemorações ainda que pequenas podem fomentar a colaboração de equipes.

Escrito por:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
trabalho-em-equipe-nas-empresas-como-fomentar-a-colaboracao

Toda organização é composta por pessoas, indivíduos com conhecimentos e habilidades específicas. No entanto, para que grandes resultados sejam alcançados, é fundamental fomentar a colaboração, desenvolvendo assim, o trabalho em equipe nas empresas.

Nem sempre é fácil estimular a colaboração. Já que por vezes, alguns profissionais não lidam bem com outros, ou há conflitos interpessoais e fofocas. Logo, o gestor precisa assumir o papel de protagonista e adotar as melhores práticas ao expediente. Mas quais são estas práticas?

Nos tópicos seguintes, vamos explicar como fomentar a colaboração e estimular o trabalho em equipe nas empresas. Por esse motivo, continue com a leitura.

Melhore a comunicação interna

A primeira barreira para um trabalho em equipe eficaz é a comunicação. Se as pessoas não dialogam umas com as outras, dificilmente irão atuar em sintonia e buscar os mesmos resultados. Portanto, comece identificando gargalos que impactam na comunicação interna e nos resultados organizacionais.

Em resumo, gargalo é uma obstrução ao bom diálogo. Em uma linguagem mais técnica, chamado de ruído. Existem ruídos físicos, fisiológicos, semânticos e psicológicos, e cabe ao gestor identificá-los, neutralizá-los e/ou eliminá-los do ambiente de trabalho.

Outra medida importante é integrar canais de comunicação interna. Pode ser um mural de recados, por exemplo, assim como aplicativos mobile, redes sociais corporativas ou outras tecnologias especializadas. Quanto mais fácil for para os colaboradores se comunicarem, melhor.

Mas não adianta eliminar gargalos e integrar novos canais de comunicação, se as pessoas não entenderem a importância do diálogo. É necessário que todos, a partir do CEO, entendam a importância de se comunicar com qualidade e saibam como isso pode ser feito no expediente.

Invista em programas de integração

Quando falamos em programas de integração, é natural pensarmos em colabores recém-contratados. Novos profissionais precisam ser integrados ao time e à cultura organizacional, pois assim entregarão os melhores resultados. Apesar do cuidado com os novatos seja importante, os gestores normalmente desconsideram a integração contínua do time.

Todos os colaboradores, mesmo os mais antigos, devem estar em integração constante. Eles precisam se sentir parte de um time, composto de grandes profissionais, e de uma “família”, que é a empresa como um todo.

A questão é: como criar bons programas de integração? A resposta está na  fuga do lugar-comum. Não adianta só passar vídeos institucionais e contar a história da empresa. É importante promover dinâmicas, jogos em grupo e atividades ao ar livre, como esportes em equipe.

Pense na equipe como algo que está sendo construído continuamente e que nunca irá ficar completamente pronto. Sempre há profissionais entrando e saindo da empresa, e os talentos mudam de um período para outro. Logo, o programa de integração deve ser um plano contínuo.

Estabeleça um objetivo claro, realista e desafiador

Algo importante para a percepção de time é o objetivo. Se os profissionais não sabem exatamente qual direção seguir e nem quais resultados conquistar, é bem provável que haja desalinhamento nas ações. Isso, muitas vezes, resulta em conflitos interpessoais.

Nesse caso, é importante que o gestor estabeleça um objetivo para o time, uma meta coletiva. Pode ser o de conquistar uma maior participação de mercado ou obter altos índices de satisfação do cliente. Quanto mais desafiador o objetivo, melhor.

No entanto, também é preciso que o resultado desejado seja realista. Se os profissionais notarem que está pedindo algo impossível, eles poderão ficar desmotivados ou desinteressados. É preciso encontrar um meio-termo, entre realista e desafiador ao mesmo tempo.

O mais importante é que, independentemente do tamanho do objetivo, ele precisa ser comunicado com muita clareza. Toda a equipe precisa entender o que deve ser alcançado, como eles podem colaborar e qual o benefício de atingir esse resultado grandioso.

Realize pequenas comemorações

Em geral, as equipes recebem muita cobrança e isso pode causar estresse. Os colaboradores ficam afadigados, perdem qualidade de vida e bem-estar no expediente. Para trazer mais equilíbrio ao ambiente, é sempre interessante comemorar as pequenas conquistas obtidas em equipe.

