Carreira

Como lidar com pessoas de personalidade forte?

Provavelmente, em alguns momentos da nossa vida, vamos ter que lidar com pessoas de personalidade forte ou alguma pessoa de gênio forte. Em muitas ocasiões, será possível optar por não se envolver ou se relacionar com esses indivíduos, mas o local de trabalho não é um deles.

Todos os colaboradores que fazem parte de uma empresa têm as suas aptidões profissionais, bem como as suas características individuais. Muitas vezes, essas personalidades distintas podem beneficiar o negócio e tornar o trabalho mais produtivo.

Mas também existem aqueles casos mais desafiadores, em que a pessoa tende a dificultar o trabalho e até mesmo desmotivar o time. Nesse cenário, o RH precisa saber lidar com esse tipo de personalidade, extraindo o melhor desse colaborador e ajudando-o a se integrar no time, se for preciso.

Confira nossas dicas de como fazer isso da melhor forma possível para a organização e todos os envolvidos!

Procure entender a situação da perspectiva do outro

Antes de começarmos, responda a uma pergunta: o que é uma pessoa de personalidade forte? Muitos leitores, certamente, vão dizer que trata-se a um indivíduo que não ouve a opinião dos outros, que têm dificuldades de seguir regras que não são as suas e que são bastante competitivos.

Se analisarmos essas características por outra perspectiva, vamos encontrar uma resposta mais delicada: são pessoas esforçadas, habilidosas e focadas, que gostam de liderar e que gostam do embate e do desafio que estejam em busca de uma solução.

A partir desse exemplo, pode ser possível fazer o famoso exercício da empatia, ou seja, se colocar no lugar do outro. O profissional responsável pelo RH de uma empresa deve, mais do que os outros, estar pronto para ouvir todos os lados de uma questão e buscar enxergar as situações pelas mais diversas perspectivas.

Portanto, antes de suspirar quando tiver que lidar com pessoas de personalidade forte, lembre-se de que elas têm as suas próprias verdades, assim como todos os membros da equipe — mas ela tem mais disposição para defender o seu ponto de vista, o que pode ser positivo.

Não levar as coisas para o lado pessoal

Ao tentar buscar uma conversa com uma pessoa de personalidade mais forte, pode acontecer de os dois lados acabarem se excedendo, justamente porque ela não estará facilmente disposta a ouvir feedbacks e a ceder, e você, como parte do RH, precisa defender um lado da empresa ou encontrar um meio-termo, pelo menos.

Como profissional, você já sabe a importância de não levar esses diálogos para o lado pessoal. Mas isso pode ser desafiador quando a pessoa tem bons argumentos e escolhas de palavras, pouca paciência e pode diminuir as suas ideias para defender as dela.

A nossa dica, nessas situações, é manter o equilíbrio emocional e a postura profissional e, ao perceber que o colaborador está começando a se exceder, sugerir que a conversa continue em um outro momento, com um novo direcionamento.

Ajude a pessoa a controlar o temperamento

Se você trabalha no setor de Recursos Humanos, certamente tem uma grande aptidão para lidar com as pessoas, independentemente de suas personalidades.

Por isso, vale a pena usar os seus conhecimentos para tentar ajudar esse colaborador de personalidade mais forte a controlar o seu temperamento explosivo ou temperamento difícil. Como dissemos, por trás de atitudes mais difíceis, costumam existirem pessoas muito inteligentes, capazes e apaixonadas pelo trabalho que fazem ali na empresa — caso contrário, elas não estariam defendendo as suas ideias com tanto envolvimento e afinco.

Lembre-se de que o seu trabalho com a equipe é ajudar na performance e na satisfação geral do time, manter uma cultura de diálogo aberto e influenciar mudanças comportamentais, e isso independe do perfil de cada colaborador.

Use a inteligência emocional ao seu favor

Um grande sinal de inteligência emocional é descobrir como a outra pessoa afeta você e, a partir daí, traçar estratégias para lidar com ela.

Um profissional de RH dentro de uma empresa, por exemplo, pode buscar entender porque esse indivíduo age de determinada maneira e como será preciso responder a partir disso.

Se a pessoa se posiciona com tanta segurança que deixa até o RH mais preparado sem argumentos, uma boa alternativa é estudar mais sobre o assunto antes de começar a conversa. Ao querer que esse colaborador ceda em relação a um projeto, por exemplo, conheça o projeto a fundo, a participação de cada profissional, as possíveis consequências e outras possibilidades.

Ou seja, busque as principais características dessa personalidade forte, descubra como ela pode fragilizar você e se fortaleça antes, a partir da sua inteligência emocional.

Conte com suporte especializado

Nem sempre o setor de RH consegue lidar sozinho com a diversidade de um time, especialmente quando falamos sobre as empresas que têm centenas de colaboradores.

Atualmente, inclusive, essa pluralidade é bastante falada e incentivada, mas poucas são as organizações que já estão 100% preparadas para tal cenário. Por isso, é importante contar com a ajuda de uma empresa especializada em treinamentos comportamentais corporativos.

Dessa forma, é possível desenvolver o melhor de cada talento, lidar com a diversidade de perfis e de personalidades no time e, assim, melhorar a performance organizacional.

Lidar com essas pessoas de personalidade forte pode ser um grande desafio, mas especialmente dentro do ambiente corporativo, elas também podem se tornar uma excelente fonte de aprendizagem, especialmente para o setor do RH.

Afinal, assim como na vida, lidar com o morno não nos oferece o estímulo suficiente para crescermos. Do ponto de vista profissional, esses colaboradores vão fazer com que você saia da sua zona de conforto, se questione, trabalhe a sua empatia e fortaleça a sua inteligência emocional.

Ou seja, lidar com pessoas de personalidade forte é um verdadeiro treinamento de Recursos Humanos, que você vai levar na sua bagagem para sempre. Por fim, assim que descobrir como agir com esse colaborador, é capaz que ganhe um colega com uma capacidade incrível, persistente e focado.

Fique informado ao assinar a Newsletter Aspectum

Obrigado! Seus dados foram recebidos com sucesso.
Oops! Algo deu errado. Favor tentar novamente.
Junte-se a milhares de pessoas que recebem dicas sobre crescimento humano, hábitos de alta performance, habilidades de diálogo e liderança de equipes.