Cultura Organizacional

Team building: como colocar em prática?

 Team building: como colocar em prática?

Você já sabe da importância de contratar talentos para a sua empresa, contando com um time de especialistas de excelência. Porém, já pensou em como incentivar o trabalho em equipe e a comunicação entre essas pessoas para efetivamente garantir uma equipe de alta performance?

É aí que o team building entra como um grande aliado dos seus processos de RH. Esse conceito se refere a um conjunto de estratégias e atividades que podem ser usadas para que os seus colaboradores desenvolvam sinergia e sentimento de time entre si. Dessa forma, ao implementá-lo na empresa, você pode potencializar os resultados da equipe e gerar um maior alinhamento entre os colaboradores no geral.

Quer saber tudo sobre team building? Então, continue a leitura e descubra agora mesmo com o nosso guia completo!

O que é team building?

Team building, em tradução literal, significa construção de time. Esse termo se refere a um conjunto de atividades que podem ser utilizadas dentro da sua empresa para criar e fortalecer as relações entre as pessoas de um mesmo grupo.

Para entender melhor esse conceito, pense nos colaboradores que fazem parte da sua organização. Cada um deles tem determinadas atividades e tarefas que devem ser realizadas diariamente. Porém, eles dependem direta ou indiretamente do trabalho dos colegas. Quando têm uma dúvida, os colaboradores podem recorrer ao colega ao lado para ajudar. Eles também precisam trabalhar juntos para que determinado resultado saia com os níveis de excelência exigidos ou, talvez, precisem solucionar problemas complexos, o que só é possível com a colaboração de todos.

Para que isso realmente aconteça, é necessário que os colaboradores se sintam parte do grupo. Em vez de serem apenas colegas de trabalho, é preciso que eles se enxerguem como membros de um mesmo time, que tem objetivos compartilhados e precisam jogar juntos para atingi-los.

É aí que entre o team building. Essas atividades têm como objetivo central construir esse espírito de time na equipe. Geralmente elas são compostas de desafios ou atividades para que as pessoas trabalhem juntas, se conheçam e criem relações mais profundas. O team building é um exercício lúdico e pode assumir diversos formatos, dependendo das características do time e do foco da atividade.

Quais são as vantagens do team building?

O team building é uma prática que traz uma série de benefícios, tanto para a empresa quanto para os colaboradores. Quer saber quais são os principais deles? Então, continue a leitura e descubra!

Melhora a comunicação

Uma das principais vantagens que o team building pode trazer para a sua empresa é a melhoria da comunicação interna. Isso porque, quando você investe nesse tipo de atividade dentro da empresa, permite que os colaboradores se conheçam melhor e criem laços entre si.

Dessa forma, a comunicação se torna mais fluida e eficiente. Os colaboradores se sentem mais à vontade para expor suas vulnerabilidades e dúvidas e trocar ideias com os colegas. Eles passam a conversar mais, trabalhando melhor juntos e se conectando com os outros para solucionar os problemas que surgem.

Melhora o clima organizacional

O clima organizacional é um dos indicadores mais importantes do RH da sua empresa. Afinal, ele mensura a percepção coletiva que os colaboradores têm do ambiente de trabalho da sua empresa.

Quando você investe em team building, é capaz de melhorar o clima organizacional da empresa como um todo. Isso porque os seus colaboradores passam a estabelecer melhores relações, tanto com os colegas quanto com os líderes. Dessa forma, todo o ambiente da empresa se transforma, sendo que o clima fica mais amigável, tranquilo e colaborativo.

Aumenta a satisfação com a empresa

Contar com colaboradores satisfeitos na organização é essencial para o sucesso do negócio. Afinal, quanto mais satisfeitos, mais produtivos e motivados são os seus colaboradores. Além disso, a satisfação com a empresa também tem relação com o índice de rotatividade e atração de novos colaboradores, o que significa que você é capaz de manter a atrair talentos quando investe na melhoria da satisfação.

O team building pode ser um grande aliado nesse aspecto. Isso porque as atividades propostas ajudam o time a criar um espírito de equipe entre si, o que faz com que eles se sintam mais satisfeitos com a organização como um todo. Afinal, quando chegam para o trabalho, sabem que vão encontrar uma equipe tão motivada e capaz quanto eles, disposta a ajudar na solução do problema. Eles se sentem mais felizes e satisfeitos com o trabalho realizado e com o ambiente como um todo.