Pense, por exemplo, em comemorar os resultados alcançados. Ao melhorar indicadores de desempenho — como satisfação ou retenção dos clientes — ou atingir as metas estabelecidas, o gestor pode promover pequenas comemorações com seus colaboradores.

Outra possibilidade é celebrar datas, aniversários e dias especiais (como Dia das Mães, Dia do Trabalhador, Natal e Páscoa). Selecione algumas datas para fazer algo diferente e encantar o time, e assim também gerar proximidade e fomentar a colaboração.

O motivo é simples: em momentos descontraídos, como em comemorações, os talentos “afrouxam” suas regras sociais e interagem de forma mais descontraída com seus colegas de trabalho. Esse momento alegre, divertido e inusitado faz bem ao senso de time.

Ofereça feedbacks consistentes aos colaboradores

Alguns profissionais não conseguem interagir tão bem com seus pares. Logo, afastam-se nos momentos de comemoração, não participam de dinâmicas e outras tarefas. Por vezes, eles próprios não notam que estão se afastando e prejudicando o senso de equipe.

Nesse caso, é fundamental investir em fornecer feedbacks eficazes. É preciso oferecer informações de qualidade aos colaboradores, objetivando reforçar suas forças e corrigir suas fraquezas. Quanto mais consistente o feedback, melhor para o próprio talento e para seus resultados organizacionais.

Alguns gestores preferem não dar feedbacks, pois acreditam que podem “ficar malvistos” e que será capaz de prejudicar a interação com a equipe. Quando na verdade acontece justamente o oposto: O feedback é uma ótima ferramenta para mostrar que se importa com o time, bem como com o estímulo do progresso.

Mas é preciso ter atenção a alguns aspectos. Primeiro, o feedback deve ser consistente e planejado. Crie um pequeno roteiro (claro e objetivo) com o que pretende falar ao colaborador. Depois, equilibre críticas e elogios. Por fim, permita que o profissional se posicione livremente.

Invista em programas de treinamento interno

Bons programas de treinamento permitem que os profissionais cresçam juntos, desenvolvendo novos conhecimentos e habilidades. Isso não é bom somente para os resultados, mas também para o próprio trabalho em equipe. Os colaboradores aproximam-se muito mais quando aprendem algo em conjunto.

No entanto, é importante definir bons programas de capacitação. E isso depende de análise interna, objetivando identificar quais competências técnicas e comportamentais estão atrofiadas. Para tanto, monitore minuciosamente os atuais conhecimentos, habilidades e atitudes do time.

A melhor alternativa é contar com uma empresa especializada em treinamentos. Ela conseguirá identificar as competências a serem desenvolvidas, bem como definir e implementar os melhores programas de capacitação. Além disso, garantirá resultados mais consistentes em sua organização.

Como pode observar, são várias as iniciativas que estimulam o trabalho em equipe nas empresas. É preciso melhorar a comunicação, definir um objetivo comum, oferecer bons feedbacks e iniciar novos programas internos de treinamento.

Está pronto(a) para fomentar o trabalho em equipe nas empresas? Aproveite sua visita e descubra o que é comportamento organizacional.

Lembre-se de compartilhar este artigo!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Receba as últimas novidades sobre treinamentos e desenvolvimento humano

tudo sobre desenvolvimento de pessoas, capacitação & RH.

Mais do Portal

impacto socio econômica das organizações na sociedade

O impacto das organizações na sociedade

Comumente devido ao dia dia esquecemos da importância que uma empresa tem na sociedade. Você que possui uma empresa, já parou para pensar do papel importantíssimo que você está desempenhando? Indiferente do tamanho da sua empresa, ela exerce um papel fundamental na sociedade.

confiança no ambiente de trabalho

Tipos e pilares da confiança no ambiente de trabalho!

Algumas maneiras comprovadas de construir confiança no ambiente de trabalho requerem muito mais do que se pode imaginar. Se tornou líder de alguém? A comunicação eficaz pode lhe ajudar. Confiança é a base de todos os relacionamentos de sucesso. Saiba como se tornar mais confiante no trabalho.

Conheça um de nossos treinamentos pela voz do nosso CEO.
Vídeo online sem interação humana.

Assistir agora

Fique por dentro dos próximos treinamentos, webinários ao vivo e programe-se para participar de algum deles no melhor momento para você.

Agendar

Quer mais informações?
Descubra como o Google, Facebook, Bradesco, Syngenta e outros clientes tem investido na formação de seus líderes e como você pode trazer nossas metodologias para sua empresa.

Solicitar contato