Estimula a criatividade e inovação

O mercado está cada vez mais competitivo e, para se destacar, é essencial que a sua empresa invista em inovação. Isso significa que você precisa contar com uma equipe criativa, capaz de encontrar soluções diferentes para os problemas que surgirem ao longo do tempo.

Pois saiba que o team building também pode ajudar nesse aspecto. Isso porque a criatividade e inovação vêm do trabalho em equipe. Afinal, quanto mais pessoas buscando soluções inovadoras, maiores são as chances de que ideias fora da caixa realmente surjam. Além disso, quando o time trabalha junto, as ideias são elaboradas e melhoradas de forma colaborativa, aumentando a qualidade do resultado final.

Com o team building, você estimula a equipe a trabalhar juntos na solução de problemas. Eles se sentem mais conectados e em sinergia, ajudando uns aos outros tanto na hora de realizar as atividades diárias quanto na hora de inovar. Com isso, você estimula a criatividade e inovação na empresa como um todo.

Como colocar essa estratégia em prática?

Agora que você já sabe o que é o team building e todos os benefícios que ele pode trazer para a sua empresa, é hora de entender como colocar essa estratégia em prática. Veja agora o passo a passo para isso!

Entenda quais são os seus focos

O objetivo do team building é construir um espírito de time na sua equipe. Porém, para que isso aconteça, é importante que você saiba quais são os principais focos de intervenção para os quais você deve direcionar as suas atividades.

Para determinar isso, faça um diagnóstico da sua equipe. Converse com os colaboradores, aplique questionários e tente entender quais são os principais problemas e dificuldades que eles enfrentam no dia a dia. Pode ser que você perceba que a comunicação interna é o que dificulta a criação de um sentimento de time na sua equipe. Ou, talvez, o problema esteja mais relacionado à postura da liderança. Pode ser, também, que os colaboradores apenas não se conheçam e, por isso, não conseguem se sentir integrados.

Identificar os principais pontos de intervenção é, portanto, essencial. Afinal, é a partir deles que você vai construir toda a sua estratégia de team building, escolhendo atividades que auxiliem a solucionar esses problemas.

Entenda quais são as atividades mais adequadas

Existem diversas atividades que podem ser utilizadas para colocar o team building em prática. Conheça agora algumas dessas atividades e se inspire:

Marshmallow Challenge

Separe a equipe em pequenos grupos e distribua 20 espaguetes e um pedaço de fita adesiva, um pedaço de corda e um marshmallow para cada um deles. Com esses elementos, peça que os grupos montem a estrutura mais alta possível, colocando o marshmallow no topo.

Essa atividade pode parecer simples, porém traz consigo uma série de elementos que ajudam no team building da sua equipe. Por ser um desafio, auxilia os colaboradores a trabalharem juntos para solucionar o problema. Ela é capaz de melhorar a comunicação e permitir que a equipe inove e gere ideias juntos. Além disso, pode revelar novas lideranças na sua empresa.

Duas verdades e uma mentira

Peça que cada um dos membros da equipe escreva três frases sobre si mesmo em um papel, sendo duas verdades e uma mentira. Todos os papéis devem ser expostos, mas ninguém pode revelar o que é verdade e o que é mentira. A partir disso, dê um tempo para que as pessoas conversem e se conheçam e, depois, todos precisam votar, tentando acertar o que é verdade e o que é mentira em relação a cada um dos colegas.

Esse exercício é uma ótima forma de melhorar a integração da equipe. Isso porque as pessoas passam a se conhecer mais, o que contribui para o estabelecimento de uma relação de confiança entre elas. Além disso, esse exercício ajuda a melhorar a comunicação da equipe, tanto para momentos informais quanto no ambiente de trabalho.

Picture Pieces

Esse exercício exige que você selecione uma imagem e corte-a em quadrados, sendo que o número de pedaços deve ser igual ao de participantes da atividade. Distribua os pedaços e peça que cada um faça uma reprodução, o mais realista possível, da imagem em um papel maior, ampliando-a. A partir disso, peça que os membros do grupo se unam para montar a figura novamente, usando o desenho feito por cada um deles.

Esse exercício também ajuda na comunicação e trabalho em equipe, permitindo que os colaboradores se unam para solucionar o problema. Porém, para além disso, ele ajuda o time a entender como o trabalho de cada um deles pode impactar o objetivo maior, mostrando a importância de cada um para a empresa.

Planeje o momento de team building

Após selecionar as atividades que mais se adequam aos seus objetivos, é hora de começar a planejar o momento de team building.

Comece selecionando a melhor hora e lugar para que isso aconteça. Você pode, por exemplo, selecionar uma sexta-feira para que, em vez de irem para o escritório, todos se encontrem em um sítio ou outro lugar aberto. Ser um local diferente da empresa pode ajudar os colaboradores a relaxarem e se sentirem mais livres para se comunicar com os colegas.

Também faça um planejamento de todas as atividades que serão realizadas. Além da programação específica do team building, vale a pena selecionar alguns momentos de relaxamento e interação livre entre os colaboradores. Dessa forma, eles podem aproveitar o momento para se conhecer e criar relações mais fortes entre si, o que facilita o sentimento de time posteriormente.

Crie métricas para mensurar os resultados

As métricas são extremamente importantes para mensurar os resultados de qualquer processo dentro da sua empresa. Quando se fala em team building, a situação não é diferente.

Dessa forma, é importante que você identifique quais são as métricas que podem indicar que o team building está gerando resultados para a sua empresa. A partir disso, crie indicadores e metas que devem ser alcançadas após as atividades realizadas e verifique se o processo realmente funcionou.

Colete feedback com os colaboradores

Os seus colaboradores são as melhores pessoas para indicar se o processo efetivamente faz sentido e foi capaz de gerar um sentimento de time na equipe. Dessa forma, coletar feedback com a equipe antes e depois do processo é essencial. Pergunte como foi o processo para cada um e qual o valor que ele agregou no ambiente da organização. Também tente entender o que ainda precisa ser melhorado para que o team building se fortifique cada vez mais.

Invista em rotinas de team building

Quando se fala em team building, pensamos em um momento específico no qual você incentivará o time a estabelecer conexões com os colegas e colaborar de forma a criar uma sinergia e um sentimento de confiança entre eles. Porém, para além dos momentos especificamente dedicados a isso, também é importante investir em rotinas que sejam capazes de desenvolver o team building no dia a dia da organização.

Isso significa que você também pode investir em outras estratégias e planos de ação dentro da empresa. Alguns deles são:

  • criar metas compartilhadas de forma a mostrar para os colaboradores quais são os objetivos da empresa;
  • identificar e solucionar os conflitos que podem surgir entre os membros da equipe;
  • melhorar o seu processo de comunicação interna;
  • criar desafios para que os colaboradores trabalhem juntos no dia a dia;
  • estabelecer relações de confiança, principalmente entre os membros do time e as lideranças;
  • comemorar os resultados coletivos da sua equipe.

Como resolver conflitos dentro de uma equipe?

Uma das coisas que pode comprometer o team building na empresa são os conflitos internos, tanto entre os colaboradores quanto entre eles e os líderes. Afinal, quando há conflitos entre as pessoas da empresa, a estratégia de mediação precisa vir antes do team building de forma a resolvê-los para que o processo de construção de time gere resultados.

Mas, como fazer isso? Continue a leitura e veja algumas dicas para resolver os conflitos e, com isso, conseguir colocar o team building em prática na sua empresa!

Entenda quais são os conflitos

O primeiro passo para resolver os conflitos na sua empresa é localizá-los. Afinal, é importante que você entenda exatamente o que está acontecendo antes de começar a tomar decisões.

Portanto, comece conversando com os colaboradores. Converse com todos, mesmo aqueles que parecem não estar envolvidos em nenhum conflito. Colete informações sobre o que está acontecendo dentro do time, quais são os problemas que eles identificam e sugestões para solucioná-los. A partir disso, você terá acesso a uma grande quantidade de dados referentes aos conflitos e problemas dentro do time.

Converse com as pessoas envolvidas

Após entender qual o conflito, converse com as pessoas envolvidas separadamente. Esse não é o momento de encontrar culpados ou julgar os colaboradores, mas sim de entender o que está acontecendo a partir da perspectiva de cada um deles.

Vale lembrar que aqui é essencial que você mantenha sigilo e privacidade das pessoas. Na hora de conversar com os colaboradores, explique que tudo que for dito ficará apenas entre vocês e que isso não irá prejudicá-lo de forma alguma. Isso é especialmente importante caso o problema seja entre o colaborador e o líder, uma vez que, nesse caso, os colaboradores costumam ter medo de falar sobre os problemas e serem prejudicados no futuro.

Faça a mediação do conflito

Não existe uma regra para a mediação que seja válida para todos os casos de conflito dentro da empresa. O essencial aqui é entender o problema e buscar a melhor forma de solucioná-lo. Porém, algumas ideias podem ajudar você a descobrir qual o melhor caminho em cada uma das situações específicas.

Você pode, por exemplo, chamar os dois colaboradores para conversar, mediando esse diálogo. Pode ser também que seja importante conversar com o líder e instruí-lo sobre algumas atitudes e hábitos que não estão adequados e podem estar prejudicando o time como um todo. Caso a situação seja muito complexa, mudar o colaborador de setor pode ser uma outra opção.

Estimule a cultura de feedback

Conflitos são inevitáveis. Porém, existem formas de tentar solucioná-los antes que eles virem um problema maior e afetem todo o time da organização. Uma das melhores maneiras de fazer isso é estimular uma cultura de feedback dentro da empresa.

Isso significa que você deve estimular todos os colaboradores e líderes a dar e receber feedback constantemente. Ensine técnicas adequadas para dar feedbacks, tanto positivos quanto negativos. Além disso, ensine os colaboradores qual a melhor forma de receber feedback, evitando que eles levem isso para o lado pessoal e desenvolvam novos conflitos dentro da organização.

O team building pode ser feito no trabalho remoto?

Diante das mudanças nos últimos anos, muitas empresas adotaram o trabalho remoto ou híbrido entre os seus colaboradores. Porém, quando se fala em construção de time e atividades que precisam ser realizadas em conjunto, surge o questionamento: é possível realizar o team building no trabalho remoto?

Sim! Apesar de ser um processo um pouco diferente quando comparado ao team building no trabalho presencial, ele pode ser realizado entre equipes remotas. É, inclusive, extremamente indicado que isso seja feito, principalmente porque a equipe pode não se conhecer presencialmente, o que dificulta a construção de relações mais profundas entre os colaboradores e com a liderança.

Para isso, é necessário que você realize ajustes nas atividades propostas. Propor desafios em grupo, mesmo que virtualmente, pode ser uma forma interessante de estimular o team building entre os colaboradores. A liderança remota também precisa ser ajustada, exigindo uma mudança de postura do líder no dia a dia. Afinal, como já foi apresentado, o team building não é um processo pontual, exigindo uma série de rotinas que auxiliem na manutenção dessa conexão ao longo do tempo.

Com isso, vale lembrar que as reuniões constantes, momentos de descontração e um bom onboarding para os novos colaboradores podem ser ótimas estratégias de team building remoto. Ter uma cultura que estimula a colaboração e estar sempre disponível para solucionar dúvidas e trabalhar junto com o time também são formas de incentivar esse elemento dentro da empresa.

Como aplicar team building no trabalho remoto?

Agora que você já sabe que é possível aplicar o team building no processo remoto e a importância desse processo, aproveite para descobrir algumas dicas e ideias para colocar isso em prática. Veja:

  • crie desafios online para que os colaboradores trabalhem juntos. Você pode, inclusive, utilizar uma plataforma de gamificação para deixar o processo mais lúdico e interativo;
  • tenha momentos de conversas informais entre o time. Criar um happy hour virtual, por videochamada, pode ser uma forma de conhecer a equipe e se aproximar dos colaboradores;
  • estimule o feedback constante e a troca de ideias entre os membros do time. Pergunte aos colaboradores se eles estão tendo alguma dificuldade com os processos e incentive os colegas a ajudar na busca por soluções;
  • faça o momento de team building online. Mande lanches para a casa dos seus colaboradores e separe um dia para essa atividade. Você pode adaptar os desafios e atividades de interação utilizando a tecnologia a seu favor.

Nesse artigo você descobriu tudo sobre o team building. Entendeu o que é esse processo e como ele funciona na prática. Também descobriu todos os benefícios que um time conectado pode trazer para a sua empresa, entendendo como colocar o team building em prática na sua organização. Por fim, descobriu que é possível implementar o team building no trabalho remoto e descobriu algumas dicas para fazer isso. Portanto, agora é a hora de colocar a mão na massa! Aproveite todo o conteúdo para começar a estruturar o team building na sua organização e aproveite para criar uma equipe de alta performance dentro da sua empresa!

Gostou do artigo? Então, compartilhe nas suas redes sociais e propague o conhecimento entre seus amigos!

Fique informado ao assinar a Newsletter Aspectum

Obrigado! Seus dados foram recebidos com sucesso.
Oops! Algo deu errado. Favor tentar novamente.
Junte-se a milhares de pessoas que recebem dicas sobre crescimento humano, hábitos de alta performance, habilidades de diálogo e liderança de equipes.